CIÊNCIA & TECNOLOGIA
6 aplicativos para te ajudar na hora da eleição
As eleições de 2022 estão chegando! No próximo domingo, 02 de outubro, os brasileiros irão às urnas para exercer um dos deveres cívicos mais importantes. Os eleitores terão que votar para os seguintes cargos: Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual.
Nos próximos parágrafos você irá conferir uma lista de aplicativos que vão te ajudar nestas eleições. Desde aqueles que mostram a zona e a sessão eleitoral que você deve comparecer, até aqueles que te ajudam a acompanhar e a cobrar os políticos nos quais você votou.
e-Título
O primeiro aplicativo que vamos trazer aqui é o e-Título. Desenvolvido pela própria Justiça Eleitoral, o e-Título nada mais é do que a versão digital do seu título de eleitor. Lembrando que a apresentação do título de eleitor não é mais obrigatória nas sessões eleitorais. Basta apresentar um documento com foto.
No entanto, através do aplicativo e-Título você pode conferir todos os dados do seu título de eleitor. Além disso, é possível conferir o seu status junto à Justiça Eleitoral. Ou seja, caso você tenha alguma pendência, é possível conferir no aplicativo. Por fim, e mais importante, o e-Título mostra exatamente onde é a sua zona e seção eleitoral. Dessa forma você já se dirige ao local exato e não perde tempo.
Se você ainda não emitiu o seu título de eleitor digital, é bom correr. O prazo para emissão do e-Título se encerra no próximo sábado (01). Ou seja, um dia antes da eleição. O cadastro no aplicativo é gratuito e pode ser feito rapidamente. O aplicativo e-Título está disponível gratuitamente para Android e iOS.
Resultados
Depois de registrar o seu voto, é só acompanhar a apuração dos resultados. E para isso nada melhor do que o aplicativo Resultados, também desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Assim que você baixar o aplicativo ele pedirá autorização para saber a sua localização. Uma vez concedida, o app já mostrará os resultados parciais para a sua região. Mas basta tocar no botão “Demais cargos” para ver todos os candidatos e a porcentagem de votos que cada um recebeu.
O aplicativo também possui uma aba chamada “Totalização”. Lá o eleitor pode conferir o percentual de urnas apuradas, o total de seções, gráficos com os números de comparecimentos e abstenções, bem como a quantidade de votos válidos, nulos e brancos.
Por fim, há também a aba “Favoritos”, onde você pode ver como anda a porcentagem de votos para os candidatos que você resolveu apostar. O aplicativo Resultados também está disponível gratuitamente para Android e iOS.
Boletim na mão
O aplicativo Boletim na mão é uma outra maneira de acompanhar os resultados das eleições. Ele também foi desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral, mas tem um funcionamento diferente do aplicativo “Resultados”, que falamos no tópico anterior.
O app “Boletim na mão” permite que qualquer cidadão tenha uma cópia digital dos resultados da seção eleitoral. Sempre que as votações são encerradas, a urna eletrônica imprime o Boletim de Urna. Esse documento exibe a quantidade de votos que cada candidato daquela seção recebeu.
Para isso, basta fazer a leitura do QRCode que fica no final do boletim. Qualquer cidadão pode fazer isso. Ao escanear o código, o relatório fica salvo na memória do celular. Esta é, inclusive, uma forma de apurar o resultado da eleição e garantir que não houve fraude. O aplicativo “Boletim na mão” também está disponível gratuitamente para Android e iOS.
Pardal
O aplicativo Pardal também é uma ótima ferramenta para que os cidadãos fiscalizem o bom andamento das eleições. Esse aplicativo deve ser usado mais durante o período de campanha eleitoral. O seu objetivo é permitir que os eleitores façam denúncias de propaganda eleitoral irregular em qualquer parte do país.
Através do aplicativo Pardal o eleitor pode denunciar práticas proibidas, como compra de votos, uso irregular da máquina pública, crimes eleitorais e propagandas irregulares. O aplicativo conta também com uma seção chamada “Orientações”. Por lá você pode tirar suas dúvidas sobre o que é permitido ou não nas campanhas eleitorais.
Porém, para que a denúncia seja aceita, é necessário ter provas. Para tanto, o usuário pode enviar, através do aplicativo Pardal, fotos, vídeos e áudios que comprovem a irregularidade. E o sistema realmente funciona. Só neste mês de setembro, foram feitas mais de 16 mil denúncias. Elas se transformaram em 4.705 processos que estão agora em tramitação na Justiça Eleitoral. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente para Android e iOS.
BrasiliApp
O dever do cidadão não acaba quando ele aperta o botão Confirmar na urna eletrônica. Na verdade, para fazer uma escolha consciente, é preciso acompanhar outros quesitos dos candidatos. E algo que pode nos dar bom indício de que ele está fazendo um bom trabalho ou não é analisando os seus gastos mensais.
É aí que entra o aplicativo BrasiliApp. Gratuito e disponível para Android e iOS, o aplicativo tem por objetivos exibir todos os gastos mensais de deputados federais. Isso inclui fornecedores e notas fiscais enviadas.
No BrasiliApp você pode ver como cada deputado federal gasta o orçamento da sua cota parlamentar. O aplicativo exibe os gastos detalhados. Você pode ver também quem eles estão contratando e pagando, bem como a participação do deputado em sessões da câmara. O aplicativo exibe a quantidade de sessões às quais ele compareceu. O BrasiliApp não exige nem que você se cadastre no aplicativo para ter acesso às informações.
Poder do Voto
Por fim, mas não menos importante, o aplicativo Poder do Voto permite que você tenha uma participação mais ativa na política, mesmo sem ser eleito a algum cargo. O aplicativo te possibilita acompanhar diretamente as atividades dos deputados e senadores que você votou.
Você pode ver quais projetos eles estão apoiando, quais projetos de leis estão sendo discutidos no Congresso Nacional, pode dizer se é contra ou a favor de determinados projetos e também mandar mensagens diretamente para os políticos. Em outras palavras, exercer a sua cidadania de forma plena.
Interessante notar que o aplicativo Poder do Voto é desenvolvido por uma organização sem fins lucrativos, apartidária e que não tem vínculo com qualquer autoridade governamental. As informações exibidas no aplicativo são obtidas através de APIs de dados abertos. O download do aplicativo é gratuito e ele também está disponível para Android e iOS.