Connect with us

Educação & Cultura

Grupo do Brasil na Copa: como aproveitar os países em propostas de Geografia e História

Educadores sugerem abordagens com foco nos países que integram o grupo do Brasil no campeonato e falam sobre a potência do mundial para engajar os estudantes

O grupo do Brasil na Copa do Mundo de 2022 é uma grande oportunidade para professores de Geografia, de História e de outros componentes curriculares marcarem um golaço na abordagem de temas diversos e no desenvolvimento de competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A paixão dos brasileiros por futebol e a mobilização que o evento provoca podem favorecer o engajamento e, consequentemente, a aprendizagem dos estudantes.

Em consonância com um dos objetivos da Base nos Anos Finais do Ensino Fundamental em Geografia, que é estimular novas formas de ler o mundo por meio do pensamento espacial e do raciocínio geográfico, o educador pode traçar paralelos e fazer correlações. “A Copa é um dos maiores eventos de entretenimento do mundo, que influencia as culturas do planeta e permite estabelecer relações sociopolíticas, econômicas e culturais”, afirma André Ramos de Magalhães Barbalho, professor de Geografia dos Anos Finais do Ensino Fundamental na EE Profª Maria Petronila Limeira dos Milagres Monteiro, em São Paulo (SP).

Já em História, a ideia é permitir aos alunos relacionarem o passado com o presente e ter uma visão crítica de fatos históricos. “Sou a favor de usar qualquer assunto do presente para as aulas. E esse presente pode ser um evento de agora, como a Copa do Mundo”, exemplifica João Carlos De Melo Silva, professor de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental na EM Dom Joaquim de Almeida e na EM Luís de França, ambas em São Gonçalo do Amarante (RN).

“A BNCC é bem ampla e espera que o aluno tenha habilidades para compreender conceitos como nação, estado, território, linguagem, cultura e modernidade. Quando falamos de futebol, em especial de Copa do Mundo, tudo isso emerge”, complementa o docente.

Por que levar o futebol para a sala de aula

A Copa do Mundo pode ser uma porta de entrada interessante e criativa para pensar as questões do mundo contemporâneo. Diana Mendes Machado da Silva, mestre em História e autora de materiais didáticos nas áreas de direitos humanos, cidadania e diversidade, lembra que o futebol ocupa, desde sua chegada ao Brasil, no final do século 19, uma posição especial do ponto de vista cultural e geopolítico. “Temos que imaginar que o Brasil é um país enorme e que, por essa razão, temos uma série de ‘micropaíses’ e grupos culturais. Foi preciso usar algumas linguagens para a ideia de identidade nacional existir, e o futebol faz parte disso. O esporte foi um dos elementos que ajudou o Brasil a alinhar uma ideia de nação.”

Vale perceber, de acordo com a autora, que grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, constituem momentos em que os países e povos podem reafirmar seus discursos identitários e o sentimento de nacionalidade. “São eventos interculturais privilegiados para que se possa reafirmar também o respeito entre nações e culturas”, destaca.

“O futebol é uma expressão da modernidade humana, ele expressa território, sentimento de identidade, nação”, acrescenta João Carlos. Diante da magnitude do evento esportivo, vai ser difícil para o professor competir com o assunto. Isso reforça a perspectiva de enxergar a ocasião não como distração, mas sim como uma oportunidade para abordar temas diversos em Geografia, História e outras disciplinas.

Oportunidades de aprendizagem com o grupo do Brasil na Copa do Mundo

A seleção brasileira masculina de futebol está no Grupo G da Copa do Catar, ao lado das equipes de Camarões, Sérvia e Suíça. Todos os países podem ser tratados em sala de aula, até porque existe uma falta de informações sobre essas localidades nas mídias brasileiras.

“O Brasil caiu em um grupo de países dos quais não temos muitas notícias, mas isso oportuniza conhecer e entender mais sobre eles”, acredita Diana. “A curiosidade e o estranhamento são elementos mobilizadores para a construção de saberes e conhecimentos.”

Uma sugestão de atividade é a criação de miniprojetos ou sequências didáticas voltadas ao estudo dessas nações nos séculos 19 e 20. “Quando você se debruça sobre as histórias desses países, você está pensando sobre a geopolítica mundial nos últimos dois séculos”, diz.

A especialista entende que abordar as trocas culturais entre os países e realizar comparativos é uma das possibilidades de utilizar as seleções do grupo do Brasil no mundial para construir respostas a perguntas como:

  • Quais as semelhanças e diferenças entre o Brasil e as demais nações?
  • Qual é a história da formação de cada país?
  • Qual o peso dessas nações em seus continentes e no mundo?
  • Qual é o impacto do futebol na identidade nacional dos países?

Renata Del Monaco, professora de geografia e formadora de docentes, lembra que é possível usar o álbum de figurinhas da Copa como instrumento de ensino. “Podemos observar os jogadores, suas características físicas, brasões nas camisas e detalhes e, a partir disso, realizar pesquisas sobre os países.”

Detalhes dos jogadores presentes nas figurinhas do álbum da Copa do Mundo permitem falar sobre os países. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Outra possibilidade, segundo a formadora, é realizar trabalhos em grupo, em que cada um pesquisa sobre um país. O objetivo é apresentar que tipo de notícias dessas nações chega aqui, o que a imprensa fala de cada lugar e as relações desses países com o Brasil.

No mapa-múndi abaixo, você pode visualizar os países e também os confrontos entre suas seleções no mundial de futebol.

Confira também, no infográfico, dados sobre cada nação e possibilidades de assuntos para abordar durante as aulas.

ACESSE O INFOGRÁFICO

A seguir, NOVA ESCOLA elencou as oportunidades que cada país do grupo G da Copa do Mundo, além do país-sede, o Catar, traz para o ensino e a aprendizagem de temas da Geografia e da História, na opinião dos entrevistados.

Brasil

Segundo Diana, uma sugestão de atividade seria pesquisar como o futebol chegou ao país. A autora lembra que a modalidade já estava se espalhando pelo Brasil e pelo mundo ao final do século 19, graças a marinheiros e operários do Reino Unido que disseminaram o “esporte bretão”.

Essa informação difere, por exemplo, da narrativa que indica o brasileiro de origem britânica Charles Miller (1874-1953) como o responsável por trazer o futebol ao país. “Isso permite explicar a geopolítica não apenas pelas relações políticas, mas também esportivas”, comenta a especialista.

João Carlos ressalta as inúmeras comparações que podem ser feitas entre o Brasil e os demais países do grupo com o objetivo de estimular o debate e o aprendizado. “É possível comparar âmbitos culturais, socioeconômicos, esportivos, índices de desenvolvimento etc. Dá para comparar também como é o país esportivamente e mostrar outras modalidades em que as nações se destacam.”

Camarões

Desde o século 5 d.C., o território foi ocupado por reinos e estados importantes, como o estado de Bamum. Posteriormente, já no início do século 20, o país foi dividido entre a Grã-Bretanha e a França, sendo que a independência ocorreu apenas em meados de 1960. Em 1972, uma nova constituição entrou em vigor e deu origem à República Unida dos Camarões, que conta com o mesmo presidente, Paul Biya, desde 1982.

De acordo com o professor João Carlos, Camarões é um país que sempre se sobressaiu no futebol. A nação conquistou a medalha de ouro da modalidade nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000, e o camaronês Samuel Eto’o venceu três vezes a Liga dos Campeões da Europa, principal torneio do continente (o atacante brasileiro Neymar, por exemplo, venceu a competição uma única vez).

Para o docente, a presença camaronesa é importante para discutir em sala de aula os estereótipos relacionados aos jogadores africanos. “É comum, nas transmissões das partidas, ouvir que jogadores africanos são muito rápidos e têm força física. Por outro lado, tem o jogador europeu, considerado inteligente, calmo e calculista. Esses são estereótipos racistas veiculados em época de Copa”, afirma o docente. Segundo ele, isso pode ser uma oportunidade para os professores discutirem temas como racismo e preconceito.

O professor André Barbalho acredita que Camarões também traz a possibilidade de apresentar a partilha da África aos alunos. “Posso mostrar o mapa africano, indicar algumas linhas retas de separação de países e explicar que não são limites naturais. Posso dar o contexto de que as potências europeias dividiram esses territórios africanos para extrair riquezas”, detalha.

Sérvia

O território da Sérvia fez parte de impérios como o Bizantino, Otomano e Áustro-Húngaro. Em 1918, foi formada uma federação com Croácia e Eslovênia que deu origem à Iugoslávia, constituída de fato a partir de 1929. A morte do então presidente Josip Broz Tito, em 1980, marcou o início de uma série de conflitos nos anos seguintes que provocaram milhares de mortes e deslocamentos em massa. Também houve a separação de territórios como Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Macedônia e Montenegro, que se tornaram países independentes.

Nesse contexto, pode ser destacado o papel relevante do país para o início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). “A Mão Negra [organização sérvia] foi acusada de ser uma célula que atuou no assassinanto do arquiduque Francisco Ferdinando [herdeiro do império austro-húngaro]”, lembra o professor André.

Os conflitos do leste europeu que envolvem a Sérvia a partir dos anos 1980, a desagregação da Iugoslávia e o surgimento de novos países também podem ser usados em sala de aula e relacionados com a Copa, como explica João Carlos. “Recomendaria dar uma olhada na lista de jogadores e pesquisar suas origens. Esses atletas podem ter nascido em países que, no tempo dos pais e avós deles, eram outros”, sugere o professor.

Suíça

A região da Suíça foi parte do Império Romano e, em 1291, foi criada a Confederação Suíça, formada por comunidades rurais. Em 1848, constituiu-se o estado federal suiço, a partir da elaboração de uma nova constituição.

O fato de a nação sediar uma série de instituições financeiras, assim como entidades globais [como a Organização Mundial da Saúde e a Organização Mundial do Comércio], pode suscitar discussões. “O país tem um aspecto de neutralidade política, abriga grandes bancos há muito tempo e sedia diversas instituições de cunho internacional, inclusive a própria Fifa [Federação Internacional de Futebol, entidade responsável pela organização da Copa do Mundo]”, aponta Diana Mendes.

A Suíça também está ligada a um episódio que, na opinião de João Carlos, exemplifica a importância da contextualização para o ensino de História, como reforça a BNCC: na Copa de 2018, um confronto entre Sérvia e Suíça foi marcado por comemorações de jogadores da seleção suíça que fizeram referências ao estado de Kosovo, envolvido em disputas geopolíticas com o estado sérvio.

“Até para entender a comemoração que um jogador faz você precisa compreender o contexto. Shaqiri [Xherdan Shaqiri, um dos jogadores da Suíça envolvidos no episódio de 2018] tem origem kosovar”, recorda o professor. A Fifa multou o atleta e também Granit Xhaka, autores dos gols suíços na vitória sobre a Sérvia por 2 a 1 naquela edição do evento. Ambos os jogadores vão disputar o mundial de 2022.

Catar (país-sede)

O país foi ocupado por nômades beduínos e pescadores até o século 18, época em que começaram movimentos migratórios a partir do Kuwait. Governado por xeques nesse período, a região tornou-se um protetorado da Grã-Bretanha a partir do final do século 19. Desde então, a dinastia Al Thani governa o país, que tornou-se independente oficialmente dos britânicos em 1971.

Abordar o Catar é uma oportunidade de mostrar a nação e o Oriente Médio para além dos camelos, desertos, músicas regionais e outros estereótipos árabes, aponta o professor João Carlos.

O papel geopolítico do país é um bom tema para ser tratado, na opinião do educador. “Apesar da islamofobia divulgada durante anos na mídia ocidental por causa das guerras travadas na região, um país que é mais alinhado geopolítica e economicamente ao ocidente ganha a oportunidade de limpar a sua imagem, algo que jamais aconteceria com Iraque, Irã ou Afeganistão, por exemplo”.

O professor também chama a atenção para assuntos relacionados aos direitos das mulheres, LGBTfobia e cultura islâmica como possíveis temas de estudo nas aulas. “Pode-se fazer um debate com os alunos e levantar pontos contra ou a favor da realização da Copa no Catar. Não necessariamente para se chegar a uma resposta, mas para o aluno aprender a debater e usar argumentos e fatos”, salienta.

Outra possibilidade, segundo Renata Del Monaco, é questionar os estudantes sobre a alteração na data do evento esportivo. “A Copa do Mundo costumava ocorrer em meados de junho e julho. Os professores podem perguntar aos alunos por que, em 2022, o evento será em novembro. A partir disso, estimular os estudantes a pesquisar aspectos do clima, geografia e estações do ano. Ainda é possível pensar em outros eventos que tiveram suas datas alteradas e por quais motivos”, sugere a especialista.

Cuidados ao abordar a Copa do Mundo

Ao tratar da Copa do Mundo, é fundamental incluir discussões de gênero, já que o esporte ainda pode ser considerado exclusivamente masculino pelo senso comum. Como aponta Diana Mendes, a Copa é a chance de “engajar meninas que gostam de futebol e também aquelas que se interessam pelas histórias de mulheres no esporte ou pensar nas relações de gênero, no Brasil e mundo afora.”

Usar o evento como gancho para discutir assuntos relacionados a ele também pode funcionar para envolver aqueles estudantes que não são torcedores nem têm interesse por esportes, como explica o professor João Carlos.

“A escola também é um lugar para os alunos conhecerem coisas novas. Então, para quem não gosta de futebol, pode ser uma chance de entender a relevância social do esporte e ter um encontro com uma perspectiva que não tinham antes: que o futebol mobiliza paixões porque é um simulacro das efervescências nacionais e modernas”, opina.

Fonte: Nova Escola

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional20 horas ago

Jair Bolsonaro celebra posse de Donald Trump e reforça esperança de mudanças políticas em 2026

Nacional20 horas ago

Marinha usou emenda de Flávio Bolsonaro para pagar alvo da PF

CIDADE21 horas ago

Pedras de Fogo oferece Oficinas de Verão com atividades artísticas e culturais durante férias escolares

Nacional1 dia ago

Lula em campanha: “Bora sair de Brasília e enfrentar a realidade nas ruas”

CIDADE1 dia ago

Segundo fim de semana de atividades esportivas e culturais atraem grande público em Cabedelo

Internacional1 dia ago

10 pérolas de sabedoria de Martin Luther King Jr.

Internacional1 dia ago

Por que a crise da Nicarágua é importante

ENTRETENIMENTO1 dia ago

7 citações perfeitas da Bíblia para preparar-se para o casamento

Internacional1 dia ago

O que a América Latina deve esperar de Trump 2.0?

Internacional1 dia ago

Fórum de Davos acontece sob expectativa do “choque” Trump

Internacional1 dia ago

Israel e Hamas: o que se sabe sobre o acordo de cessar-fogo?

Internacional1 dia ago

Reféns são libertadas pelo Hamas e estão com saúde “estável”

Politíca1 dia ago

Veneziano destaca nova etapa do Minha Casa, Minha Vida que beneficiará a Paraíba com mil unidades habitacionais, num investimento de R$ 15 milhões

CIDADE1 dia ago

Cansada de esperar pela Prefeitura de Lucena, população assiste vereadores bancarem melhoria de iluminação em ruas e praça

Internacional1 dia ago

Donald Trump pode deportar 1 milhão de migrantes sem visto?

Nacional1 dia ago

Nova classe trabalhadora não está satisfeita com governo Lula. É um fenômeno de classe, diz cientista político André Singer

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Milhares de pessoas prestigiam a terceira noite do Festival Forró Verão em João Pessoa

Saúde2 dias ago

Hospital de Trauma de Campina realiza mais de 460 atendimentos no fim de semana

Segurança Pública2 dias ago

Líder de facção criminosa é preso em operação que desarticula guerra entre gangues na grande João Pessoa

CIDADE2 dias ago

Vice-prefeita renuncia em tempo recorde: Quando participação é só promessa de campanha

ESTADO2 dias ago

João Azevêdo anuncia reajuste linear para servidores acima da inflação, ampliação do auxílio alimentação e novos benefícios com impacto de R$ 1,3 bilhão na folha de pessoal

Nacional2 dias ago

O impacto do ativismo no jornalismo brasileiro: será que conseguimos separar o trigo do joio?

ESTADO2 dias ago

Tarifa social: confira o ranking das cidades com o maior número de famílias que podem receber o desconto

Esporte2 dias ago

Jogos de hoje (20/01/25): onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

WhatsApp introduz widget para acesso ao Meta AI

Judiciário2 dias ago

TJPB Realiza Sessão para Eleição de Novos Desembargadores

Judiciário2 dias ago

Justiça determina que duas prefeituras na Paraíba encerrem contrato temporário de 132 pessoas

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

Sine-JP começa a semana oferecendo 442 vagas de emprego em mais de 70 funções

Nacional3 dias ago

Bolsonaro fora da posse de Trump é destaque na mídia internacional

CIDADE3 dias ago

VERÃO EM CABEDELO  Programação esportiva e cultural de Cabedelo segue neste fim de semana diversas atrações no Dique

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura4 dias ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde4 dias ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional4 dias ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional4 dias ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte4 dias ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional6 dias ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde6 dias ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA6 dias ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO6 dias ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde1 semana ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde1 semana ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 semanas ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br