CIDADE
Dois novos projetos de Fabíola Rezende promovem a educação e o bem-estar das crianças
Dois novos projetos de lei ordinária apresentados pela vereadora Fabíola Rezende (PSB) que promovem a educação e o bem-estar das crianças estão em tramitação na Câmara de Vereadores de João Pessoa. O primeiro cria o Prêmio Jovens Escritores nas Escolas Públicas do Município e o segundo institui o mês de prevenção, conscientização e combate à automutilação entre crianças e adolescentes.
Fabíola Rezende ressaltou a importância das duas propostas. “É preciso pensar sempre no desenvolvimento e no bem-estar das crianças e dos adolescentes, que são o futuro da sociedade. E a ideia é com o Prêmio Jovens Escritores estimular a leitura e o domínio da Língua Portuguesa e também incentivar o surgimento de novos talentos literários”, frisou a vereadora. Por outro lado, ela acrescenta que já ao instituir “o mês de prevenção, conscientização e combate à automutilação se busca cuidar da saúde mental dos nossos jovens e chamar atenção para um problema de saúde que requer atenção, acolhimento, combate ao preconceito”. O projeto que visa implantar o Prêmio Jovens Escritores prevê que os estudantes da Rede de Ensino Municipal de João Pessoa sejam premiados pela Secretaria Municipal de Educação. O texto prevê que haja um incentivo a produção de trabalhos que priorizem a cultura de paz. “Temas que incentivem a violência, promoção o ódio ou qualquer tipo de preconceito são vedados de participar do prêmio. A ideia é estimular a construção de uma sociedade justa e de paz”, conta Fabíola Rezende.
Já no caso da proposta do mês de prevenção, conscientização e combate à automutilação, que seria a vereadora Fabíola Rezende explica que a intenção é trazer mais luz ao tema e buscar entender e acolher os jovens e alertar toda a sociedade sobre este problema. “Cuidar da saúde mental das crianças e adolescentes é fundamental para termos, no futuro, uma sociedade sadia. A automutilação traz enormes riscos e as pessoas devem saber do que se trata, as origens, suas causas e que para preveni-la as crianças e adolescentes devem ser acolhidas, abraçadas, compreendidas e não julgadas, tratadas com preconceito, o que só faz piorar o problema”, ressalta.
Com a aprovação e sanção do projeto, outubro passaria a ser o Mês da Prevenção, Conscientização e Prevenção da Automutilação em João Pessoa. Fabíola Rezende frisa que durante o período serão desenvolvidas atividades interdisciplinares, serão firmadas parcerias com órgãos responsáveis pela proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes em vários níveis governamentais e da sociedade civil, envolvendo nas ações pais, educadores e profissionais que atuam no bem-estar da saúde mental.
Fabíola Rezende completa que os dois projetos buscam contribuir com mais educação e saúde para as crianças e adolescentes. “Cuidar das novas gerações é investir no futuro e ter a certeza que formaremos cidadãos que construirão uma sociedade cada vez mais equilibrada, pautada no respeito e na paz”, completou.