Nacional
Partidos de Portugal se aliam contra visita de Lula
Presidente deve viajar ao pais em 25 de abril
Na próxima semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar Portugal. No entanto, a viagem já está cercada de polêmica e críticas.
O líder do partido Iniciativa Liberal, deputado Rui Rocha, defendeu que o Parlamento “não pode receber um aliado de Putin como Lula”.
De acordo com o deputado, o presidente português, Marcelo de Sousa, não pode estar confortável com a presença de um aliado de Putin na Assembleia do país.
A AR que convidou Zelensky para discursar em 21 de Abril de 2022 não pode receber um aliado de Putin como Lula no 25 de Abril. E o Presidente da República que atribuiu a Ordem da Liberdade a Zelensky não pode estar confortável com a presença de um aliado de Putin como Lula na AR…
— Rui Rocha (@ruirochaliberal) April 16, 2023
O vice-presidente do Partido Social Democrata (PSD), Paulo Rangel, também se manifestou. Ele pediu uma posição formal do governo português sobre as declarações recentes de Lula na China. O presidente brasileiro disse que a União Europeia, a Otan e os Estados Unidos estão “incentivando” a guerra na Ucrânia.
O partido português Chega convocou uma manifestação para 25 de abril contra a visita de Lula ao país-irmão, em frente à Assembleia Nacional, sede do Poder Legislativo português, em Lisboa. No panfleto de convocação para o protesto divulgado no sábado 16, nas redes sociais, uma foto do presidente brasileiro aparece ao lado da frase “Lugar de ladrão é na prisão”.
Já temos corrupção a mais em Portugal, não precisamos de importá-la! Juntem-se a nós, frente ao Parlamento, no dia 25 de Abril, a partir das 9h. Precisamos de todos! Mesmo todos! pic.twitter.com/rCnDkDi4n2
— André Ventura (@AndreCVentura) April 15, 2023