Educação & Cultura
Abertas matrículas para alunos novatos na rede estadual da Paraíba
A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB) começa a receber nesta segunda-feira (02.01) as matrículas de alunos novatos para a rede pública estadual de ensino.
Para garantir a vaga, será necessário realizar um cadastro escolar online disponibilizado pela SEECT-PB até o dia 13 de janeiro.
O cadastro deverá ser feito por estudantes novatos que vêm de escolas municipais, privadas ou federais.
De acordo com a Secretaria de Educação, os alunos terão a possibilidade de escolher cinco escolas, com ordem de preferência, além de optar pelo nível de ensino (Infantil, Fundamental ou Médio), e a modalidade de ensino (Regular ou Integral), no caso das Escolas Integrais Técnicas, em que os alunos também devem escolher o curso que desejam ingressar.
Os estudantes também precisam informar os dados pessoais, com toda a documentação exigida nas demais modalidades de matrícula, e, com exceção dos alunos da Educação Infantil, as médias anuais (referentes a 2021 e 2022) das disciplinas de Português e Matemática. Além disso, o histórico escolar e a declaração de escolaridade emitida pela escola anterior também serão exigidas no ato da matrícula.
As vagas para as escolas da rede estadual serão definidas com base nos seguintes critérios: proximidade da escola em relação à residência do estudante, estudantes provenientes de escolas públicas, estudantes que tiverem irmãos que solicitaram matrículas na mesma escola.
Haverá processo seletivo simplificado, de acordo com as médias anuais de português e matemática, nas escolas que registrarem alta demanda de solicitações de matrícula.
Efetivação das matrículas
A efetivação das matrículas dos estudantes será realizada pelas próprias escolas, por meio do site disponibilizado pela SEECT-PB, e será confirmada de forma concomitante. Por esse mesmo endereço eletrônico, os alunos novatos e veteranos podem acompanhar a situação da solicitação de matrícula. O período de ajuste de matrículas será feito entre os dias 16 e 30 de janeiro.
As escolas da rede estadual, durante o horário de funcionamento, irão disponibilizar laboratórios de informática, bem como apoio técnico, para orientar e auxiliar estudantes que não tenham acesso à internet, ou enfrentem dificuldades de conexão.