Connect with us

CIDADE

Viveiro de plantas nativas de aldeia indígena da Paraíba completa um ano de atividades no combate ao desmatamento

O Viveiro Florestal Potiguara José Carlos Félix de Morais, que produz mudas de plantas nativas para reflorestamento nas áreas das 13 aldeias indígenas localizadas no município de Baía da Traição, no litoral norte paraibano, está completando um ano de atividades neste mês de maio. Foram produzidas até o momento cerca de 3,5 mil mudas e mais de 2,5 mil delas já foram distribuídas às famílias que sobrevivem do extrativismo no território indígena.

“A maior parte dessas mudas é de mangabeira, pois a maioria dos agricultores familiares indígenas sobrevivem da comercialização da mangaba. E a distribuição das plantas, neste primeiro momento, foi direcionada aos moradores da Aldeia São Miguel e comunidades circunvizinhas”, informa o vereador Ronaldo do Mel (sem partido), da Câmara Municipal de Baía da Traição (CMBT), e um dos coordenadores do projeto de mudas nativas. “Houve um pequeno atraso no projeto, reflexo ainda da pandemia da covid-19”.

Instalado na Associação Paraibana dos Produtores de Mel da Baía da Traição (Associação Paraíba Mel), na Aldeia São Miguel, o Viveiro Florestal Potiguara leva o nome do técnico agrícola José Carlos Félix de Morais. Ele era indígena potiguara e atuava na Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), do Governo da Paraíba.

“É uma homenagem a José Carlos, que foi presidente da Associação Paraíba Mel quando eu me afastei por conta da campanha eleitoral”, explica o vereador Ronaldo, lembrando que o técnico teve um problema de saúde e morreu recentemente. “Ele ficou no meu lugar como presidente por algum tempo. Era o nosso braço direito. Todos os projetos passavam por ele, inclusive esse do viveiro de plantas nativas. As coisas foram iniciadas com ele, que estava na presidência quando esse projeto saiu”.

O Viveiro Florestal Potiguara tem o apoio do Fundo Casa Socioambiental, que há pouco mais de um ano lançou um edital e a Associação Paraíba Mel se inscreveu para concorrer com o projeto de reflorestamento. “Acabamos sendo contemplados há um ano. Eles mandaram os recursos, poucos, mas com o dinheiro compramos equipamentos, como carros-de-mão, ferramentas, material de irrigação, material para montar a infraestrutura para montar o viveiro”, lembra Ronaldo do Mel.

O Fundo Casa Socioambiental é uma organização que busca promover a conservação e a sustentabilidade ambiental, a democracia, o respeito aos direitos socioambientais e a justiça social por meio do apoio financeiro e fortalecimento de capacidades de iniciativas da sociedade civil na América do Sul. A entidade é pioneira no debate da filantropia socioambiental no Brasil desde 2005. “Nossa missão é gerar impacto positivo nos mais diversos territórios, ao investir nas vidas ao seu redor, criando conexões entre pessoas e organizações. Existimos para transformar”, garante a direção do Fundo Casa Socioambiental.

Combate ao desmatamento

O vereador Ronaldo do Mel destaca a importância do viveiro de mudas nativas no combate ao desmatamento no município de Baía da Traição. “Com o viveiro, nós combatemos essa história do desmatamento, que é grande aqui, principalmente com o aumento de áreas ocupadas e plantadas com cana-de-açúcar. E agora a gente vem com mudas de frutas e outras árvores nativas. Tudo isso pra gente tornar a coisa sustentável, favorecendo a agricultura familiar indígena”.

As matas da região da Aldeia São Miguel, por exemplo e segundo Ronaldo do Mel, estão voltando, favorecendo a atividade extrativista da mangaba. “Estamos concentrando na mangaba, já que muitas famílias dependem da cultura dessa fruta. Inclusive, na semana passada, conseguimos uma política de preço mínimo: demos entrada na subvenção extrativista da mangaba”.

Ronaldo explica que os indígenas que coletam e comercializam a mangaba recebem uma subvenção, para cobrir a diferença de preço de venda do produto. “Tem o preço nacional e tem o preço que eles vendem ao atravessador; e o governo federal completa esse preço no valor de até R$ 2 mil por ano pra ajudar eles a se fixarem no campo e não derrubarem o pé de mangaba para dar espaço à cana-de-açúcar. Isso valoriza a manutenção deles nas aldeias, no campo”.

Conforme o vereador, devido a expansão do plantio da cana-de-açúcar para abastecer a usina na região, tem-se perdido muita mangabeira, que sustenta os pequenos agricultores indígenas. Ele ressalta que 80% das famílias dependem dessa fruta pra sobreviver. “A questão da mangaba é muito forte. Na minha família mesmo, fizemos muita feira com o dinheiro da mangaba e hoje isso continua. São pessoas que não têm outro emprego e sobrevivem da mangaba. Ela está ameaçada e temos brigado muito por isso. A cana está ocupando todos os espaços. Na hora que tirar a mangaba, esse povo vai viver de que?”.

Alguns caciques da região, relata o parlamentar, “simpatizam com a cana-de-açúcar” e deixam a usina entrar em suas áreas. Eles autorizam e ocorrem os desmatamentos. “Com o viveiro de plantas nativas estamos tentando minimizar e dar o mínimo de segurança de sobrevivência para essa população, para que não se acabe a mangaba. Esse povo tem essa renda garantida”, relata ele, lembrando que dentro da mata é onde há os apiários, “onde a gente consegue produzir o mel e que também tá ameaçada. A gente está perdendo as abelhas com o veneno no desmatamento, que também etá atingindo as aves nativas”.

“Para fazer frente a tudo isso, a gente resolveu botar a mão na massa para proteger a nossa cultura e sobrevivência. Estamos fazendo a nossa parte, o que não é fácil brigar contra uma usina. A gente já cansou de cobrar das autoridades superiores, que não estão nem aí para as pessoas mais pobres das aldeias”, lamenta Ronaldo do Mel, que se emociona ao se lembrar do técnico José Carlos, que dá nome ao Viveiro Florestal Potiguara: “Era uma briga dele, que já nos deixou; mas a gente continua a luta”.

A Associação Paraíba Mel foi criada em 2006 e Ronaldo, antes de chegar à Câmara de Baía da Traição, coordenava as atividades da entidade desde 2011. Além do impacto da pandemia do novo coronavírus, que provoca a covid-19, as ações da Associação também foram bastante prejudicadas pelo “abandono das políticas públicas” por parte do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Mas agora, com o governo Lula, estamos voltando com força total”, comemora o parlamentar.

No viveiro de plantas nativas da Associação Paraíba Mel, são produzidas mudas de jenipapo, mangabeira, jurema, mangueira, jatobá, cajueiro e acerola, além de plantas ornamentais, como as palmeiras. “Esse trabalho visa principalmente repor a vegetação nativa que vem sofrendo com o desmatamento, mas agora ganha ainda mais força”.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE5 horas ago

Santa Rita — O abandono da comunidade Canaã que gritam por dignidade

CIDADE7 horas ago

Diretoria da ATAC solicita SETUR-JP para regulamentação do “Táxi Turismo”

Esporte8 horas ago

Flamengo divulga lista de relacionados para Supercopa Rei. Confira

ECONOMIA8 horas ago

Aneel anuncia bandeira verde em fevereiro. Conta de luz não terá alta

Internacional8 horas ago

Casa Branca confirma taxa de 25% para Canadá e México e 10% para China

CIDADE8 horas ago

TCE constata nepotismo na gestão de ex-prefeito de Serra Branca, aplica multa e encaminha caso ao MP

ESTADO9 horas ago

Pollyanna apresenta exemplos de inclusão socioprodutiva da PB em São Paulo

ESTADO15 horas ago

Fake News desmentida: Governo da Paraíba não aumentou o ICMS dos combustíveis

ECONOMIA18 horas ago

Gleisi menti à tenta culpar Campos Neto por decisão errada do Lula

Nacional18 horas ago

Sigilo sobre Janja: o que o governo quer esconder?

Judiciário19 horas ago

“Dama do Tráfico” que foi recebida por ministros do governo Lula tem prisão decretada

Politíca20 horas ago

Assembleia abre trabalhos legislativos com mensagem do governador nesta terça

Educação & Cultura20 horas ago

Parceria entre UFPB e CAGEPA impulsiona a modernização da gestão documental e a transformação digital nas instituições

ESTADO20 horas ago

João Azevêdo cumpre mais uma promessa com o auxílio-alimentação de 600 reais para mais de 60 mil servidores 

ENTRETENIMENTO20 horas ago

Último sábado do Salão de Artesanato terá observação do céu com telescópios produzidos por reeducandos do sistema prisional

CIDADE20 horas ago

Após período educativo, novos radares começam a fiscalizar velocidade no próximo sábado

CIDADE20 horas ago

Novas cartas de suscetibilidade são divulgadas para a região nordeste

Segurança Pública20 horas ago

Exército Brasileiro:Tenente-coronel Kid Preto solicita detenção na cidade da esposa militar para suporte emocional e material

Segurança Pública20 horas ago

DCCPES: Polícia Civil elucida seis homicídios cometidos na localidade de ‘Porto do Capim’ em João Pessoa

Internacional21 horas ago

Palestinos já sofre impactos de banimento por Israel

AGRICULTURA & PECUÁRIA21 horas ago

Extensão rural fortalece produção de famílias do Assentamento Serra do Monte, em Cabaceiras 

Segurança Pública21 horas ago

MDS alerta: Bolsa Família não exige cadastro por biometria

Segurança Pública21 horas ago

Atenepol discute com delegado-geral inserção de categorias na Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis

ENTRETENIMENTO21 horas ago

Produtos para presentes também podem ser encontrados na Feira dos Aromas da FCJA

CIDADE21 horas ago

Atendimento presencial da Ouvidoria Municipal está suspenso temporariamente

CIDADE21 horas ago

Leo Bezerra abre 13ª edição da Jofem e destaca a importância da capacitação dos profissionais da Rede Municipal de Ensino

Saúde21 horas ago

Ministério da Saúde anuncia retomada de mais 17 obras na Paraíba

Saúde21 horas ago

Câncer se torna importante causa de morte do Brasil

CIDADE22 horas ago

André Coutinho anuncia calendário anual de pagamento a servidores da Prefeitura de Cabedelo

Politíca22 horas ago

Combate ao crime e defesa do esporte são pautas de Tarcísio Jardim

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional7 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO9 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário9 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO3 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO3 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Internacional9 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde3 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura3 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura3 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional3 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde3 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura3 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional7 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde3 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Internacional2 dias ago

EUROPA ESTÁ CLARAMENTE EM DECADÊNCIA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

NOVA TECNOLOGIA PROMETE VIAGEM INTERESTELAR ULTRAVELOZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

“SOL ARTIFICIAL” DA CHINA MAIS DO QUE DOBRA RECORDE DE FUSÃO NUCLEAR

Internacional2 dias ago

O POLÊMICO DESTINO MANIFESTO DOS EUA

Nacional2 dias ago

BRASIL DEPENDE AINDA MAIS DE RODOVIAS PARA A EXPORTAÇÃO DE GRÃOS

ECONOMIA3 dias ago

POR QUE O PREÇO DOS ALIMENTOS SUBIU TANTO?

Saúde3 dias ago

O SUPERPODER DA MUSCULAÇÃO PARA SAÚDE

Educação & Cultura3 dias ago

TERRA FICOU PARADA POR 1 BILHÃO DE ANOS, ATÉ QUE ALGO ACONTECEU

ENTRETENIMENTO3 dias ago

AS POSSÍVEIS NOVAS ESPÉCIES DE AVES DO BRASIL

Internacional3 dias ago

MOVIMENTO ANTI-ESG É LIDERADO POR DONALD TRUMP

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

AS 12 FERRAMENTAS DE IA QUE VÃO SUBSTITUIR METADE DO SEU TRABALHO EM 2025

Saúde4 dias ago

AS DESCOBERTAS SOBRE O QUE SE PASSA NO CÉREBRO ENQUANTO MORREMOS

Educação & Cultura4 dias ago

VIAGEM AO PASSADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

NASA TESTA NOVO COMBUSTÍVEL QUE PODE LEVAR HOMEM A MARTE

Educação & Cultura4 dias ago

FÓSSEIS DE 500 MILHÕES DE ANOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 dias ago

BRASIL TERÁ MUITA CHUVA NOS PRÓXIMOS 15 DIAS

Internacional5 dias ago

COMO AQUECIMENTO GLOBAL MUDA O CICLO DA ÁGUA?

ECONOMIA1 semana ago

REFORMA GARANTE ISENÇÃO DO IMPOSTO PARA ITENS DA CESTA BÁSICA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

5 DICAS PRA HORTA EM VASOS QUE TODO MUNDO PRECISA SABER

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE E O ESTRESSE NO TRABALHO?

Saúde1 semana ago

MICROPLÁSTICOS INVADEM O CÉREBRO

Saúde1 semana ago

BEBIDAS AÇUCARADAS SÃO RESPONSÁVEIS POR UM EM CADA DEZ CASOS DE DIABETES

Educação & Cultura2 semanas ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde2 semanas ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional2 semanas ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional2 semanas ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte2 semanas ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional2 semanas ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde2 semanas ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br