ECONOMIA
Certas contas podem pesar no bolso dos brasileiros em 2023! Saiba quais
Final de ano é tempo de festas, mas também para se preparar para as contas que vão chegar no ano que vem. Saiba com que contas se preocupar
Final de ano é tempo de festas, mas não se pode deixar de pensar nas contas que estão para chegar no início do ano. Isso porque o começo do ano é um momento de gastos, com material e matrícula escolar, IPVA e IPTU, normalmente, essas são as contas que chegam nesse período.
É necessário se organizar para curtir o ano novo, mas ainda estar preparado para a chuva de gastos que acontecem logo no começo de 2023. Mas, para conseguir se programar, é necessário saber quais dessas contas irão passar por um reajuste. Saiba quais são!
3 contas que vão ficar mais cara no próximo ano
A conta de luz
Uma das contas que vão encarecer durante o próximo ano é a de energia. Foram feitos cálculos por consultorias especializadas que mostraram uma média no aumento para o ano que vem. Logo, se preparem, pois a conta de luz pode subir 5% em 2023.
Mas, não existem só notícias ruins quando falamos disso, durante 2022, foram utilizadas medidas para diminuir os efeitos da alta da conta de luz no bolso dos consumidores, essas ações devem continuar.
Medidas como devolução do crédito tributário e um novo aporte feito pela Eletrobras deverão continuar em vigência no próximo ano. Também podemos nos animar porque os reservatórios das hidrelétricas estão com níveis mais altos!
Com isso, a produção de energia eólica e solar estão com maior força. Mas, são diversos fatores que levam ao preço final da conta de luz, por isso, é previsto esse aumento de 5%.
IPVA
Assim como no ano passado, é esperado que aconteça um aumento no valor a ser pago de IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor). No ano passado, a alta foi de 22% e, esse ano, também é previsto uma alta expressiva.
A população estava acostumada a pagar menos no IPVA a cada ano, já que os veículos desvalorizavam, no entanto, agora está havendo o inverso. Isso não quer dizer que teremos uma alta como a do ano passado, mas de fato, é esperado um aumento expressivo considerando a situação.
Para aqueles que esperavam um imposto mais barato, essa não é uma realidade. Segundo o cálculo feito pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), foi constado uma alta de 8,1% que deverá ser incluída no imposto do ano que vem.
Aluguel
Para aqueles que moram de aluguel, é necessário se preparar para um possível aumento no ano que vem. Isso porque foi constado uma alta de 5,58% nos últimos doze meses, isso segundo o Índice Geral de Preços — Mercado (IGP-M).
Em 2021, o valor do aluguel havia subido 17,78%, já em 2023, mesmo que haja aumento, não será tão expressivo e deverá ficar na casa dos 5%.