CIDADE
Grupo nacional de estudo de queijo participará de Festival em Soledade
O Projeto Estruturação das cadeias produtivas artesanais do queijo caprino e do queijo coalho nos territórios do Cariri e Vale de Jaguaribe estará presente na IIª Edição do Festival de Queijo, que acontece neste mês de setembro no município de Soledade.
Soledade possui destaque em todo o estado pela gastronomia à base de leite, que gera os mais variados queijos e tornou a cidade ponto de parada para quem viaja pelo interior da Paraíba. Localizado às margens de uma rodovia federal, o município abriga restaurantes que desenvolvem a culinária local, além dos comerciantes e produtores que vendem os itens à base de leite. O 2º Festival Gastronômico de Queijo, busca promover a gastronomia local e conta com Atrações Culturais, Feira de Queijos, Mostra Soledade de Artesanatos, Concurso do Rei e Rainha do Queijo, Concurso Gula do Queijo, Festival Gastronômico com restaurantes da cidade e oficinas para ensinar refeições à base de queijo.
No Festival de Queijo, os pesquisadores integrantes do Roteiro do Queijo irão expor as ações das atividades já realizadas na Paraíba e no Ceará. O projeto tem como objetivo a valorização, principalmente, com relação ao resgate da vocação da fabricação de queijos artesanais de cabra na região do Cariri paraibano, queijo Coalho do Vale do Jaguaribe cearense e do mapeamento da produção de cachaça na região do Brejo paraibano, de forma a contribuir para a geração de renda e inclusão produtiva de pequenos e médios agricultores e agricultores familiares.
“Essa é uma grande oportunidade para nossos produtores, agricultores familiares e toda a cadeia produtiva. Sabemos do potencial de Soledade e receber esse projeto em nossa cidade é um grande passo para continuar investindo e fortalecendo esse trabalho, que tem grande potencial de movimentar a economia, gerar emprego e renda para a população”, pontuou o prefeito Geraldo Moura Ramos.
Roteiro do Queijo – O projeto apresenta várias metas em seu plano de trabalho, entre elas a prospecção e mapeamento da produção; realização de pesquisa de saberes e fazeres tradicionais da produção; adequação dos processos de produção; determinação da qualidade dos produtos através de análises laboratoriais; ações estruturantes dos produtos para certificação do selo arte; elaboração de estratégias de ação; valorização do potencial regional por meio da gastronomia e estruturação de cadeia curta de comercialização nos roteiros.
Financiado pelo Ministério da Agricultura, Economia e Abastecimento (MAPA) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o Roteiro tem como realizadores o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Incubadora de Agronegócios das Cooperativas, Organizações Comunitárias, Associações e Assentamentos Rurais do Semiárido da Paraíba (IACOC), Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (PEASA), a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).