Politíca
Tovar assina Carta da Conjuve e se compromete a trabalhar em defesa da juventude
A população brasileira é composta atualmente por 47,2 milhões de jovens entre 15 a 29 anos, o que representa quase um quarto da população total. Segundo levantamento do IPEA realizado em 2020, 54% destes jovens estão desocupados e 25% se enquadram no chamado grupo semsem: sem acesso a estudo e trabalho. Observando essa realidade o Conselho Nacional da Juventude elaborou uma carta compromisso para os candidatos a cargos públicos nas eleições desse ano. A carta foi assinada pelo deputado estadual e candidato a reeleição Tovar Correia lima (PSDB).
“Esse é um tema importante e que está na nossa pauta de atuação política. Nos comprometemos a apresentar na Assembleia Legislativa da Paraíba projetos para a execução de ao menos uma proposta contida nesta carta, ou a contribuir para a viabilização de programas e iniciativas já implementadas por organizações atuantes no tema para a promoção da inclusão de jovens no mercado de trabalho”, destacou Tovar.
A carta foi elaborada pelas organizações Youth Voices Brasil, Conjuve e pelo Instituto da Oportunidade Social (IOS) no intuito de alertar sobre os desafios da empregabilidade jovem no Brasil, bem como sugerir abordagens de combate a desigualdade na temática. As organizações envolvidas não possuem vínculo político com nenhum dos candidatos assinantes da carta.
Entre os desafios da empregabilidade da juventude no Brasil estão: a transição escola-emprego; a inclusão produtiva pela via do empreendedorismo; a formação para o desenvolvimento de habilidades técnicas; a formação para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais; além da Baixa exploração de dados e trabalho com evidências.
Apoio – A Youth Voices Brasil é uma iniciativa independente criada em 2018 e apoiada pelo Banco Mundial e pela Y2 Community, formada por jovens voluntários que atuam em prol da inclusão produtiva das juventudes brasileiras.
Conjuve – É a plataforma oficial de representação juvenil do Brasil. Ele foi criado como órgão autônomo em 2005 pela Lei 11.129, e reúne algumas das principais organizações da sociedade civil e lideranças juvenis do país, além de representantes do Poder Público. O Instituto da Oportunidade Social (IOS) é uma Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS, que desde 1998 atua promovendo a formação profissional gratuita e a empregabilidade de jovens e Pessoas com Deficiência.