CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Twitter ganha mais usuários, mas perde receita de publicidade
Manifestações por equidade racial e pandemia colaboraram para atrair mais atenção para a rede social
O Twitter teve um segundo trimestre de altos e baixos. Assuntos como a pandemia do novo coronvírus e o movimento BlackLivesMatter fizeram com que a rede social ganhasse 20 milhões de novos usuários diários. No entanto, esse dado não foi o suficiente para garantir que a companhia faturasse mais: houve uma queda nos rendimentos com publicidade no Twitter.
A arrecadação da empresa nesse quesito caiu 19% no segundo trimestre (ou quarter, em inglês) de 2020, em comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, há de se notar que a queda foi menor do que no primeiro trimestre do ano. No Q2, os analistas de Wall Street esperavam por ganhos na casa dos US$ 700 milhões contra US$ 683 milhões realizados pela rede social.
Ou seja, para complementar as receitas da empresa, é provável que o Twitter lance algum tipo de teste com um modelo de assinaturas. A ideia já vem sendo debatida pelo CEO, Jack Dorsey, para implementação em algum momento deste ano. Essas novas fontes de renda poderiam complementar as entradas com publicidade do Twitter.
“Nós temos uma barra realmente muito alta para os aspectos do Twitter que demandariam pagamento dos nossos consumidores”, explicou Dorsey, segundo o Financial Times. O principal executivo da rede social ainda esclareceu que qualquer ideia nesse sentido ainda está em “estágio inicial”.
O mercado de anúncios ainda tem uma relação volátil com o Twiiter, que ainda precisa concorrer com Facebook e Google por uma fatia da publicidade online. Recentemente, a companhia ainda teve que lidar com uma invasão de hackers que ainda teria acessado dados de contas de usuários importantes, como Joe Biden, Elon Musk, Bill Gates e Jeff Bezos.