ENTRETENIMENTO
Funesc realiza workshop e apresentações de dança em Cajazeiras com artistas do Coletivo Tanz
A Fundação Espaço Cultural da Paraíba realiza, neste domingo (25), um workshop de dança ministrado pelos dançarinos do Coletivo Tanz. A atividade ocorre no Teatro Íracles Pires (ICA), em Cajazeiras, a partir das 15h. A ação formativa será dividida em duas partes: ‘Corpo da Rua’, com Erik Breno e ‘Corpo Fumaça’, com Edigar Palmeira. Cada parte do workshop terá duração de 90 minutos.
Após o workshop, a partir das 19h, serão apresentados os solos “Corpo Emprestado”, de Erik Breno e “Fervo”, de Edigar Palmeira.
A ação formativa é dirigida a dançarinos, atores e demais interessados na pesquisa do corpo expressivo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na secretaria do Teatro ICA das 9h às 12h e das 16h às 18h. A atividade terá limite de 25 vagas.
Sinopse do Workshop
Em Corpo da Rua, o exercício consiste na vivência de princípios básicos de técnicas contemporâneas de dança, utilizados como referência no cotidiano e no comportamento do dia a dia. Esses fundamentos de técnicas básicas e criativas de movimento irão dialogar com a linguagem de corpos midiáticos que, por vezes, estão imersos em uma conexão entre ambientes reais e virtuais.
Corpo Fumaça trabalha com a preparação do corpo, criação de estados físico-emocionais e a produção de personagens-figuras inspirados pela imagética da cultura popular, mas baseada nas memórias pessoais de cada aluno/intérprete. Esse corpo ativo, múltiplo e plástico que
surge é suporte para as criações do Coletivo há 16 anos e é uma espécie de “corpo de código aberto”, o qual se relaciona e recebe informações de toda e qualquer temática.
Durante a oficina a memória enquanto suporte emocional/imagético é um dos elementos base do Corpo fumaça, criando formas, ressignificando essas mesmas formas e posteriormente desdobrando-se em si como uma nuvem de fumaça, que ocupa o espaço, mas ao mesmo tempo “não permanece” em lugar nenhum.
Sobre o Coletivo Tanz
O Coletivo Tanz criado em 2006 por Edigar Palmeira e Erik Breno tem se dedicado à criação interartes, produzindo espetáculos teatrais, de dança e performances, concebendo uma linguagem cênica híbrida na esteira do teatro-dança, teatro físico e teatro de forma animadas.
Tenta caminhos e formas de construção de uma linguagem própria, buscando de alguma forma uma dramaturgia corporal mais elaborada, a partir das referências necessitadas para cada tempo que for preciso em um processo de construção de uma obra cênica.
Edigar Palmeira é bailarino e pesquisador há mais de 20 anos e durante sua vivência nas danças populares, no teatro e na dança contemporânea, o artista reuniu um rico repertório de técnicas corporais e metodologias diversas criando assim um método próprio que se baseia no desdobramento do próprio corpo utilizando em conjunto, as articulações das memórias pessoais e as técnicas oriundas do folguedo do cavalo marinho, do caboclinho e do frevo.
Erik Breno começou no ano de 1999 um curso não-formal de iniciação teatral. Posteriormente, buscou outras formações em oficinas até ingressar na graduação em Arte e Mídia na UFCG, onde concluiu no ano de 2005. Nesse período, criou performances solo e duos em Dança e Teatro. Fez a especialização em Representação Teatral, em 2009, na UFPB. Na mesma época, participou de espetáculos de Teatro e de Dança e depois criou, junto com Edigar Palmeira, o Coletivo Tanz. Ganhou prêmios de melhor espetáculo de dança com o Experimento Raiz. Participou do Fenart em 2010.
Serviço:
Workshop com o Coletivo Tanz
Data e horário: 25 de setembro – Das 15h às 18h
Local: Teatro Íracles Pires (ICA) – Cajazeirs
Público: Dançarinos, atores e demais interessados na pesquisa do corpo expressivo.
Limite de Vagas: 25
Inscrições Gratuitas: Secretaria do Teatro ICA – das 9h às 12h e das 16h às 18h.
Apresentações:
Teatro ICA – 19h
“Corpo Emprestado”, com Erik Breno
Duração: 30 min
Classificação: Livre
“Fervo”, com Edigar Palmeira
Duração: 30 min
Classificação: Livre