Connect with us

Educação & Cultura

Como o legado de Magda Soares pode ajudar os professores na alfabetização?

Educadora e pesquisadora, e uma das maiores especialistas brasileiras no assunto, criou o importante conceito de alfaletrar

A discussão a respeito de qual é o melhor método para a alfabetização é uma das mais antigas e controversas da Educação, tanto entre pesquisadores quanto entre educadores. Atualmente, já se entende que não existe uma única ou a melhor metodologia, mas sim uma diversidade de estratégias e a adaptação das formas de alfabetizar ao contexto de cada turma. 

Essa perspectiva é compartilhada por Magda Soares (1932-2023), uma das grandes referências em alfabetização no Brasil. A pesquisadora defendia que o melhor método de alfabetização é aquele que faz as crianças aprenderem sobre a língua escrita, participando de práticas sociais relacionadas à leitura e à produção de textos.

Magda Soares e o processo de alfabetização

Durante quase todo o século 20, prevaleceu a busca por um método de alfabetização considerado perfeito, mas o cenário foi modificado na década de 1980, quando ganharam força as descobertas das pesquisadoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky. Elas propõem que, em vez de olhar para a metodologia, é necessário focar o estudante e como ele aprende. 

“A partir dessa discussão, passou-se a crer que, quando se considera o percurso da criança para aprender, não se precisa de método, o que é um equívoco. Não há uma ação pedagógica que não seja orientada por um método”, afirma Maria José Nóbrega, a Mazé, formadora de professores e consultora em metodologia de Língua Portuguesa da NOVA ESCOLA. 

Mazé explica que, hoje, se considera que é necessário levar em conta os saberes de cada criança, mas sem abandonar os métodos. Isso significa que uma metodologia não será adotada por si só, mas a partir das necessidades dos estudantes. 

A especialista pontua que o professor deve refletir a respeito de algumas questões. Por exemplo, como investigar o que as crianças sabem; quais materiais didáticos selecionar; como dispor o espaço da sala para que ele se transforme em um ambiente alfabetizador; como organizar a turma e quais competências esperar que as crianças desenvolvam. “Todas as respostas a essas perguntas têm por trás um método”, afirma Mazé.

Em entrevista à NOVA ESCOLA em 2020, Magda comentou que não usava nenhum método específico em seu trabalho na rede de Lagoa Santa (MG), onde colocou sua teoria em prática nos 15 últimos anos de sua vida. “Quando falamos em método, falamos o que o professor vai fazer. Sempre implica uma ação do professor, mas o foco é pensar em como a criança aprende e daí definir o que fazer. Nós orientamos a aprendizagem da criança para a alfabetização e o letramento”, afirmou Magda.

Quem foi Magda Soares?

Magda Soares foi uma educadora e pesquisadora brasileira e uma das maiores referências em alfabetização no país. Natural de Belo Horizonte (MG), ela foi professora emérita e uma das fundadoras da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de autora de diversos livros. 

Sua linha de pesquisa sobre alfabetização foca a ideia de que o letramento deve acontecer junto com a alfabetização, apresentando às crianças as funções sociais da língua logo cedo. 

Magda colocou suas ideias em prática na cidade de Lagoa Santa (MG). Nos seus últimos 15 anos de vida, ela se dedicou a modificar o currículo da alfabetização na rede de ensino municipal, revolucionando a prática local. Faleceu aos 90 anos, no último dia 1º de janeiro, mas seu legado permanece. 

“A gente tem aqui o antes e o depois da Magda”, afirma Janair Cassiano, coordenadora do Núcleo de Alfabetização de Lagoa Santa. “Ela mostrou que é possível fazer uma Educação pública de qualidade. É inquestionável tudo o que ela fez e tudo o que ela deixou para a gente, e isso vai valer por muitas gerações.”

Magda Soares e a BNCC

Magda iniciou seu trabalho em Lagoa Santa em 2007, quando colocou em prática as teorias que vinha estudando na vida acadêmica – e vice-versa, já que a prática na rede também deu origem a novos estudos científicos. 

Desde o início do trabalho, o currículo de alfabetização do município passou a focar metas que definem o que as crianças têm direito a aprender em cada fase de desenvolvimento. Inicialmente propostas por Magda, essas metas são debatidas com todos os professores, sempre fazendo as adaptações necessárias de acordo com o que é percebido na prática. 

Embora o projeto de alfabetização de Lagoa Santa seja anterior à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), já que o documento foi consolidado apenas em 2017, ambos dialogam de diversas formas

Janair lembra que, quando a rede foi implementar a BNCC, poucas alterações tiveram de ser feitas no currículo da alfabetização. Segundo ela, as metas estabelecidas por Magda eram muito similares às habilidades propostas pela BNCC para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Às vezes, a nomenclatura era outra, mas a função era a mesma. 

“Se você comparar as metas de continuidade que ela criou com as habilidades da BNCC, vai perceber que as metas são mais simples, mais objetivas e mais recortadas”, analisa Mazé. “Do ponto de vista de orientar o trabalho do professor, as metas são mais claras. Quando você as mostra para o professor, ele sabe com mais precisão o que precisa ensinar e com que prioridade. Ao passo que, quando ele vai para a Base, às vezes fica confuso com uma pulverização de conteúdos que estão dentro de uma mesma habilidade”, ressalta. “Ao esmiuçar a BNCC dentro dos currículos, o ideal seria que as redes chegassem a algo próximo das metas propostas por Magda.”

“Alfaletrar” de Magda Soares: unindo alfabetização e letramento

Uma ideia defendida por Magda era a de permitir que os alunos, já na Educação Infantil, desenvolvessem habilidades que serão usadas futuramente no processo de alfabetização, o que também aparece na BNCC. “Não é uma questão de alfabetizar na Educação Infantil, mas de ter um trabalho direcionado e intencional que leve as crianças para o mundo letrado”, explica Janair. “A consciência fonológica [identificar sons individuais, separar palavras em sílabas, identificar semelhanças sonoras entre palavras e manipular sílabas e sons, como fazer rimas] é importantíssima de ser trabalhada nessa etapa, porque dá uma base realmente bem refinada para as crianças já no 1º ano.” 

Nessa etapa de ensino, as modificações de currículo em Lagoa Santa foram um pouco maiores do que aquelas feitas no currículo do Ensino Fundamental. Isso porque a Base traz a proposta dos campos de experiência, não abordados por Magda, que precisaram ser incorporados no documento. 

Outra similaridade entre o trabalho de Magda e a BNCC é a ideia de unir alfabetização e letramento – o alfaletrar, um dos conceitos mais importantes deixados pela educadora. “O que a Base faz é assumir que precisa das duas coisas, do letramento literário e de um trabalho com a consciência fonológica. Então, a Base integra, como orientação final, esses dois aspectos”, afirma Sônia Madi, especialista em alfabetização, leitura e escrita. 

Embora os aprendizados exijam processos cognitivos diferentes, o que Magda defendia é que eles devem ser trabalhados simultaneamente, já que se ajudam de forma mútua. 

“As crianças de lares letrados, que convivem em ambientes culturais onde a escrita tem sentido, conseguem se alfabetizar com maior facilidade. A ideia de letramento, transformada no ensino, é uma imersão na literatura”, pontua Sônia.

Ciclo de alfabetização e letramento

Conheça cada uma das etapas desse processo 

Esquema retirado do livro Alfaletrar, de Magda Soares (2020). Adaptação: Duda Oliva/NOVA ESCOLA

Fase pré-fonológica

As crianças desenvolvem suas primeiras reflexões sobre o sistema de escrita alfabética. Elas ainda não sabem que as letras representam sons nem que a escrita das palavras são a notação gráfica de sua sequência sonora.

Consciência silábica

Nesta etapa, as crianças começam a se dar conta de que as palavras são formadas por partes, e algumas já conseguem pronunciar as sílabas pausadamente. Por estarem em hipótese silábica, podem considerar que cada sílaba pronunciada corresponde a uma letra.

Consciência grafofonêmica

Indo além da consciência silábica, as crianças começam a perceber que existem sílabas formadas por mais de um som, e passam a usar mais de uma letra para representar esses sons, ou seja, os fonemas. Além disso, começam a compreender a relação entre grafemas (as letras) e fonemas (os sons).

Conhecimento das letras

As crianças começam a conhecer as letras, passando por variadas hipóteses de escrita (pré-silábica, silábica sem valor sonoro e silábico com valor sonoro).

Conhecimento das relações fonema-grafema

Os alunos passam a relacionar os sons às suas respectivas letras, passando pelas hipóteses de escrita silábico-alfabética, alfabética e ortográfica.

Veja também esse especial multimídia baseado na proposta de Magda Soares de alfabetizar letrando.

Magda Soares: o papel central das bibliotecas na alfabetização

Segundo Sônia, Magda Soares faz com que o lugar de brilho dentro de cada escola seja a biblioteca. “Ela investiu muito em um currículo no qual a biblioteca tem um lugar central. Se as crianças são de lares não letrados, elas precisam conviver com livros e leitores na escola.” 

A ideia proposta, portanto, é inserir o contato com os livros no dia a dia das crianças mesmo antes de elas saberem ler. Em paralelo a isso, o processo de alfabetização é executado, permitindo que elas avancem em ambas as vertentes ao mesmo tempo. 

Sônia salienta que levar o legado de Magda para a prática passa por três aspectos: proporcionar às crianças momentos de leitura e escrita com significado social; utilizar jogos de alfabetização e interagir com os alunos, sempre dialogando, respeitando o processo de cada um e intervindo da melhor forma possível. 

“A gente tem, aqui em Lagoa Santa, o antes e o depois da Magda”, afirma Janair. “Depois dela, os professores já sabem o que fazer, como fazer, por que fazer e como desenvolver isso tudo naturalmente com os alunos”, completa.

Miniglossário

Conheça alguns termos importantes para entender a teoria

Alfabetização

Processo pelo qual os sujeitos se apropriam do sistema de escrita alfabética e das convenções gráficas, manipulando-os a fim de ler e escrever com autonomia.

Letramento

Diz respeito à introdução das crianças às práticas sociais da língua escrita. Compreende o desenvolvimento das habilidades que permitem ler e escrever de forma adequada e eficiente, nas diversas situações sociais relacionadas a diferentes gêneros e tipos de textos.

Fonema

Unidade mínima do sistema fonológico. A substituição de um som por outro capaz de estabelecer contraste de significado entre palavras de contexto idêntico é o teste usado pelos linguistas para identificar os fonemas de uma língua. Por exemplo, o /m/ de “mata” e o /d/ de “data” são fonemas em português; assim como /g/, /p/ e /t/: “grata” “prata” “trata”. Por convenção, usam-se barras inclinadas à direita // para representar os fonemas.

Grafema

Unidade mínima de um sistema de escrita. Pode representar um fonema nas escritas alfabéticas (como a escrita da Língua Portuguesa), uma sílaba nas escritas silábicas ou ainda uma ideia nas escritas que usam ideogramas.

Consultoria pedagógica: Mazé Nóbrega, consultora de Língua Portuguesa e professora de pós-graduação do Instituto Vera Cruz, em São Paulo (SP)

Fonte: Nova Escola

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional2 horas ago

STF e governo Lula estão preocupados com aliança entre Trump e Elon Musk

Segurança Pública2 horas ago

Carro de comitiva de ministro da Secretaria-Geral da Presidência é roubado no centro do Rio antes do G20

ECONOMIA2 horas ago

Haddad critica imprensa por cobertura sobre desoneração fiscal

Judiciário2 horas ago

STJ dá seis meses para Anvisa definir regras para importação de cannabis

Judiciário2 horas ago

O direito à autoalienação e a proteção de personalidade na internet

Judiciário2 horas ago

Atentado no STF: ‘querem perdoar sem antes sequer condenar’, diz Barroso

Judiciário2 horas ago

STF rejeita recurso e mantém pena de Collor em condenação na Lava Jato

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

Transcrição de áudio do WhatsApp deve chegar para todos nos próximos dias

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

O que causou o colapso do observatório de Arecibo

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

Sinais de vírus no computador? Saiba quando fazer uma limpeza profunda

Educação & Cultura3 horas ago

CE debate terceirização da alimentação escolar na Rede Federal

Educação & Cultura3 horas ago

Antirracismo na Educação Infantil: como e por que colocar em prática?

Educação & Cultura3 horas ago

Da sondagem à avaliação externa: medindo o progresso na alfabetização

Educação & Cultura3 horas ago

Professores temporários vivem desafios dentro e fora da sala de aula

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Quando o preço do azeite vai cair? Pesquisador da Esalq responde

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Preços do café sobem até 3,8% nesta 5ª feira (14) com queda na projeção da safra 25/26 e EUDR

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Produtores de mandioca celebram bons resultados

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

2025 promete mais de 57 mil vagas nos concursos públicos!

ECONOMIA3 horas ago

Atenção para todos os brasileiros que irão declarar o imposto de renda

Esporte4 horas ago

Estatísticas individuais da Superliga 24/25 já estão disponíveis no site da CBV

Esporte4 horas ago

F1: GP de Mônaco tem contrato renovado e continua no calendário até 2031

Esporte4 horas ago

Nacional de Patos contrata mais um zagueiro para o Paraibano

Esporte4 horas ago

Grande Prêmio de MotoGP de Barcelona 2024 – Como assistir, horários das sessões e muito mais

Esporte4 horas ago

Sinner completa fase de grupos perfeita e segue em alta no ATP Finals

Esporte4 horas ago

VÍDEO – Tyson desce a mão em Jake Paul na pesagem: o YouTube achou que era brincadeira e saiu com o rosto ardendo

Saúde5 horas ago

Mundo teve mais de 10,3 milhões de infecções por sarampo em 2023

Nacional5 horas ago

Polícia prende hacker e investiga possível ligação com homem-bomba do STF

Nacional5 horas ago

Lobos solitários ou membros de uma alcateia? Quem é o ‘Alfa’ de Adélio Bispo?

Nacional5 horas ago

Dallagnol condena atitude de Moraes ante a explosão no STF

Nacional5 horas ago

Bolsonaro repudia atentado de Brasília e pede pacificação

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública2 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Internacional8 meses ago

China

Educação & Cultura6 horas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO6 horas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde6 horas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO6 horas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

O que é CLT?

Saúde1 dia ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional1 dia ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura1 dia ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 dia ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 dias ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 dias ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 dias ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 dias ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde4 dias ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura4 dias ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO4 dias ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional4 dias ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional6 dias ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca1 semana ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional1 semana ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ASTEROIDES, PERIGO NO ESPAÇO

Internacional1 semana ago

O QUE BRICS DOMINADO POR RÚSSIA E CHINA SIGNIFICA PARA O BRASIL

Educação & Cultura1 semana ago

‘SE SOUBÉSSEMOS… NÃO SAIRÍAMOS DA CAMA.’

Nacional1 semana ago

BRASIL PODE LIDERAR DEBATES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Internacional1 semana ago

COMO A RÚSSIA OBTÉM ARMAS PARA GUERRA NA UCRÂNIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br