ENTRETENIMENTO
Projeto Cine Enem exibe o filme ‘Era uma vez na cidade atômica’ e debate sobre ciências da natureza
A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e a Feira Literária de Campina Grande (Flic) realizam, na próxima terça-feira (20), mais uma edição da temporada 2022 do ‘Cine Enem’. Às 14h, será exibido o curta paraibano ‘Era uma vez na cidade atômica, dirigido por Riccardo Migliore. Em seguida, haverá debate com o professor Stanley (Ciências da Natureza).
A atividade é gratuita e acontece no Cine Teatro São José, em Campina Grande, tendo como público-alvo estudantes do ensino médio. Ao final de cada sessão, professores fazem uma contextualização da obra exibida com matérias do ensino médio, trazendo assuntos da atualidade. Depois de dois anos no formato digital, o projeto volta a receber o público com encontros presenciais, oferecendo aulas diferenciadas de preparação para o Enem 2022.
Os encontros ocorrem quinzenalmente, sempre às terças-feiras. Temas mais frequentes nas provas do Enem são revisados, a partir da leitura de filmes exibidos pouco antes da aula. Os comentários são feitos por uma equipe de professores com experiência em preparação para o Enem, que este ano acontece em novembro.
Para a temporada 2022, a organização do projeto fechou parceria com a 3ª Regional de Ensino, garantindo a ida de alunos de diferentes escolas da rede pública do Estado, sendo também de livre acesso ao público em geral.
Professor convidado – Stanley Raposo é formado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), possui mestrado em Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, pela Universidade de São Paulo (USP). Desenvolve pesquisas relacionadas ao Ensino de Ciências e desenhos animados e Alfabetização Científica. É professor na rede privada de Campina Grande, atuando no Ensino Fundamental Anos Finais.
Sobre o filme – Em Pocinhos (PB), há aproximadamente meio século, norte-americanos começaram a aparecer com frequência, conduzindo pesquisas científicas no anonimato. A pequena cidade do semiárido paraibano, hoje, tem um índice elevado de casos de câncer. Pesquisadores brasileiros, nas décadas de 70 e 80 do século passado, realizaram pesquisas in loco, confirmando a presença de urânio no subsolo do município.
Neste documentário, os moradores falam sobre a situação, sendo que alguns deles testemunharam o processo de extração de urânio e a medição do mesmo com aparelhos científicos. Eles expressam as respectivas opiniões, ou protestam contra o silêncio que, ainda hoje, nega para a população local qualquer informação capaz de elucidar os fatos e, acima de tudo, a eventual relação entre urânio e incidência de câncer.
Serviço:
CINE Enem 2022
Horário: 14h
Local: Cineteatro São José, Campina Grande
Programação
Setembro
data: 20/09
filme: Era uma vez na cidade atômica
Diretor: Riccardo Migliore
professor convidado: Stanley (Ciências da Natureza)
Outubro
4/10 e 18/10
Novembro
1/11 e 8/11