Connect with us

Educação & Cultura

Meninas e Matemática: sugestões para incentivá-las

Lutar contra cenário de preconceito e desestímulo não é fácil, mas há caminhos possíveis que começam na sala de aula

Olá, colegas! Como mulher e professora de Matemática na Educação Básica, o tema meninas na área de Exatas é sempre muito presente no meu dia a dia. Porém, ele ganha ainda mais relevância agora, no mês de março, no Dia Internacional da Mulher, data que nos faz refletir mais profundamente sobre a atuação, vitórias e desafios das mulheres na sociedade. 

Quando consideramos as conquistas femininas ao longo dos séculos, em especial nessa área, ficam evidentes as dificuldades, preconceitos e ações excludentes. Apesar de não existir nenhum estudo científico que ateste que os meninos são melhores que as meninas com números, a sociedade muitas vezes defende essa ideia e os incentiva mais e pior: desencoraja e cria barreiras para as garotas. 

Segundo dados da Unesco, do total de estudantes matriculados em cursos de Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM) no mundo, somente 35% são mulheres. Já no Brasil, apenas 31% dos cargos profissionais STEM são ocupados por elas. 

Por muito tempo, a figura da mulher foi culturalmente (e de forma exclusiva) vinculada ao ser que cuida do lar, dos filhos, do esposo e o envolvimento com a área científica era majoritariamente masculino e mesmo que alguma mulher fugisse a essa regra – até porque temos excelentes exemplos-, muitas ficaram invisibilizadas e só foram reconhecidas tempos depois. 

Leia mais: Da Antiguidade a 2020, uma linha do tempo para mostrar que a ciência também é delas 

“Coisa para menino”? 

Tudo isso nos permite uma reflexão ampla sobre as dificuldades e preconceitos enfrentados por nós mulheres. Eu, por exemplo, ainda no Ensino Médio, identifiquei o apreço que tinha em estudar Matemática e Física, mas quando era oportuno expressar essa preferência, em boa parte escutava que era “coisa para menino” e que seria melhor fazer outra formação que combinasse mais com perfil de menina. Sem dúvida, isso não foi um estímulo! 

Porém, o fato de ter seguido minha vontade e debater o assunto com vocês hoje é um momento honroso, pois caracteriza a quebra de paradigmas e de estereótipos de gênero relacionados à docência e pesquisa em Matemática. Assim, todo esse cenário mostra a necessidade de expandir o debate sobre a presença feminina nas Ciências Exatas desde a Educação Básica. 

Por isso, ter propostas e ações com o foco em apoiar o desenvolvimento e engajamento das alunas é algo necessário e urgente, que deve ter início desde o Ensino Fundamental.

Precisamos mostrar que elas também podem seguir na área científica, em especial através da Matemática, ainda na fase escolar, com intuito de descortinar muitas possibilidades de atuação e desenvolvimento profissional, mesmo nos campos ainda dominados pelos homens. 

Quando acreditamos no envolvimento e desenvolvimento de garotas com e por meio da Matemática, estamos reforçando e valorizando a cultura da atuação da mulher na sociedade através da desconstrução de preconceitos e forçando o despertar de políticas públicas e da ação de entidades que tenham como princípio apoiar e ampliar a presença delas em projetos e ações científicas. 

Mas faço aqui um alerta! O Brasil é grande em extensão territorial e diversidade, aspecto positivo e ao mesmo tempo desafiador, pois o acesso a essas propostas pode não acontecer no mesmo ritmo, gerando, assim, desigualdades ou até mesmo centralização de políticas de apoio a meninas e mulheres nas áreas de Exatas e científica. Por isso, é cada vez mais urgente falar sobre isso considerando também as questões de raça e socioeconômicas. 

Estratégias para engajar as meninas nas atividades

Lutar contra esse cenário não é fácil, mas há caminhos possíveis que começam na sala de aula. Caro professor e cara professora, um primeiro passo é debater o tema entre grupos, com intuito de aproximar os estudantes dessa realidade.

Leitura e pesquisa

Como alternativa, é interessante um planejamento que tenha como proposta a leitura e pesquisa sobre quem foram as mulheres que ganharam destaque no decorrer dos séculos e na atualidade por suas descobertas científicas e atuação na Matemática. 

Mesmo sendo uma tarefa simples, isso permitirá o contato dos estudantes com a temática. Sempre que recorro a essa prática, percebo algo relevante. Da última vez que apliquei em sala, foi notável como era algo inédito para meninos e meninas e quando consideramos a presença feminina na Matemática, é interessante que a discussão chegue a todos. 

Assista a um filme com a turma

Nesse sentido, que tal trabalhar com o filme Estrelas Além do Tempo? Baseado em fatos reais, a produção (Theodore Melfi, 2h07) conta a história de três cientistas negras que trabalharam na NASA durante a década de 1960, época em que computadores ainda não eram utilizados para realizar cálculos complexos, e colaboraram para a conquista espacial. Pode ser enriquecedor! 

Dê voz às meninas

Outro ponto: não esqueça de incentivar as meninas a participarem das aulas! Crie estratégias para que elas possam se expressar, apresentar soluções e compartilhar sem medo. Eu também incentivo a participação das minhas alunas em olimpíadas de Matemática e tenho visto ótimos resultados.

Matemática e tecnologia

Sei que essa pode não ser a realidade de todas as escolas, mas quando possível, acho importante buscar parcerias com programas de formação e capacitação que envolvam a Matemática e a tecnologia como recurso didático. Exemplo: atividades de robótica, uso do Arduíno, Scratch e linguagem Python, bem como a utilização de aplicativos como Geogebra. Isso faz com que os alunos, em especial as garotas, se familiarizem com esse universo e percebam que, se elas quiserem, esse pode ser um caminho para se aprofundar. 

Compartilhei algumas sugestões para aplicar em sala. E você, como atua para incentivar o protagonismo das suas alunas na área de Exatas? Aproveito para desejar um Feliz Dia da Mulher para todas colegas de profissão, alunas, para todas as mulheres! Forte abraço e até a próxima! 

Rosiane Prates é professora de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental, atua há mais de dez anos na rede pública e já integrou o Comitê de Avaliação do Município de Pinheiros (ES). Em 2022, participou da 4ª edição do Mulheres na Ciência e Inovação, programa de formação para pesquisadoras no Brasil realizado pelo Museu do Amanhã e o British Council. Também foi professora-autora no projeto Planos de Aula de Matemática, realizado pela Associação Nova Escola. Além disso, tem participação como voluntária em projetos socioeducacionais e de empreendedorismo. É licenciada em Matemática e Pedagogia, graduada em Administração, especialista em Ensino e Currículo e em Matemática na Prática.

Fonte: Nova Escola

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Saúde8 minutos ago

STJ: plano de saúde deve cobrir bomba de insulina para paciente com diabetes

Nacional14 minutos ago

Congresso aprova às pressas projeto de lei sobre emendas parlamentares que contém graves falhas e omissões

CIDADE20 minutos ago

UFPB integra Grupo de Trabalho para gestão compartilhada da Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo–PB

Segurança Pública23 minutos ago

Exército brasileiro mobiliza dezenas de blindados e milhares de soldados em Rondônia, em um exercício próximo à Venezuela

Educação & Cultura29 minutos ago

Mais de 93 mil alunos da Paraíba comparecem ao segundo dia de provas do Enem

ECONOMIA43 minutos ago

‘Malddad’ contra os pobres provoca reações no PT

Nacional44 minutos ago

Zambelli quer investigação da PGR sobre gastos do Janjapalooza

Nacional47 minutos ago

Governo Lula deve limitar aumento do salário mínimo para cumprir ajuste fiscal

Nacional50 minutos ago

Planalto está insatisfeito com Gleisi Hoffmann

Nacional54 minutos ago

Arthur Lira suspende atividades na Câmara dos Deputados após explosões em Brasília

ECONOMIA57 minutos ago

Inflação e juros altos abalam confiança de empresários e consumidores

Judiciário1 hora ago

STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais

Educação & Cultura1 hora ago

Um em cada 3 professores de escolas públicas não tem formação adequada

Nacional2 horas ago

Ataque explosivo em Brasília: ex-candidato a vereador detona artefatos em frente ao STF e choca o país

ECONOMIA2 horas ago

Auxílio Gás suspenso: Saiba por que não haverá pagamento em novembro

Saúde2 horas ago

Mutação em testículos pode levar à extinção dos homens

Segurança Pública3 horas ago

Vídeo: Globocop é atingido ao vivo e faz pouso emergencial

Politíca3 horas ago

Felipe Leitão: Comando da Câmara de Bayeux nas Mãos do Jogo Político

CIDADE3 horas ago

Destino João Pessoa registra maior aumento de passageiros entre todos os aeroportos da Aena Brasil

Politíca3 horas ago

Camila Toscano debate paridade de gênero na Organização dos Estados Americanos

CIDADE3 horas ago

Prefeitura de João Pessoa comemora certificação de ‘País livre do Sarampo’ e segue alertando sobre a importância da prevenção

ESTADO3 horas ago

Lucas Ribeiro transmite cargo para Adriano Galdino e afirma que governo seguirá o ritmo de trabalho

ESTADO3 horas ago

Governador em exercício participa de cerimônia dos Jogos da Juventude e destaca importância do evento na economia paraibana 

Politíca4 horas ago

Audiência pública discute LOA 2025 na Assembleia Legislativa com presença do secretário de Planejamento 

ESTADO4 horas ago

Paraíba recebe recursos para implementação do programa Água Doce

ESTADO4 horas ago

Setor de serviços na Paraíba registra crescimento de 6,8% em setembro, revela IBGE

Saúde4 horas ago

Coração Paraibano: transporte aeromédico para o Metropolitano salva vida de paciente 

ESTADO4 horas ago

Governador em exercício assina ato de nomeação da reitoria da UEPB e visita obras do Nutes

Esporte4 horas ago

Sejel entrega passagens aéreas e uniformes à delegação da Paraíba nas Paralimpíadas Escolares

Educação & Cultura4 horas ago

Prefeito celebra Prêmio Aluno Nota 10 em 100% das escolas do Município, com mais de mil alunos

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública2 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Internacional8 meses ago

China

Saúde6 horas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional6 horas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO6 horas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura6 horas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO6 horas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura1 dia ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde1 dia ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO1 dia ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA1 dia ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 dias ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 dias ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 dias ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 dias ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional5 dias ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca6 dias ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional1 semana ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ASTEROIDES, PERIGO NO ESPAÇO

Internacional1 semana ago

O QUE BRICS DOMINADO POR RÚSSIA E CHINA SIGNIFICA PARA O BRASIL

Educação & Cultura1 semana ago

‘SE SOUBÉSSEMOS… NÃO SAIRÍAMOS DA CAMA.’

Nacional1 semana ago

BRASIL PODE LIDERAR DEBATES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Internacional1 semana ago

COMO A RÚSSIA OBTÉM ARMAS PARA GUERRA NA UCRÂNIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA: BRIGADEIRO DE INHAME + SUCO DE CAPIM CIDRÓ + OMELETE DE ORA-PRO-NOBIS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL GARANTE NOVOS NEGÓCIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

COP29: COMO O ‘LIXO DIGITAL’ POLUI O MEIO AMBIENTE

Saúde2 semanas ago

BEBER ÁGUA DURANTE AS REFEIÇÕES DIFICULTA A DIGESTÃO?

Educação & Cultura2 semanas ago

A VISÃO DE CHARLES DARWIN SOBRE OS ESCRAVIZADOS NO BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

GUERRA DOS CHIPS: CHINA ACABA DE DIFICULTAR A VIDA DE SEUS CONCORRENTES

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br