CONCURSO E EMPREGO
Da pesquisa à positividade, cinco dicas para uma entrevista de emprego
Saiba como fazer o “trabalho de antecipação” para planejar uma entrevista de emprego
Entrevistas de emprego costumam ser momentos que geram nervosismo e expectativa nos candidatos. Por isso, a preparação é fundamental.
“Essa preparação não envolve apenas o conhecimento sobre a empresa e a vaga em questão, mas também a criação de uma marca pessoal e a definição de comportamentos específicos durante a entrevista”, afirma o Alerta Emprego em um comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
A plataforma que “conecta milhares de empresas e candidatos” oferece algumas estratégias que podem ajudar. Confira:
Pesquisar sobre a empresa – A probabilidade de ser questionado pelo entrevistador sobre o posicionamento da organização no setor, quem são os principais concorrentes, quais suas vantagens competitivas e qual a missão e valores é alta. Para responder a essas perguntas da forma mais acertada, é essencial conhecer não só a empresa, mas também o universo onde ela se insere. Dedicar tempo para explorar o site da organização, suas redes sociais e conhecer seus principais responsáveis através do LinkedIn são pontos que não devem ser deixados de lado.
Entender o que torna o candidato o profissional ideal para a vaga – A entrevista é um momento de marketing pessoal, no qual as principais competências e qualidades do profissional devem ser exploradas. Por isso, é essencial encontrar, antes da conversa, os argumentos que tornam o candidato o mais apto para a vaga. Perceber bem os requisitos para a função é um primeiro passo, e, além disso, o candidato deve fundamentar suas competências com experiências e exemplos reais do passado.
Antecipar preocupações do entrevistador – É natural que existam vários candidatos para a vaga e, por isso, os recrutadores precisam encontrar formas de selecionar as pessoas e compará-las. Por isso, é importante tentar se colocar no lugar do entrevistador e antecipar questões que possam levar à exclusão do processo. Em seguida, prepare argumentos que justifiquem a contratação e eliminem essas preocupações.
Definir perguntas para o entrevistador – Os entrevistadores geralmente deixam espaço para possíveis questões dos candidatos, especialmente no final da conversa. Não ter perguntas pode levar o entrevistador a concluir que o profissional tem pouco interesse no trabalho ou na empresa. Por isso, prepare algumas perguntas antes da entrevista, que mostrem conhecimento da organização e até do entrevistador, se tiverem experiências ou interesses em comum.
Transmitir positividade durante todo o processo – O pensamento positivo deve estar presente antes da entrevista. Durante a preparação, é essencial remover do discurso experiências negativas. No entanto, é importante pensar em como responder caso a pergunta seja “o que você menos gostou no seu emprego anterior?”. Nesse caso, o candidato deve ter a positividade como base, mostrando que, apesar de ter sido uma boa experiência para sua carreira, agora busca novos desafios, como aqueles aos quais está se candidatando.