CIDADE
56,24% dos paraibanos com deficiência estão fora do mercado de trabalho e vereadora defende iniciativas para abertura de vagas
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 56,24% dos paraibanos que possuem deficiência não estão exercendo nenhum tipo de ocupação, isso quer dizer que 588.271 pessoas incluídas nesse perfil estão fora do mercado de trabalho. Dessas, 294.492 (50,06%) estão em idade ativa, ou seja, tem entre 18 e 64 anos de idade.
Neste domingo (11), Dia do Deficiente Físico, a candidata a reeleição como vereadora de João Pessoa, Helena Holanda, destaca que a inclusão da pessoa com deficiência, por meio da inserção no mercado de trabalho, é um direito. Ela defende que o Sine cumpra verdadeiramente a sua função é atue para diminuir tanta desigualdade. “Como todo e qualquer cidadão a pessoa com deficiência precisa sobreviver, sustentar as famílias, se autossustentar. São pessoas capazes, pois não há limites para um ser humano”, afirma.
Helena Holanda afirma ainda que “a pessoa com deficiência precisa e o mercado trabalho deve oferecer alternativas, potencializando as limitações e os deveres. Porque é dever de todo cidadão trabalhar e dever de toda empresa possibilitar esta oportunidade”, assegura.
Atuação – Helena Holanda sempre lutou pela causa da inclusão e, enquanto vereadora de João Pessoa tem apresentado projetos que visam promover a inserção da pessoa com deficiência na sociedade, mostrando que, apesar das limitações todos são capazes de exercer um papel fundamental no cotidiano da capital paraibana.
Entre os trabalhos legislativos voltados para causas da pessoa com deficiência, ao longo de quatro anos (2017 a 2020), Helena tem apresentado proposituras para assegurar direitos para este público. Entre eles, o Projeto de Lei que institui o Programa “JP Capital do Turismo Acessível”, constituindo-se de um conjunto de ações de inclusão social e acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida à atividade Turística Acessível com segurança e autonomia.
Outra atividade parlamentar de Helena Holanda e a Indicação que institui o Projeto Governo Municipal Acessível, promovendo um série de obras de acessibilidade, com ênfase nas pessoas com deficiência e idosos, com intervenções corretas nas sercretarias, órgãos e coordenadorias administrativas de João Pessoa.
Mais Dados – Ainda de acordo com dados do IBGE, o Brasil tem hoje cerca de 45 milhões de pessoas com deficiência, o que corresponde a um total de 23,9% dentro de uma população brasileira de quase 191 milhões de habitantes. No ranking nacional, a Paraíba ocupa o terceiro lugar dos estados que apresentam os maiores percentuais de pessoas com deficiências. O Rio Grande do Norte e o Ceará ficam nas primeiras posições com 27,8%.
Sobre Helena – Helena Holanda tem uma história de 48 anos de luta pela inclusão da pessoa com deficiência e pelo respeito do direito dos idosos. Formada em Educação Física, Helena também é dançarina, professora, compositora, poetisa e fundadora da ONG Centro de Atividades Especiais Helena Holanda. Ocupa uma cadeira na Câmara dos Vereadores em João Pessoa, onde levanta a bandeira da inclusão e atualmente disputa a reeleição.