CIDADE
Semana da Cultura em Soledade vai homenagear culinária local
De 17 a 21 de setembro, o município de Soledade, no Curimataú paraibano, terá a 23ª Semana da Cultura. O evento, que acontece dias antes do 2º Festival de Queijos da cidade, é promovido pela Prefeitura e vai homenagear a culinária da cidade. A programação conta com apresentações de dança, paródias, espetáculos, exposição de produtores de cordel, concurso de voz – o “SolVoz Regional” – e shows com artistas da terra e da região.
A Semana da Cultura acontece no mês de celebração aos 137 anos de Soledade e é voltada a resgatar as celebrações tradicionais da cidade, alcançando toda a população e a classe artística da região. Além de terra do queijo, o município é também celeiro de artistas e tem histórico de produções cinematográficas com atores locais.
A realização do evento integra uma ação de fomento e resgate à identidade artística do povo. Também em setembro, Soledade vai ser palco do 1º Encontro Nordestino de Repentistas, reunindo artistas de cantorias de diversos estados do Nordeste e Norte do Brasil.
Ao todo, serão cinco noites com temas distintos. A primeira, da abertura, trará apresentação musical, de dança e de paródias. A segunda noite, da ‘diversidade cultural’, tem na programação apresentação de coreografias, de músicas e espetáculo cultural. Na noite da ‘literatura e outras artes’, que é a terceira, haverá exposições de produções de cordel e de obras literárias, além de apresentação de coral. A quarta noite será da ‘sanfona’, com show de sanfoneiros, apresentação escolar e degustação de pratos culinários preparados no concurso de Gastronomia, juntamente com o resultado da disputa. Já a última noite será reservada a final do “SolVoz Regional” que terá nas quatro primeiras noites a fase das eliminatórias.
Durante a Semana da Cultura, haverá também o lançamento do Concurso de Gastronomia, que será realizado entre as merendeiras escolares do município. Prefeito de Soledade, Geraldo Moura Ramos ressalta a importância de fortalecer a cultura local através desses eventos, trazendo identidade e autonomia à população.
“No mês de setembro celebramos a história de Soledade, que é marcada pela cultura, gastronomia, arte e tudo que vamos trazer neste dias. É uma forma de celebrar o povo e continuar investindo em nossa memória, valorizando o passado para construir um presente e futuro de valor à nossa cidade”, pontuou o gestor.
Semana da Cultura – A iniciativa surgiu em 1985 por parte o idealizador Juarez de Góis, e realizada com direção do Clube Recreativo de Soledade, com Jurandir Lourenço, José Carlos Araujo (Zezinho de seu Silva) Bosco Cordeiro e Robson Cordeiro (in memoriam). O evento esteve sob este comando por dois anos consecutivos, passando a ser promovida pela Prefeitura, que adaptou a celebração para acontecer nas escolas do município. Em 2018, o prefeito Geraldo Moura Ramos resgatou os moldes da Semana e voltou a realizá-la para toda a população na sua forma original, através da Secretaria de Educação e Cultura, na gestão da secretária Andréa Berto.
Aniversário da cidade – A programação dos 137 anos de Soledade vai até o dia 25 do mês e conta com o IIº Festival de Queijo, final do Concurso Musical Solvoz, Feira de Ciências, final do campeonato municipal de futebol, resgate das argolinhas, pedal ecológico, entre outras atividades.
Festival de Queijo – O II Festival de Queijo inicia em 23 de setembro e contará com Fampress, atrações culturais, feira de queijos, Mostra Soledade de Artesanatos, concurso do Rei e Rainha do Queijo, concurso Gula do Queijo, Festival Gastronômico com restaurantes da cidade e oficinas para ensinar refeições à base de queijo. Haverá ainda o 1º Encontro de Repentistas.