CIÊNCIA & TECNOLOGIA
O ciborgue da Califórnia: engenheiro substitui olho por prótese com LED
Brian Stanley é um engenheiro americano, de 33 anos, que reside na Califórnia e diagnosticado, ainda na infância, com um raro câncer de olho chamado retinoblastoma. A enfermidade resultou na retirada do globo ocular esquerdo. A cavidade agora abriga variadas próteses oculares, produzidas pelo proprio Stanley.
O engenheiro demonstra em sua conta no Tik Tok suas mais variadas próteses, com LEDs chamativos e estilo cyberpunk. Stanley chegou a ir num show da banda alemã Rammstein com uma de suas próteses com LED verde o logo da banda estampado.
Ele tem até uma “Pokéball Eye”, uma prótese com LED vermelho e que tem a forma da saudosa pokebola, item eternizado no desenho Pokémon. Stanley diz que a prótese é perfeita para ler no escuro e elas são equipadas com uma bateria que proporciona uma autonomia de quase 20 horas de uso.
Além de projetar e construir protótipos, Brian também é programador CNC , onde o operador consegue transformar materiais em objetos reais. Brian fabrica e projeta objetos para a indústria aeroespacial e médicos.
Em relação as suas próteses oculares, Stanley fabrica seus olhos biônicos apenas para uso pessoal, mas ele tem a pretensão de usar suas habilidades e conhecimento para fornecer o produto para pessoas em situações semelhantes. No entanto, ele admite que ainda precisa de mais pesquisas nesse campo.