Connect with us

Educação & Cultura

Ambiente alfabetizador: o que é e como construí-lo em sua sala de aula

Elementos visuais como alfabeto ilustrado e painel de numerais auxiliam as crianças a identificarem, de forma autônoma, as pistas que precisam para aprender a ler e escrever

Quando não sabemos como escrever uma palavra, recorremos a uma pesquisa na internet ou a um dicionário. É de maneira similar que um ambiente alfabetizador funciona para quem está aprendendo a ler e escrever. Ao dar suporte para que as crianças façam suas pesquisas pelas paredes da sala e em outros materiais, elas podem, de maneira autônoma, investigar e descobrir a grafia de uma palavra. Mais do que isso, aprendem a aprender.

Tal espaço se materializa em, por exemplo, expor o alfabeto, os numerais, a lista de nomes da turma e suas produções na sala de aula. Também em disponibilizar jogos matemáticos, livros, revistas e gibis para as crianças interagirem. 

LEIA TAMBÉM – Alfabetização matemática: 14 materiais para colaborar com a aprendizagem

A Escola Municipal Dom Orione, em Belo Horizonte (MG), foi além e levou o ambiente alfabetizador para toda a unidade por meio de murais de literatura e do jornal da escola e também por meio de várias estantes de livros, que são trocados periodicamente e estão dispostos em espaços de espera ou descanso para estudantes, famílias e funcionários.

“[O ambiente alfabetizador] oportuniza a imersão na cultura escrita por meio da triangulação entre textos reais, curiosidade das crianças e ação docente. É um apoio visual para a criação de contextos em que a criança possa aprender significados, convenções e funções da língua escrita”, define Patrícia Camini, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenadora do LÁPIS – Laboratório de Alfabetização da UFRGS.

A concepção surge com a difusão do construtivismo pedagógico na alfabetização, sobretudo, após a publicação da obra Psicogênese da língua escrita (Editora Penso), publicada no Brasil em 1985, de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, expoentes do campo. 

“No mesmo período, o conceito ganhou força aliado às discussões sobre letramento, que também surgiam, destacando a importância da aprendizagem da leitura e da escrita por meio de experiências reais em práticas sociais”, explica Patrícia.

Neste escopo, outros nomes de destaque são Antoni ZabalaMagda Soares e a equipe do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que também versam sobre os recursos que favorecem a alfabetização. 

Mas esse espaço educador não funciona sozinho. “Depende do planejamento de como os espaços e os recursos serão utilizados na alfabetização, organizando as crianças, os conhecimentos e as interações”, afirma Patrícia.

Por isso, é fundamental que os materiais estejam acessíveis a todas as crianças, de preferência na altura de seus olhos, e que a configuração da sala contribua para as interações entre os estudantes e deles com o espaço. 

“A zona de ação docente na sala de aula afeta quem interage mais ou menos durante as aulas com o que está sendo trabalhado. Por isso, é preciso planejar o espaço pensando que a circulação da professora e dos alunos precisa ser facilitada para que a interação possa favorecer a inclusão de toda a turma”, orienta Patrícia.

Elementos mínimos que toda sala precisa ter

Confira os materiais básicos que apoiam a alfabetização e como construí-los com poucos recursos

Alfabeto

Disponibilize o alfabeto na sala de aula em um lugar que todas as crianças consigam enxergá-lo. O ideal é que ele seja apresentado em suas quatro formas, junto a uma imagem de referência para cada letra. Desta forma, ele fornece a primeira pista para os estudantes compreenderem as letras. Também é interessante deixar uma cópia do alfabeto na mesa de cada criança. O uso de letras móveis, feitas de EVA, por exemplo, também enriquece o trabalho.

Como adaptar: Reserve um pequeno espaço do quadro para deixar o alfabeto escrito a giz e construa com as crianças as letras móveis feitas de massinha de farinha e cola, que endurece depois de um tempo.

Numerais

Monte um painel com os numerais de 0 a 30, junto com a escrita por extenso de cada um. Conforme a turma avança, acrescente mais números. Um pequeno quadro que identifique as quatro operações básicas também pode apoiar os estudantes.

Como adaptar: Use um espaço do quadro para escrever os números ou crie com a turma um conjunto de números, usando tampas de garrafa, cola quente e os numerais presentes em revistas, jornais e panfletos de mercado.

Nomes

Colocar na porta de entrada da sala uma lista nominal, em ordem alfabética e numérica, costuma ganhar a atenção da turma e valorizar sua presença no espaço. Também é interessante oferecer crachás de identificação para cada criança e um crachá de mesa, para que eles leiam os nomes próprios e os dos colegas.

Como adaptar: Usando papel e lápis, faça a escrita mediada da lista nominal e dos crachás junto com as crianças. Essa também pode ser uma oportunidade de apresentá-las umas às outras no começo do ano.

Confira outras ideias que podem servir de inspiração para organizar o espaço de sua sala de aula

Como o ambiente alfabetizador acontece na prática

Manter os recursos acessíveis às crianças e à altura de seus olhos é chave para o ambiente alfabetizador funcionar

Quando os estudantes do 1° ano do Ensino Fundamental chegam na EMEF Profª Sylvia Martins Pires, em São Paulo (SP), e entram na sala da professora Samantha Cortez Almeida, eles se deparam com o primeiro desafio de leitura da aula: encontrar seu nome completo no crachá que identifica o lugar onde vão se sentar e que muda todos os dias. “Eles também usam um crachá no peito e aos poucos vou ajudando eles a comparar os dois e reconhecer o próprio nome”, conta a educadora.  

lista nominal que fica na porta de entrada também ajuda os estudantes a aprenderem sobre a ordem alfabética e numérica. “Sempre temos conversas sobre quem é o primeiro, o segundo, o último da chamada e por que o nome de tal pessoa vem depois da outra”, relata.

Nas paredes, há um calendário interativo que os estudantes ajudam a preencher todos os dias e um outro que marca as estações do ano. Em um canto da sala, há cartazes dos numerais de 0 a 30, com a escrita por extenso, e formas geométricas que servem para aguçar a curiosidade das crianças. 

“Receitas, contas de luz e materiais concretos podem fazer sentido para a turma utilizar no dia a dia. Disponibilizar tampinhas e palitos de picolé também pode ajudar as crianças no desafio da abstração para fazer contas. Já com os jogos matemáticos, além da brincadeira em si, vale ler as instruções junto com a turma, porque têm a ver com uma prática social”, indica Daniela Montuani, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE).

Em outro canto da sala da professora Samantha, há livros, revistas, histórias em quadrinhos (HQs) e letras móveis que as crianças podem manusear livremente e levar para casa. Há ainda um alfabeto em suas quatro formas (maiúsculas, minúsculas, cursiva e bastão), associado a imagens, e um alfabeto móvel, que é especialmente interessante para a turma testar a escrita das palavras mais livremente do que no caderno.

“Lembro de um menino que queria escrever ‘gelatina’ e não sabia se era com G de ‘girafa’ ou J de ‘jacaré’. Pedi para ele olhar o alfabeto e tentar identificar, e ele conseguiu. Também teve uma menina que queria escrever ‘papelão’ e não sabia por onde começar. Perguntei para ela se não tinha alguma pista pela sala, porque nós já tínhamos trabalhado a palavra ‘pato’. Ela procurou pela sala e conseguiu escrever a palavra”, conta Samantha que, nestes primeiros três meses de trabalho, já conta com mais da metade de sua turma lendo.

Para Daniela, ensinar as crianças a se apropriar desses materiais é essencial para que eles não se tornem apenas enfeites na sala. “Elas precisam vivenciar esses recursos e, inclusive, criá-los junto com a professora. Podem trazer uma receita de casa, por exemplo, e trabalhar as palavras desse texto, ou criar jogos e ilustrar palavras que fazem parte do repertório delas. Esse ambiente precisa valorizar a produção da turma e refletir a diversidade cultural e de objetivos pedagógicos”, diz. 

Ao longo do ano, conforme os estudantes avançam, a professora renova o acervo literário e os elementos das paredes. Assim, o alfabeto dá lugar à lista de palavras que as crianças vão produzindo no dia a dia. 

As letras móveis dão mais liberdade para testar a escrita de palavras do que o tradicional papel e lápis. Foto: Lana Pinho/NOVA ESCOLA.

Já as salas de aula da Escola Municipal Dom Orione contam com cartazes e placas com o alfabeto, as sílabas simples, numerais e as quatro operações básicas, bem como alfabetos e sílabas móveis e materiais dourados. Os jogos matemáticos e de alfabetização, todos feitos de materiais recicláveis, ficam disponíveis em diferentes ambientes da unidade.

Por toda a escola, há placas com frases motivadoras e que também expressam a proposta da escola em promover um ambiente de respeito e gentileza. Também há murais de Literatura, que incentivam o uso da biblioteca e a leitura, e outros feitos pelas próprias crianças nas aulas de Artes. 

“O ambiente alfabetizador é muito visual. É para despertar a curiosidade e o interesse das crianças, para que elas se aproximem, tentem ler e interpretar as imagens e palavras que veem. É muito perceptível quanto isso contribui para a alfabetização delas”, explica Danusa Campos Carvalhais Reis, diretora da unidade.

Na escola, há também o Jornal Orione, que estimula a participação de todos os estudantes, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA), em sua escrita e leitura. Todas as edições ficam expostas pelas paredes da unidade.

“O jornal da escola é um recurso especialmente propício para esse ambiente alfabetizador porque traz as notícias da escola e da comunidade, que reflete os interesses das crianças e de suas famílias, e evidencia a função social, o sentido de aprender a ler e a escrever. É realmente motivador poder compartilhar uma produção sua ou ler a de colegas”, afirma Daniela. 

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE12 horas ago

Revista Isto É destaca: Conde desponta como um dos destinos turísticos mais encantadores do Brasil em 2025

Educação & Cultura13 horas ago

Santa Rita – Inscrições prorrogadas para transporte universitário e matrículas na rede municipal

Segurança Pública13 horas ago

Cícero Lucena anuncia aumento de 7,5% para a Guarda Civil Metropolitana

Nacional14 horas ago

Exoneração de Júnior Gonçalves: A reviravolta que agita o Governo de Rondônia

Judiciário16 horas ago

TCE-PB mantém débito milionário de Tibério Limeira: Irregularidades em programa social expõem fragilidades na gestão pública

Internacional1 dia ago

STF determina que União e estados apresentem planos emergenciais contra queimadas

Nacional1 dia ago

Câmara reage a vetos na reforma tributária, mas discussão deve ficar para fevereiro

CIDADE1 dia ago

Cícero Lucena apresenta programação das prévias, Folia de Rua e Carnaval Tradição com grandes nomes da música brasileira

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Tribunal de Justiça da Paraíba suspende concurso de Notas e Registro que aconteceria domingo (26)

Nacional1 dia ago

Senado terá novos líderes partidários em 2025

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Governo da Paraíba firma parceria internacional para avanços em tecnologia quântica e radioastronomia

Nacional1 dia ago

Janja e o desperdício do dinheiro público: uma tapa na cara de quem luta para sobreviver

Nacional1 dia ago

Janjapalooza: Quando a fome e a pobreza viraram show de luxo

Judiciário1 dia ago

O AVAL brasileiro ao DITADOR MADURO

ESTADO1 dia ago

Programa de Cisternas: Beneficiários de Damião recebem formação sobre gerenciamento de recursos hídricos

ECONOMIA1 dia ago

Prazo para solicitar adiantamento do 13º salário encerra no próximo dia 31

Educação & Cultura1 dia ago

UFPB e EPC firmam parceria para promover cultura e conhecimento na Paraíba

Saúde1 dia ago

Musicoterapia auxilia no tratamento de pacientes do Hospital Regional de Guarabira

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Programa Espaço Cultural: Retrospectiva 2024 festeja Pedro Osmar e Totonho

CIDADE1 dia ago

Prefeitura inicia atividades do programa Amigos da Praia nesta sexta-feira

Saúde1 dia ago

Janeiro Roxo: Saúde registra queda nos casos de hanseníase e recomenda continuidade de ações estratégicas

Segurança Pública1 dia ago

Governo da Paraíba destaca política de valorização profissional em favor das Forças de Segurança nos últimos seis anos

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Como amar o pai que nos ama imperfeitamente

ECONOMIA1 dia ago

Pesquisa do Procon Estadual encontra o gás de cozinha ao menor preço por R$ 100,00 já inclusa taxa de entrega

ECONOMIA1 dia ago

Pesquisa do Procon-JP para hortifrútis encontra variação de 299,50% no preço da banana prata

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Docinho de Morango (Nesquik)

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Preocupações financeiras? Aqui estão algumas passagens bíblicas para você

Politíca1 dia ago

Cultura, Educação e Esporte são bandeiras de Marcílio do HBE

Segurança Pública1 dia ago

Pela primeira vez, mulher assume comando do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMPB

Segurança Pública1 dia ago

Reforço do policiamento já capturou oito foragidos da Justiça na região da orla de JP

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário9 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

ECONOMIA1 dia ago

REFORMA GARANTE ISENÇÃO DO IMPOSTO PARA ITENS DA CESTA BÁSICA

ENTRETENIMENTO1 dia ago

5 DICAS PRA HORTA EM VASOS QUE TODO MUNDO PRECISA SABER

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE E O ESTRESSE NO TRABALHO?

Saúde1 dia ago

MICROPLÁSTICOS INVADEM O CÉREBRO

Saúde1 dia ago

BEBIDAS AÇUCARADAS SÃO RESPONSÁVEIS POR UM EM CADA DEZ CASOS DE DIABETES

Educação & Cultura6 dias ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde6 dias ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional6 dias ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional6 dias ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte6 dias ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional1 semana ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde1 semana ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA1 semana ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde1 semana ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde1 semana ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br