Educação & Cultura
Mitos e verdades: tire suas dúvidas sobre o Enem
Faltando menos de 100 dias para o exame, principal porta de entrada para a universidade, o R7 responde perguntas dos estudantes
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a maior prova nacional com mais de 5 milhões de estudantes inscritos e a principal porta de entrada para as universidades federais do país. A praticamente 100 dias da prova, vamos tirar dúvidas e esclarece quais os mitos e as verdades da prova, confira:
Quando será a prova deste ano? Quais as mudanças? As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 serão aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021. O calendário foi alterado em função da pandemia de coronavírus. A prova em papel, tradicional será aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro e o exame digital em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. O resultado será divulgado no dia 29 de março.
O que muda no Enem com a pandemia? Por conta do risco de contágio de coronavírus, os estudantes que fizerem as provas do Enem terão de seguir as regras sanitárias estabelecidas pela edital. Os candidatos deverão usar máscara durante todo o tempo — da entrada até a saída do local de prova do exame. A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca. Será permitido que o participante leve máscara reserva para troca durante a aplicação. O descarte da máscara de proteção contra a covid-19, durante a aplicação das provas, deve ser feito pelo participante de forma segura, nas lixeiras.
O que muda no Enem com a pandemia? Na entrada, durante a identificação, será necessária a higienização das mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador, antes de entrar na sala de provas.
O formato da prova mudou por conta da pandemia? Não. O formato do exame permanece o mesmo, com questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, totalizando 180 itens, além da redação. No primeiro dia os candidatos devem fazer a Redação e responder a 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas. No segundo dia são 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões Matemática.
Como será o Enem Digital? A a novidade desta edição, o Enem Digital será realizado por 96 mil alunos. As provas serão realizadas por computador e somente estudantes que já concluíram o ensino médio ou concluirão em 2020 poderão participar do Enem Digital 2020 — treineiros só poderão fazer as provas impressas. O MEC (Ministério da Educação) anunciou que deve aumentar a cada ano o número de participantes que farão as provas digitais, até elas substituírem as impressas em 2026.
Posso fazer o Enem Digital da minha casa? Não. Assim como no modelo tradicional, os candidatos que optarem pela versão digital deverão se deslocar até os locais de prova. Ali acessarão o sistema de avaliação nos computadores, que terão o acesso à prova, mas a internet estará bloqueada. A redação ainda será feita e entregue em papel.
O Enem substitui o vestibular? Sim. O exame foi criado para avaliar os estudantes, mas com o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) em 2009, o Enem se tornou a principal porta de entrada para universidades e institutos federais de todo o país. O Sisu seleciona os candidatos de acordo com a nota obtida no exame. Instituições públicas e particulares utilizam a nota do exame, fazem processos seletivos complementares com a pontuação do Enem e, ainda, utilizam o Enem como parte da nota do vestibular.
Como faço para calcular a nota do Enem? Não é possível fazer esse cálculo, nem chutar na prova. A pontuação do Enem é calculada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pelas provas, com base na TRI (Teoria de Resposta ao Item), método que leva em conta fatores como o número de questões corretas, dificuldade das questões que o estudante acertou, consistência da resposta. As questões objetivas têm como finalidade saber se o estudante conhece mesmo o assunto ou não. As perguntas são divididas em fáceis, médias e difíceis e estão misturadas na prova. No momento da correção, se o aluno acertou muitas difíceis e nenhuma fácil, o sistema entende que ele é um “chutador”, fator que influenciará na nota final.
Candidatos que acertam o mesmo número de questões recebem notas diferentes? Sim. Além dos pontos destacados pela TRI, vale destacar que a pontuação de uma questão depende do número de participantes que fazem a escolha correta. Uma pergunta na qual poucos acertam vale mais pontos do que uma com mais acertos.
Posso entregar a redação sem título? Sim. O participante pode entregar a redação sem título, mas o texto deve ter até 30 linhas. Muitos estudantes optam por não colocar título para não perder uma linha.
O que leva um candidato a zerar na redação? Para evitar zerar na redação, o estudante precisa tomar alguns cuidados. O primeiro é não fugir do tema proposto pela prova. Outro aspecto importante: é preciso entregar um texto dissertativo, o Enem não aceita outra estrutura de texto. O texto deve ter entre 7 e 30 linhas, redações em branco automaticamente serão zeradas pelo corretor, mesmo que tenha sido feito o rascunho. Palavrões e desenhos também anulam a redação.
Posso levar celular no dia do exame? Pode, mas o celular deve ser desligado e colocado em embalagem específica com lacre, a qual é oferecida pelo Inep. Se o aparelho tocar durante a prova, mesmo que seja o alarme, o candidato será desclassificado.
Qual o tempo mínimo e máximo para ficar na sala? O primeiro dia, por conta da redação, tem duração de 5h30 e no segundo 5h. O estudante não pode deixar a sala antes de duas horas do início do exame para não ser eliminado e nem ficar depois do tempo estipulado. O estudante pode sair com o caderno de questões meia-hora antes de acabar o exame.
Posso responder a prova a lápis? Não. O edital do Enem exige caneta esferográfica, fabricada em material transparente, de tinta preta. O cartão-resposta não pode ser preenchido com caneta de outra cor, lápis ou lapiseira.
Preciso ir acompanhado ao banheiro? Sim. Sair da sala para ir ao banheiro, somente com autorização e com acompanhamento de um fiscal respeitando a distância prevista nos protocolos de proteção contra a covid. As mãos deverão ser higienizadas ao entrar e sair do banheiro, e durante toda a aplicação do exame com álcool em gel.
Posso ser desclassificado se conversar com alguém durante a prova? Sim. ó é permitido ao participante se comunicar com o fiscal ou aplicador da prova. Qualquer tipo de comunicação com outra pessoa após às 13h (horário de Brasília), após os fechamentos dos portões, pode ser considerada perturbação no local de aplicação da prova.