Educação & Cultura
Crianças podem trocar até três livros durante ação do projeto ‘A incrível Máquina de Livros’, no Parque Solon de Lucena
Teve início na manhã deste domingo (14), no Parque Solon de Lucena, o projeto ‘A Incrível Máquina de Livros’ que é realizado pela agência Infinito Cultural e conta com o apoio da Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope) e da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). A ação acontece até terça-feira (16), das 9h às 17h.
O coordenador do projeto, Ricardo Martins, reforça que para que a troca seja efetuada é preciso que a criança leve um livro em bom estado de conservação. “Não pode estar rasgado, rasurado, não pode ser livros técnicos, nem gibi e nem revistas. Tem que ser livros literários. Cada pessoa poderá inserir até três livros na máquina. Fico feliz em ver a emoção das crianças quando sai um livro que elas gostam elas pulam de alegria, gritam e vão correndo para as mães. O nosso principal objetivo é incentivar a leitura através do livro fisicamente”, explicou Ricardo
‘A Incrível Máquina de Livros’ iniciou a atividade em 2018 e, desde então, percorreu 34 cidades, 16 estados e 5 regiões do Brasil, com 29 mil km rodados, mais de 80 mil livros trocados e 120 mil pessoas impactadas diretamente.
Essa é a segunda vez que o projeto visita a capital paraibana. “Desde a primeira vez que estivemos aqui foi um grande sucesso. Houve muitas trocas. Nossa expectativa para este ano é trocar mais de 500 livros por dia. João Pessoa mostra-se uma cidade de interesse pelo livro”, disse o coordenador.
O projeto conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, Câmara Brasileira do Livro (CBL), Instituto Maurício de Sousa, e tem patrocínio da Colgate. A realização é do Infinito Cultural e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.
Com o slogan ‘Traga seu livro usado e transforme em uma nova leitura’, a ideia é dar oportunidade para o máximo de pessoas participarem, estimulando também o gosto pela leitura. Para ampliar esse estímulo, cada pessoa pode trocar até três livros. Será possível escolher entre infantis e adultos, mas o título é surpresa.