CIDADE
Vereador solicita e aprova projeto de pavimentação e reurbanização de ruas e canteiros das principais do Valentina
Através do Requerimento 8.731/2022, aprovado pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), e encaminhado à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), o vereador e pré-candidato a deputado federal, Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), solicitou a pavimentação das ruas localizadas às margens das avenidas principais do bairro do Valentina, na Zona Sul da cidade, bem como a reurbanização e requalificação de toda área de calçadas e canteiros laterais, transformando-os em áreas verdes, espaços de convivência e prática esportiva.
Vale salientar que esses logradouros são “a vitrine” das vias de maior fluxo e circulação de veículos e pessoas no Valentina, sendo imprescindível que estejam bem cuidadas, de modo a proporcionar maior conforto e qualidade de vida aos moradores, tendo também relevante função social, haja vista sua localização privilegiada, que poderia ser melhor aproveitada por meio da reurbanização e requalificação dos canteiros laterais, com calçadas padronizadas, bancos, gramado, e Academias da Terceira Idade (ATIs).
“Já existe na Secretaria de Planejamento, desde 2015, um robusto projeto de requalificação destas vias, inclusive pensado e construído em conjunto com nosso mandato, propondo o aproveitamento dos canteiros como espaços públicos de uso coletivo – para lazer, prática esportiva e interação social, mantendo as áreas verdes. É imperioso que a Prefeitura de João Pessoa resgate este projeto e o coloque como meta para o ano de 2022, viabilizando sua efetiva construção e levando à Zona Sul da cidade um ‘case’ de sucesso quanto a boa utilização dos logradouros públicos. Algo que, posteriormente, poderá ser estendido aos demais bairros da Capital”, destacou Marmuthe.
Como morador do Valentina há mais de 30 anos, o parlamentar afirma que também é essencial pavimentar as ruas que ficam ao lado das principais do bairro – vias dotadas de canteiros. Afinal, não é concebível que se faça uma intervenção desse porte sem criar uma infraestrutura mínima e complementar de calçamento. “Historicamente, essas ruas sofrem com o abandono do Poder Público, sendo ainda de terra, comprometidas por buracos e poeira quando faz sol, e por crateras e lama quando chove, gerando transtornos e constrangimento aos moradores, e dificuldades à mobilidade urbana”, lamentou Marmuthe.
Enfim, trata-se de um projeto que vai proporcionar melhorias diversas para a população, desenvolvendo e valorizando ainda mais a Zona Sul da capital paraibana. “Assim como os bairros ‘nobres’ da cidade, localizados principalmente nas praias mais badaladas, os bairros e comunidades periféricas também merecem ser bem cuidados, com infraestrutura adequada e espaços públicos agradáveis, para o lazer, convivência e prática esportiva. Afinal, todos os moradores pagam impostos, ano após ano, para que tenham condições dignas no local onde residem. Na Câmara Federal vamos fortalecer essa e outras lutas, trazendo novas obras e investimentos para nossa região”, concluiu Marmuthe.