ESTADO
Secretária de Desenvolvimento Humano da Paraíba realiza intercâmbio de conhecimentos com o estado do Ceará
Agenda fez parte de parceria por meio da Câmara da Assistência do Consórcio Nordeste
A secretária de estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba, Pollyanna Dutra, participou de dois dias de agendas em um intercâmbio de conhecimentos no estado do Ceará. A agenda fez parte das programações da Câmara Técnica de Assistência Social do Consórcio Nordeste, da qual Pollyanna é vice-presidente, e teve o objetivo de compartilhar exemplos exitosos do Ceará voltados à Primeira Infância com os estados nordestinos. Fizeram parte da comitiva representantes das secretarias de assistência da Paraíba, do Maranhão, do Ceará, do Rio Grande do Norte, do Piauí e da Bahia.
As programações tiveram início na terça-feira (18), com apresentações internas dos programas trabalhados pela Secretaria de Proteção Social, todos integrantes do projeto Mais Infância Ceará, que conta com ações que vão desde a alimentação básica, com fábricas de reaproveitamento de alimentos, até a oferta de oportunidades e sonhos, com complexos que envolvem brinquedotecas, cursos de qualificação, musicoterapia, karatê, entre outros. Na quarta-feira (19), os secretários seguiram em visitas em Fortaleza e na Região Metropoliana.
Para Pollyanna Dutra, essa experiência de intercâmbio de conhecimentos será fundamental para esse momento que o país vivencia, com a volta do olhar para a assistência social. “O Consórcio Nordeste se une em pautas que são muito semelhantes para todos nós. A fome, a vulnerabilidade e a necessidade de atenção à infância nos são muito caras e precisam ser combatidas com políticas públicas efetivas. No Ceará, observamos modelos que dão certo há anos, uma expertise que vem repleta de um importante arcabouço de políticas que poderão fazer a diferença em nosso estado. Essa união do Nordeste é fundamental nesse momento”, destacou.
A secretária ainda adiantou os projetos que deverão ser implementados na Paraíba por meio dessa troca de experiências. “Saímos inspirados do Ceará, com modelos que nos dão a certeza de que podemos ir além, com resultados efetivos para as nossas futuras gerações. Chegamos à Paraíba já com ideias de implementação de ações voltadas à infância na Paraíba. Essas agendas de intercâmbio marcam esse novo momento do Nordeste, uma região que se une para garantir uma assistência de qualidade, que chegue em quem mais precisa”, finalizou.