CIDADE
Projeto de Fabíola Rezende prevê implantar uma campanha permanente de prevenção às doenças ocupacionais
Uma campanha permanente de prevenção às doenças ocupacionais voltadas aos profissionais que atuam na rede municipal de João Pessoa. É o que o projeto de lei ordinária de número 1.229 apresentado nesta terça-feira, dia 25, pela vereadora Fabíola Rezende (PSB) na Câmara Municipal de João Pessoa. O texto tem como objetivo levar aos servidores informações sobre os problemas de saúde no ambiente de trabalho e, em caso de diagnóstico de doenças ocupacionais, encaminhar os trabalhadores para o tratamento adequado.
Fabíola Rezende afirmou que os profissionais devem ter acesso a informações que esclareçam sobre as doenças ocupacionais, as causas, os sintomas, como evitá-las e, quando diagnosticadas, como tratá-las. “Muitas vezes o trabalhador até sente os sintomas, as dores, mas não sabe que se trata de algum problema provocado no ambiente do trabalho. Falta informação, que pode prevenir e minimizar os efeitos destes problemas de saúde que atinge a cada ano milhares de pessoas”, comentou.
A vereadora Fabíola Rezende frisou que “o projeto se justifica por garantir o bem-estar dos profissionais da rede municipal de João Pessoa e contribuir para a sua maior produtividade, motivação e satisfação no trabalho”. Ela acrescentou que a prevenção é uma arma importante para assegurar um ambiente de trabalho saudável.
Fabíola Rezende lembrou que “as doenças ocupacionais são decorrentes da exposição aos riscos e da atividade desenvolvida profissionalmente. Tais moléstias provocam estresses, diminuem a qualidade de vida dos trabalhadores e podem causar afastamentos temporários, repetitivos e até definitivos, onerando os cofres públicos e comprometendo a qualidade dos trabalhos desenvolvidos nas unidades que compõem a rede municipal de João Pessoa”. A cada ano, no Brasil, milhões de trabalhadores relatam queixas de sintomas relacionados às doenças ocupacionais. Na Paraíba, segundo o Observatório Digital e Saúde e Segurança no Trabalho foram registrados mais de 17 mil acidentes de trabalho.