Connect with us

Nacional

IBGE organiza mobilização nacional para recensear comunidades quilombolas pela primeira vez

Recenseadores que vão atuar em localidades quilombolas passaram por um dia a mais de treinamento

Resumo

  • Dia de Mobilização do Censo Quilombola, nesta quarta-feira (17), marca a apresentação da metodologia, negociada com a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), e também a mobilização da população e das lideranças quilombolas.
  • Pela primeira vez, o IBGE recenseará a população quilombola e visitará todas as localidades e comunidades do país, retratando sua realidade ao mostrar quantos são, onde e como vivem.
  • Trabalho prévio de mapeamento identificou 5.972 localidades, 3.542 setores censitários e 2.308 agrupamentos quilombolas.
  • Toda a equipe do Censo 2022 que vai atuar em localidades quilombolas passou por um dia específico de treinamento. Também obedecerão a protocolos de saúde com a utilização de máscara.
  • Reuniões prévias de abordagem com as lideranças foram realizadas para explicar o que é o Censo.
  • O Censo 2022 irá aplicar, pela primeira vez, a pergunta sobre autodeclaração e a qual comunidade o quilombola pertence.
  • Domicílios de quilombolas residentes fora das comunidades serão identificados.
  • Nos territórios oficialmente delimitados, questionários domiciliares serão majoritariamente de amostra com questões de registro civil, arranjo familiar, deficiência, educação, trabalho, situação do domicílio, saneamento, lixo e acesso à internet.
  • Guias comunitários poderão ser convocados para auxiliar na coleta.

Nesta quarta-feira (17), o IBGE realiza o Dia de Mobilização do Censo Quilombola, inaugurando oficialmente o Censo Demográfico 2022 nessas comunidades pelo país. Toda a divulgação foi acordada com a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq). A data marca a apresentação da metodologia da operação censitária nessas áreas e pretende mobilizar as lideranças a abrirem suas comunidades para que a população quilombola responda ao Censo 2022.

“O grande objetivo é sensibilizar a população a responder o Censo Quilombola, o primeiro em que o IBGE vai poder oferecer para a sociedade como um todo estatísticas oficiais sobre quantos são, onde vivem e como vivem. É importante que essa população esteja preparada e sabendo que o IBGE está trazendo essa possibilidade de retratar sua realidade pela primeira vez. Outro objetivo é mobilizar as lideranças quilombolas para que abram suas comunidades e recebam nosso recenseador. O terceiro objetivo é visibilizar para a sociedade em geral essa grande novidade e avanço do Censo 2022: a inclusão de mais um dos povos e comunidades tradicionais” destaca a coordenadora do Censo de Povos e Comunidades Tradicionais do IBGE, Marta Antunes.

Um dos desafios foi definir a pergunta para que a pessoa entenda o questionário e possa se declarar quilombola para o Censo. Marta explica que a pergunta sobre pertencimento vai abrir em áreas pré-definidas de forma controlada geograficamente, considerando que se trata do primeiro exercício de retrato dessa população.

“O grande desafio de mapear a população quilombola em áreas pré-definidas foi da cartografia censitária. Além dos territórios quilombolas oficialmente delimitados – informação que recebemos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e dos institutos estaduais de terra –, procuramos retratar também todas as comunidades quilombolas fora desses territórios e todas as localidades onde pode haver população quilombola residindo”, diz Marta.

O trabalho de mapeamento identificou 5.972 localidades quilombolas e 2.308 agrupamentos quilombolas – aqueles em que há 15 ou mais pessoas residindo em um ou mais domicílios próximos espacialmente e nos quais as pessoas estabelecem laços de parentescos ou comunitários. O Censo visitará todos os territórios, comunidades e localidades quilombolas. As comunidades, domicílios ou localidades que eventualmente não tenham sido identificadas durante o mapeamento, serão incluídas nas bases de dados pelos recenseadores para estimativas de subnotificação.

Outra etapa importante foi desenhar o treinamento dos recenseadores. Para que as pessoas se sintam confortáveis em responder ao Censo, é importante que percebam que sua identidade e forma de organização social serão respeitadas. Para isso, foi necessário preparar os recenseadores para saberem lidar com a diversidade e alteridade, na chegada a um território ou comunidade quilombola. Além do treinamento de cinco dias dos recenseadores feito em todo o território nacional, no caso dos que vão recensear áreas quilombolas, houve um dia adicional em que todas essas recomendações foram passadas. Também obedecerão a protocolos de saúde como ausência de sintomas, uso de máscaras e álcool em gel.

“Também houve um trabalho de sensibilização das lideranças quilombolas e na coleta haverá reuniões de abordagem sempre que o recenseador chegar numa comunidade. No caso de ser necessário, as lideranças podem indicar o acompanhamento de um guia comunitário, quando o recenseador não é quilombola ou a área é de grande extensão”, completa Marta.

Retrato inédito

O Censo Demográfico vai produzir um retrato inédito da realidade dos quilombolas e suas comunidades. A pesquisa mostrará como vive a população quilombola, suas diferentes formas de organização social e enorme riqueza cultural. Com o censo o governo e a sociedade civil podem agir para buscar melhorar as condições de vida dessas comunidades. E para melhorar a coleta das informações e garantir o sucesso, nas comunidades quilombolas os recenseadores do IBGE vão procurar as lideranças locais para realizar uma reunião de abordagem, se apresentarem e explicarem o que é o Censo Demográfico. Vão solicitar também o apoio das lideranças e membros da comunidade para a realização da coleta. Em seguida, os recenseadores vão visitar todas as casas para realizar as entrevistas com as famílias residentes.

É importante destacar que todas as informações são protegidas e só o IBGE tem acesso. Depois de encerrada a fase de visita às casas, o IBGE reúne todas as informações, garantindo que as pessoas que participaram do censo não sejam identificadas. As informações são apresentadas sem nenhuma identificação para a sociedade.

Marta destaca que, no caso dos territórios oficialmente delimitados, será aplicado majoritariamente o questionário da amostra (77 perguntas). Isso para que seja possível apresentar informações o mais detalhadas possível com dados de educação, trabalho, deficiência, e outras informações que só constam no questionário amostra.

“Todo o projeto de como seria o censo nessas comunidades foi alvo de consulta e participação da organização da sociedade civil que representa as comunidades quilombolas – a Conaq – e de cooperação institucional com os órgãos do governo federal que atuam na política quilombola: a Secretaria Nacional de Política de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), a Fundação Cultural Palmares, os institutos estaduais de terras, o Ministério da Educação e o Ministério da Cidadania com o Cadastro Único. Todas essas organizações apoiaram o processo de definição da metodologia censitária para a população quilombola”, esclarece a coordenadora.

Vale destacar que o Censo Demográfico, por se tratar de ato administrativo do Estado brasileiro com impacto na população quilombola, é sujeito à Convenção 169, da Organização Internacional do Trabalho, e, por isso, o IBGE observa a necessidade de consulta livre, prévia e esclarecida a essa população.

Para o Censo, o IBGE realizou consultas desde 2018 quando foi apresentada como seria a inclusão da população quilombola e os primeiros resultados dos testes sobre perguntas que funcionariam ou não para retratar a população quilombola.

Autoidenficação

Em respeito à Convenção 169 e, de forma coerente às boas práticas de produção estatística, o IBGE considera quilombola toda pessoa que se autoidentifica como quilombola assim como sobre as pessoas ausentes no domicílio no momento do recenseamento. O recenseador perguntará “Você se considera quilombola?”. Em caso afirmativo é feita uma segunda pergunta: “Qual o nome da sua comunidade?”. Por comunidade quilombola, o IBGE considera o que está definido no Decreto 4887 de 2003, que define que comunidade quilombola são grupos étnico-raciais de autoatribuição com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida.

Na segunda etapa de consulta, a partir de acordo entre o IBGE e a Conaq, foi definida a metodologia mista de levantamento das comunidades, envolvendo a abertura da pergunta de pertencimento de modo restrito a áreas pré-mapeadas e, para áreas não mapeadas previamente, o registro da localidade quilombola. Foram firmadas parcerias com todos os órgãos e com as lideranças quilombolas para se registrar toda área identificada. Nas terceira e quarta consultas, foram feitas a revisão da cartografia censitária e a definição do treinamento diferenciado.

“Considerando que havia lideranças de todo o país, identificamos a necessidade de realizar seminários estaduais para enraizar esse processo informativo e todos os acordos de consulta. Entre janeiro e março de 2022, realizamos 24 seminários nas 24 unidades da federação onde temos população quilombola, explicitando tudo o que foi definido. Nesse trabalho tivemos também a observação internacional, por meio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) para garantir que tudo cumprisse o que foi definido na Convenção 169. E houve outros formatos de consulta em todas as etapas do censo. No caso do questionário, fizemos oficinas nacionais com base no teste realizado em 2017 em cinco comunidades da Região dos Lagos como a comunidade quilombola Maria Joaquina, em Cabo Frio, no Rio de Janeiro”, acrescenta Marta.

Durante a coleta, será concretizada mais uma etapa do processo de consulta quando, na chegada à comunidade, o recenseador procura as lideranças responsáveis e faz uma reunião de abordagem para explicar como será o censo e as áreas de trabalho e pede apoio e colaboração para sensibilizar a população a responder ao censo.

“A divulgação dos resultados do Censo também será negociada na etapa pós-censo, em reuniões e oficinas nacionais para chegar aos melhores formatos que atendam à população quilombola”, conclui Marta.

O Censo Demográfico é a única pesquisa oficial de levantamento da população quilombola e, em 2022, esse levantamento será realizado pela primeira vez. A participação das comunidades quilombolas é fundamental para a qualidade da pesquisa, de modo que os resultados reflitam a realidade das comunidades. Todas as comunidades serão visitadas por recenseadores que estarão uniformizados, com colete, crachá e boné. Todas as informações prestadas são sigilosas e possuem finalidade exclusivamente estatística. 

Fonte: IBGE

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca16 minutos ago

Cabo Gilberto pega firme na briga pra salvar a “Ponte do Baralho” em Bayeux

CIDADE19 horas ago

André Coutinho assina decreto que exige a comprovação de ficha limpa e determina apresentação de certidões negativas pelos servidores comissionados e contratados da Prefeitura de Cabedelo

ESTADO19 horas ago

Governo divulga resultado preliminar da análise técnica da seleção para produtores culturais que vão atuar em birôs criativos

ESTADO19 horas ago

Governo da Paraíba anuncia investimento de R$ 61 milhões em políticas para mulheres e diversidade humana

ESTADO19 horas ago

Projeto Praia Limpa atua no Conde e em João Pessoa neste fim de semana

CIDADE20 horas ago

Praias de João Pessoa mantêm boas condições de balneabilidade nos meses de dezembro e janeiro

ECONOMIA20 horas ago

Roberta Miranda lança o EP 3 do projeto INFINITO

AGRICULTURA & PECUÁRIA20 horas ago

Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural realiza mais de mil atendimentos no Vale do Piancó

Judiciário20 horas ago

TCE-PB alerta para prazo de entrega dos balancetes de dezembro que termina em 31 de janeiro

Judiciário20 horas ago

Censura: o que é e o que diz a lei brasileira?

ENTRETENIMENTO20 horas ago

Sambista e compositor Kojak do Banjo agita o Sabadinho Bom neste final de semana

ENTRETENIMENTO20 horas ago

Usina Cultural Energisa tem homenagem a Chico Buarque e festival de rock neste fim de semana

Esporte20 horas ago

Prefeitura de Cabedelo realiza solenidade de entrega de cheques do Bolsa Atleta/2025

Saúde20 horas ago

Secretaria de Saúde promove capacitação sobre hanseníase para médicos da Atenção Primária

Judiciário20 horas ago

Concessionária deve indenizar por falta de instalação de energia na zona rural

ECONOMIA20 horas ago

Pesquisa para combustíveis do Procon-JP registra menor preço da gasolina praticado a R$ 5,890

Politíca20 horas ago

Projeto de Lei determina uso de assinaturas digitais em declarações de matrícula emitidas pelos estabelecimentos de ensino de João Pessoa

Politíca20 horas ago

Guga Pet tem pauta animal como carro chefe do mandato

ECONOMIA20 horas ago

Procon Estadual realiza pesquisa de carnes e constata diferença de R$ 20,00 no preço do quilo do acém bovino sem osso entre os estabelecimentos 

Politíca21 horas ago

Aquecimento político na Paraíba: O Jogo de poder rumo a 2026

CIDADE22 horas ago

Nepotismo na prefeitura de Boqueirão: MPPB exige exoneração de sobrinhos do prefeito

Politíca22 horas ago

Flávio Dino mantém eleição de Dinho Dowsley como presidente da Câmara de João Pessoa

Judiciário22 horas ago

MP abre inquérito para apurar denúncia de superfaturamento em peças de veículos da frota de Prefeitura na Paraíba

Esporte22 horas ago

Botafogo-PB brilha no Almeidão, vence Esporte de Patos e vai com tudo para o clássico “Botauto”!

CIDADE22 horas ago

Cícero Lucena nomeia novo secretário de Turismo e reconduz secretária executiva de Educação e superintendente da Emlur

CONCURSO E EMPREGO22 horas ago

Força Aérea Brasileira liberou o edital sem concurso apartir de 16/01 para serviço militar temporário em 2025: oportunidade imperdível para todo o Brasil!

Segurança Pública22 horas ago

Assédio na Academia Militar vai parar na Justiça: pena pelo crime pode chegar a dois anos

Segurança Pública22 horas ago

Modernização no Exército Brasileiro: investimento em tecnologia de ponta com atualizações em helicópteros e novos sistemas antiaéreos!

Segurança Pública22 horas ago

Força Aérea quer “representatividade gastronômica”: brigadeiros compram salmão, camarão e picanha, mas recuam após pressão

CIDADE23 horas ago

Prefeitura de Cabedelo inicia Mutirão Fiscal para concessão de descontos e parcelamento de débitos com o município

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Internacional2 dias ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde2 dias ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA2 dias ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO2 dias ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO3 dias ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde3 dias ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde3 dias ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO3 dias ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde1 semana ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA1 semana ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 semanas ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura3 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura4 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde4 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br