Nacional
Lula volta atacar privatização da Eletrobrás: “uma bandidagem, um crime de lesa pátria”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou de “bandidagem” o modelo de privatização da Eletrobras. Em discurso nesta quinta-feira (11), durante evento para celebrar o decreto de regulamentação da Lei Paulo Gustavo, em Salvador. Mais cedo, o petista já havia chamado a privatização da Eletrobras de “sacanagem“.
“Entramos na Justiça por orientação do Rui Costa [ministro da Casa Civil] para readquirir o direito de termos importância política na administração da Eletrobras. Ela foi privatizada. O governo brasileiro tem 43% das ações, mas temos direito a 1 voto. Só valemos 8,75%. Ou seja, estamos brigando para que o governo brasileiro tenha a representação dos 43% no conselho. Outra coisa importante, na privatização foi feito uma bandidagem, um crime de lesa pátria”, disse o presidente.
“Se o governo brasileiro tentar comprar de volta a Eletrobras, tem que pagar 3 vezes o valor que o [setor] privado ofereceu. O próprio governo fez lei prejudicando o governo. Vamos apurar, vamos abrir processo, vamos tentar provar a corrupção para que o povo saiba quem praticou corrupção nesse país”, esbravejou o petista.