CIÊNCIA & TECNOLOGIA
5 gadgets úteis para um streamer iniciante
Plataformas como YouTube e Twitch possibilitaram que muitas pessoas mudassem de vida com uma nova profissão. São os chamados streamers. Nomes como Gaules, Casimiro e Alanzoka saíram do completo anonimato e hoje são assistidos por milhares de pessoas. Através dos streams eles mudaram totalmente de vida. É claro que essas histórias inspiram outras pessoas a tentar seguir pelo mesmo caminho.
Se você está pensando em se tornar um streamer ou mesmo já é um streamer iniciante, este artigo pode te ajudar. Fizemos uma lista com 5 gadgets fundamentais para você iniciar a sua jornada no mundo do streaming de conteúdo.
01. Webcam
A webcam é o item mais importante da lista. Afinal de contas, você precisa mostrar o seu rosto para conversar com a audiência. Por isso, é importante investir em uma webcam de qualidade, com uma boa resolução de imagem e também um bom conjunto de microfones. Abaixo você confere duas ótimas opções.
Logitech BRIO
A webcam BRIO, da Logitech, é uma das melhores webcams do mercado. No quesito qualidade de imagem ela não deixa nada a desejar. É capaz de filmar em 4K a 30 FPS. Mas se preferir, ela filma também em Full HD (1080p) a 60 FPS. Assim você fica com um vídeo mais fluido e mantém uma boa resolução.
Outro ponto positivo é a integração com o Windows 11. A última versão do sistema operacional da Microsoft reconhece a câmera automaticamente e instala os drivers mais adequados. Basta conectá-la à porta USB. Além disso, ela é tem infravermelho, o que a torna compatível com o sistema de desbloqueio facial Windows Hello.
Outro detalhe é que a Logitech BRIO possui ajustes de iluminação automáticos bem eficientes. Mesmo que você esteja em um local cuja iluminação não seja das melhores, esta webcam consegue compensar bem, na medida do possível. Seu preço é um pouco elevado, mas para quem deseja ser streamer, é um investimento que se justifica facilmente.
Razer Kiyo
Se você não tem tanto dinheiro para investir na Logitech BRIO, um bom plano B pode ser a Razer Kiyo. Essa webcam custa cerca da metade do valor da Logitech BRIO mas entrega uma ótima qualidade de imagem.
Ela é capaz de filmar em Full HD (1080p) a 30 FPS ou em 720p a 60 FPS. A câmera conta com uma luz anelar que funciona como um ring light. É claro que não substitui o ring light, mas pode servir como um quebra galho para quem está começando. A intensidade da luz é ajustável.
O software Razer Synapse permite um maior controle da webcam. É possível controlar o foco manual ou ativar o foco automático, que funciona muito bem. Através do programa também é possível ajustar parâmetros como contraste, saturação e balanço de branco. A Razer Kiyo é uma webcam feita para o mercado corporativo, mas pode ser um ótimo começo para um streamer em seus primeiros passos.
02. Microfone
Nem só de imagem se faz um bom streamer. Além de uma imagem nítida e clara, é preciso que o áudio também seja excelente. Em minha opinião, um áudio de qualidade é até mais importante do que a imagem. Para isso, é preciso investir também em um bom microfone. Eis algumas sugestões para você dar uma olhada.
HyperX SoloCast
Este microfone talvez seja o com melhor custo x benefício. Ele custa em torno de R$ 500, é bem compacto e capta os áudios com muita precisão. Porém, é importante deixar claro que ele captura mesmo os sons de fundo. Portanto, só compre o HyperX SoloCast se você for fazer suas streams em um ambiente tranquilo. Caso contrário, ele pegará muitos ruídos.
Esse microfone pode ser deixado sobre a mesa. Mas por ser muito sensível, ele acaba captando os sons das vibrações. Sendo assim, o ideal é comprar uma haste ou braço articulável para colocar o HyperX SoloCast. Ele é compatível com a maioria dos braços articulados.
Por falar em compatibilidade, este microfone é compatível com uma série de aparelhos, como Windows, macOS, PS4 e PS5.
Fifine K670
O Fifine K670 é uma opção menos elegante. Em comparação com o HyperX SoloCast ele não é tão bonito. Compacto e feito todo de metal, o Fifine K670 pode ficar em cima da mesa e por ter uma base de metal, ele é mais resistente às vibrações.
A qualidade da captura de áudio do Fifine K670 é excelente. Não deixa a desejar em nada se comparado com o HyperX SoloCast. O microfone consegue captar o áudio de uma distância de até 2 metros.
O cabo do Fifine K670 tem 2 metros de comprimento. Além disso, ele tem uma entrada de 3,5 mm para fones de ouvido. Isso permite que você tenha um retorno da sua voz com mais praticidade e facilidade.
03. Roteador
O trabalho de um streamer depende bastante de uma boa conexão com a internet. E fazer transmissões ao vivo exige bastante não só de sua conexão de banda larga, mas também do roteador que precisa gerenciar um grande tráfego de dados de download e upload. Por isso, investir em um bom roteador também é fundamental para conseguir fazer streams sem grandes problemas. Veja agora duas opções interessantes.
D-Link DIR-X5460
O roteador D-Link DIR-X5460 parece uma nave espacial. Ele é do tipo Dual Band, ou seja, trabalha nas frequências de 5 GHz e 2,4 GHz. Ele atinge velocidades de 5400 Mbps, sendo 4800 Mbps apenas na frequência de 5 GHz.
Possui OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access) para conectar vários dispositivos e melhorar o desempenho da internet. Conta com 6 antenas para distribuição do sinal.
Também possui MU-MIMO e suporte a Wi-Fi 6. Outros recursos incluem Target Wake Time para reduzir o consumo de bateria de dispositivos conectados e BSS Coloring para evitar interferência de redes vizinhas. Pode ser controlado e configurado pelo aplicativo da D-Link Wi-Fi e suporta comandos de voz de assistentes pessoais. O preço é elevado, mas com certeza é um roteador bem completo e robusto.
TP-Link Archer AX73
O TP-Link Archer AX73 é um roteador que oferece suporte a Wi-Fi 6 em todas as suas 6 antenas. Isso proporciona velocidades mais rápidas e menos atrasos. Utiliza a tecnologia MU-MIMO para se conectar a mais de 200 dispositivos simultaneamente e possui um design que favorece a dissipação de calor.
Possui 4 portas LAN, 1 porta WAN, botão WPS e uma porta USB. É dual band e atinge velocidades máximas de 4804 Mbps nas redes de 5 GHz e 574 Mbps nas de 2,4 GHz.
Vem equipado com o TP-Link HomeShield, um sistema de segurança avançada contra invasões e sites maliciosos. Pode ser utilizado como roteador ou no modo Access Point. Apesar de caro, é um roteador que dá conta do recado e consegue gerenciar com facilidade um número enorme de aparelhos conectados.
04. Teclado mecânico
Especialmente se você for um streamer de jogos, um teclado mecânico será uma aquisição quase obrigatória. Eles tem inúmeras vantagens em comparação com os teclados de membrana, como por exemplo: maior durabilidade, feedback sonoro e tátil, opções diferentes de switches para acionamento individual das teclas, teclas programáveis, dentre outras. Abaixo você confere duas boas opções de teclado mecânico.
Redragon Kumara
Em minha opinião, este é um dos melhores teclados para quem vai comprar pela primeira vez um teclado mecânico. Inclusive, esse é o teclado que uso no meu dia a dia, me atendendo muito bem.
Ele não é tão caro, não possui funções diferentes e apesar de conter retroiluminação RGB, ela não é customizável. Quer dizer, até há algumas opções de padrões de cores, mas nada muito elaborado. No entanto, ele é robusto, confiável, não desliza na mesa e tem aquele som característico dos teclados mecânicos. Escolhi o Switch Red justamente por ser bem audível. No entanto, ele é um pouco pesado para digitar, mas gosto dessa característica.
Ele é compatível com padrão ABNT2 e possui algumas teclas macro, ou seja, que você pode configurar de acordo com a sua necessidade.
HyperX Alloy FPS PRO
Este teclado é uma opção mais avançada do que o indicado no tópico anterior. Mesmo assim, ele não custa tão caro, ficando abaixo dos R$ 500. É um dos teclados da HyperX com melhor custo x benefício.
Como o nome já deixa claro, ele é ótimo para jogar games de tiro em primeira pessoa. Como não podia deixar de ser, tem teclado retroiluminado, cabo removível e até uma porta USB para recarregar outros dispositivos. O seu chassi de alumínio garante a robustez e a durabilidade que já é comum nos teclados mecânicos.
Cadeira gamer
O trabalho de um streamer, em geral, costuma durar várias horas seguidas. Tanto fazendo lives que às vezes varam as madrugadas quanto editando os cortes dos vídeos. Por isso, é fundamental investir em uma cadeira gamer. Esse tipo de assento costuma oferecer maior conforto para as costas, diversos tipos de ajustes de altura e inclinação, durabilidade de vários anos e um design arrojado. Abaixo você confere duas indicações de cadeiras gamer que podem ser interessantes para streamers iniciantes.
ThunderX3 TGC12
A ThunderX3 TGC12 é a cadeira gamer mais popular atualmente. Apesar do seu preço elevado, ela tem muitas vantagens e acaba agradando a maioria dos usuários. Dentre os pontos positivos podemos citar a durabilidade, conforto, regulagens variadas de altura e inclinação, ótima capacidade de peso, preço justo e qualidade de acabamento.
Ela tem um estilo concha com detalhes mais agressivos e almofadas removíveis nas regiões cervical e lombar. No site da marca há várias opções de cores, mas em minhas pesquisas só achei na cor preta. A TGC12 tem costuras bem-feitas e o couro sintético é de excelente qualidade.
DT3 Sports Elise
A DT3 Sports é uma marca reconhecida no mercado de cadeiras gamers e o modelo Elise é uma excelente opção pelo seu preço.
Ele possui um design clássico e bonito para esse tipo de cadeira e possui ótimas avaliações de quem já a adquiriu. Além disso, ela possui regulagens ajustáveis no encosto, assento e balanço, além de apoios de lombar e cabeça.
A DT3 também possui um bom acabamento e parece ter uma boa durabilidade, o que significa que você não precisa se preocupar em ter que comprar uma nova cadeira tão cedo.