CIDADE
40,3% dos idosos estão fora do mercado de trabalho e projeto cria programa de estágio para pessoas com mais de 60 anos
João Pessoa tem um total de 74.507 idosos, o que corresponde a 10,3% da população. Pensando nesse público, a vereadora Helena Holanda (PP) está elaborando um projeto que cria o programa “Estágio Sênior”, que disponibiliza para estudantes com idade a partir de 60 anos a chance de volta ao mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, contribuir com a sua experiência de vida nos setores da gestão municipal. Segundo o IBGE, 40,3% desse público encontra-se fora do mercado de trabalho.
Através da iniciativa, apresentada por Helena nesta quinta-feira (1º) – Dia Internacional do Idoso, o poder público deve reservar vagas para essa parcela da população nas secretarias e orgão da administração direta e indireta. O projeto ainda prevê incentivos para empresas que contratarem estagiários com 60 anos ou mais.
“O intuito não é substituir estagiários, mas sim, permitir que diferentes gerações agreguem um novo conjunto de competências à Prefeitura de João Pessoa, gerando troca de experiências e aprendizado que transitará em uma via de mão dupla, em que os jovens estarão aprendendo com as pessoas mais experientes e os idosos fazendo novas descobertas com a geração do século XXI, que é extremamente conectada”, destacou Helena Holanda.
Helena Holanda destacou que o programa visa também mudar a realidade acerca do número de idosos desempregados. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua mostram que o desemprego entre esse público aumentou nos últimos anos, passando de 18,5% em 2013 para 40,3% em 2018. Além disso, nos atuais dados do IBGE, 41% do total de ocupados estão na informalidade. A falta de ocupação é uma das causas da depressão entre os idosos, doença que atinge 9,2% deles no país, segundo o IBGE.
“Precisamos mostrar que a pessoa idosa tem o seu valor e precisa ocupar um espaço na sociedade contribuindo para o desenvolvimento da cidade e formação da nova geração. Contribuição essa, que vem em forma de trabalho, de conhecimento e proporcionando ao idoso mais saúde e bem-estar”, enfatiza a parlamentar.