Connect with us

Judiciário

Lei de Alienação Parental como violência institucional de gênero

Texto limita a autonomia da mulher perante o Poder Judiciário

Lei 12.318/2010 possibilitou a discussão de nova questão nas demandas de família: a alienação parental. Passados 12 anos de sua entrada em vigor, alguns dispositivos foram incluídos, revogados ou alterados pela Lei 14.340/2022. A mais notável mudança diz respeito à exclusão da suspensão da autoridade parental como medida possível em caso de alienação parental.

A Síndrome da Alienação parental (SAP) foi definida pelo psiquiatra americano Richard Gardner como um distúrbio infantil que surge especialmente entre crianças cujos pais se encontram em litígio conjugal. A SAP seria uma campanha de desqualificação induzida pelo genitor alienador, que na maior parte das vezes se assenta na figura do guardião, ou seja, a mãe. A “Alienação Parental” ou “Alienação dos Pais” foi incluída no CID 11, na subcategoria QE52.0 “Caregiver-Child Relationship Problem”.

Gardner formou-se na Universidade de Columbia. Lá foi professor voluntário clínico de psiquiatria infantil. Em 1985 desenvolveu a teoria da alienação parental, tendo sido contratado para depor como testemunha especializada em mais de 400 casos envolvendo litígio conjugal e abuso sexual incestuoso nos Estados Unidos. Gardner possuía uma editora própria, a Therapeutics Creative Inc., na qual publicava grande parte de suas obras. Foi casado com Lee Gardner, de quem posteriormente divorciou-se, tendo havido desta união três filhos. Sua morte se deu de forma violenta através de suicídio, tendo ele desferido múltiplas facadas em seu peito e pescoço.[1]

A inovação legislativa no sentido de excluir a suspensão da autoridade parental como medida contra o alienador é um avanço, todavia não suficiente para retirar o estigma de “alienadora” da genitora mulher, que na maior parte das vezes tem esse rótulo nas discussões processuais.

São inúmeras as críticas não só do ponto de vista jurídico, como também de saúde mental acerca da alienação parental.

Sob o ponto de vista da psicologia, merecem destaque os estudos de Analicia Martins de Sousa, especialista em psicologia jurídica, que critica a teoria de Gardner por equiparar a criança a um ser autômato, que recebe e executa instruções, desconsiderando o potencial de cada um dos indivíduos em (re)agir diante das situações mais adversas, bem como a complexidade das relações humanas, vez que em algumas situações a rejeição pelo genitor pode se justificar pela existência de alguma causa. Destaca ainda que Gardner busca enquadrar a família em litígio em um modelo teórico, que privilegia a descrição de sintomas para a classificação de doenças e, por conseguinte, a classificação dos indivíduos.

Os estudos críticos da psicóloga apontam que a teoria de Gardner “engendra uma visão determinista e limitada com relação aos comportamentos dos atores sociais, os quais tem ignorada sua singularidade, sua capacidade de desenvolver suportes em meio a situações de conflito e sofrimento.” Segundo Sousa, vive-se um momento fecundo na contemporaneidade de proliferação de discursos sobre novas síndromes, numa espécie de “sindromização” do sofrimento humano e de “patologização” de toda sorte de comportamentos.[2]

Do ponto de vista médico, é de se destacar a firme posição do Conselho Nacional de Saúde, que durante a tramitação do PL 7352/2017, manifestou-se pela revogação da Lei de Alienação Parental, tendo como principal argumento a ausência de respaldo científico consolidado desta síndrome. [3]

No âmbito jurídico internacional, o movimento contrário à existência desta síndrome e consequente alegação nos tribunais tem crescido, por ser violadora dos direitos das mulheres e configurar violência institucional de gênero pelo Poder Judiciário ao taxá-la de vingativa ou ressentida em disputas envolvendo alienação parental ou divórcio.

A ONU Mulheres, em 2011, posicionou-se afirmando ser inadmissível a legislação declarar a “síndrome da alienação parental” como possível prova em audiências sobre custódia ou visitação de filhos. Do mesmo modo, há recomendações da ONU para coibir e banir os termos nos tribunais por prejudicar mulheres e crianças em situações de violência doméstica e familiar e em casos de abuso sexual intrafamiliar a países com legislação semelhante à do Brasil, como Itália (2011), Costa Rica (2017), Nova Zelândia (2018) e Espanha (2020).

O Relatório sobre a implementação da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher, da Comissão Interamericana de Mulheres da Organização dos Estados Americanos (OEA), de 18 de fevereiro de 2014, reconheceu que o tema e o uso da “Síndrome da Alienação Parental” vêm afetando cada vez mais as mulheres na região.

Ponto de destaque debatido na Câmara dos Deputados é o de que mulheres vítimas de violência doméstica, ao pleitearem medidas protetivas de afastamento dos agressores, são demandadas judicialmente em ações de guarda e visitas por eles, sob alegação de serem alienadoras e de quererem afastar a prole do convívio paterno, o que inegavelmente implica na necessidade de reaproximação da genitora do agressor, temendo perder a guarda dos filhos caso fique caracterizada a SAP.[4]

A lei é criticável em todos os sentidos. A criação de uma síndrome por um psiquiatra do sexo masculino, que sugeriu até mesmo a prisão do genitor alienador, bem como “patologização” de comportamentos que podem ser naturais em razão de desentendimentos de casais recém divorciados são questões que violam os direitos das mulheres.

Desnecessária a criação de uma patologia para supostamente proteger crianças e adolescentes. A proteção deles decorre do sistema consagrado pela Constituição Federal de 1988 e do Estatuto da Criança e do Adolescente, que os elevam à condição de sujeitos de direitos especiais e autônomos, com a finalidade de garantir o melhor interesse, a proteção integral e a absoluta prioridade.

A campanha de desqualificação contra o genitor pode ser combatida por instrumentos menos estigmatizantes e reducionistas para a mulher, como o cumprimento de sentença de visitas fixadas judicialmente, imposição de multa por descumprimento, visitas assistidas gradativas no fórum na forma do art. 4º, parágrafo único da lei, entre outras maneiras, notadamente as alternativas extrajudiciais, que não caracterizem violência institucional de gênero.

A mais recente exclusão da medida de suspensão da autoridade parental revela avanço em relação à legislação e o tratamento da temática, não sofrendo mais a genitora supostamente alienadora com o receio de ter suspendido o poder familiar sobre a criança, que era a medida mais grave prevista na lei. Todavia é ainda insuficiente. As críticas e movimentos internacionais no sentido de exclusão do termo “Síndrome de Alienação Parental”, “Ato de Alienação Parental” e congêneres como artifício jurídico para retomada da convivência parental revelam a necessidade de revogação desta lei por serem limitantes da autonomia da mulher perante o Poder Judiciário, já que as medidas que podem ser impostas se aproximam muito mais de técnicas disciplinares do que intervenções terapêuticas para sanar o problema da convivência familiar com o genitor “alienado”.

O discurso no processo de uma doença e seu tratamento subjazem a coerção imediata, o controle constante e a imposição de comportamentos, com o objetivo de subjugar e disciplinar, tornando estas mães dóceis e cooperativas, com todo aparato jurídico à disposição.

[1] LAVIETES, S. “Richard Gardner, de 72 anos, morre; dúvidas sobre queixas de abuso”. The New York Times. Disponível em http://www.nytimes.com/2003/06/09/obituaries/09GARD.html. Acessado em 11/12/2022.

[2] SOUSA, Analicia Martins. Síndrome da Alienação Parental – um novo tema nos juízos de família. São Paulo: Editora Cortez, 2010.

[3] Recomendação n. 003 de 11 de fevereiro de 2022 do Conselho Nacional de Saúde, disponível em https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=9162654&ts=1656425464715&disposition=inline

[4] Disponível em https://www.camara.leg.br/noticias/548680-lei-brasileira-que-trata-da-alienacao-parental-nao-tem-base-cientifica-afirma-debatedora/, acessado em 12/12/2022.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional2 dias ago

Explosões de aparelhos no Líbano: cresce temor de retaliação

Politíca3 dias ago

Vereadora Raíssa Lacerda é presa em grande operação da Polícia Federal contra aliciamento eleitoral

Educação & Cultura3 dias ago

Desafio Nota 1000: Estudantes da Rede Estadual são premiados com notebooks durante cerimônia em João Pessoa

Educação & Cultura3 dias ago

Alunos de escola do Bairro das Indústrias visitam Expofeira Paraíba Agronegócio 2024

Segurança Pública3 dias ago

Comissão Especial de Prevenção e Combate ao Assédio já está em pleno funcionamento na Paraíba

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

Energisa abre vagas de emprego para auxiliar eletricista na Paraíba

Politíca3 dias ago

Em visita a secretário de Esportes, Jutay Meneses discute investimento nos atletas escolares da Paraíba

CIDADE3 dias ago

Construção de nova ponte entre Valentina e Mangabeira: vereador Marmuthe solicita e Prefeitura publica nova licitação para a obra

Politíca3 dias ago

AGORA É LEI: Paraíba ganha Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Albinismo

Esporte3 dias ago

João Azevêdo entrega novo Ronaldão, recepciona medalhistas paralímpicos e destaca investimentos no segmento esportivo

Internacional3 dias ago

Walkie-Talkies de terroristas do Hezbollah explodem na manhã de hoje

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

Ministério das Comunicações forma primeira turma de reparos em smartphones da Paraíba

Educação & Cultura3 dias ago

CAIXA DISPONIBILIZA AOS ESTUDANTES CONTRATAÇÃO DIGITAL DO FIES POR APLICATIVO

Internacional3 dias ago

Nações Unidas pedem investigação independente após explosão de pagers no Líbano e na Síria

CIDADE3 dias ago

Castramóvel e hospital veterinário: vereador Janderson Brito apresentou ao menos 12 requerimentos em defesa da causa animal em Cabedelo

Segurança Pública3 dias ago

Força Aérea do Brasil quer transformar o Gripen F-39 com a tecnologia dos aviões de combate mais modernos dos Estados Unidos

Segurança Pública3 dias ago

Brasil fortalece suas Forças Armadas com sistemas avançados de defesa, intercomunicação e foco na segurança: Exército, Marinha e Força Aérea com ênfase na transferência de conhecimento

Internacional3 dias ago

Ex-primeiro-ministro da lituânia, nascido na união soviética, é indicado para liderar a defesa da União Europeia em meio a crescente ameaça russa

Judiciário3 dias ago

Viagens de Flávio Dino com a FAB custaram mais de R$ 3 milhões aos cofres públicos em apenas 8 meses

Educação & Cultura3 dias ago

Prorrogadas inscrições da seleção para o programa de pós-graduação da ENCE

CIDADE3 dias ago

Ao NinjaCast, vereador Marmuthe detalha projeto de infraestrutura para as praias do Sol e Barra de Gramame: “Eram as praias mais esquecidas pelo Poder Público”

Internacional3 dias ago

Deputada americana apresenta lei que impedirá entrada de Moraes nos EUA

Judiciário3 dias ago

Partilha de bens adquiridos antes da Lei da União Estável e gestão de patrimônio

ESTADO3 dias ago

Nota de repúdio ao ataque contra auditores fiscais na Paraíba

Politíca3 dias ago

Deputados aprovam proposta de Jutay que garante capacitação e complementação de renda para pescadores artesanais

Politíca3 dias ago

Assembleia aprova projeto de Camila que inclui campanha ‘Rompa o Ciclo da Violência’ no Calendário de Eventos

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

Fundação de Saúde abre inscrições para concursos com mais de 4.500 oportunidades na Paraíba

Politíca3 dias ago

Deputado Júnior Araújo critica divulgação de pesquisas eleitorais fraudulentas e defende maior rigor na legislação

Politíca3 dias ago

Assembleia aprova projetos em defesa dos direitos das mulheres e das pessoas com deficiência

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

Embrapa Cerrados aproxima mais de 350 estudantes das pesquisas voltadas para o bioma

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional8 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional2 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário4 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional2 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional6 meses ago

China

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde5 dias ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura5 dias ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO5 dias ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional5 dias ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 dias ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional1 semana ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional1 semana ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional1 semana ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 semanas ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde3 semanas ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA3 semanas ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública3 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE3 semanas ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura3 semanas ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde3 semanas ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde3 semanas ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura3 semanas ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br