Connect with us

Nacional

A PEC 9/23 e a tentativa de justificar o injustificável

Com tantas anistias, cresce o questionamento da utilidade de uma legislação que determina reserva de vagas para mulheres nas eleições

Atualmente, no Brasil, os partidos precisam apresentar um mínimo de 30% de candidaturas de cada gênero nas eleições majoritárias (para deputados federais e estaduais e vereadores), o que historicamente representa um mínimo de 30% de candidatas mulheres. Adicionalmente, os partidos também devem investir nas campanhas de mulheres um mínimo de 30% dos recursos públicos destinados às campanhas eleitorais – em outras palavras, a porcentagem dos recursos públicos destinados às campanhas das mulheres deve ser a mesma porcentagem de candidatas mulheres nas eleições proporcionais.

No entanto, neste momento está sendo apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados a PEC 9/23. Essa proposta de emenda à Constituição pretende alterar o texto introduzido pela Emenda Constitucional 117/2022 no que se refere à aplicação de sanções aos partidos que não preencheram a cota mínima de recursos ou que não destinaram os valores mínimos em razão de gênero e raça em eleições, assim como nas prestações de contas anuais e eleitorais. O efeito prático disso é a anistia aos partidos que não destinaram o mínimo de 30% de recursos públicos para as campanhas eleitorais de mulheres.

Seria possível desenvolver diversos argumentos sobre a injustiça ou a inconstitucionalidade de uma Emenda Constitucional nesses termos. Ou também sobre a vedação ao retrocesso em matéria de direitos fundamentais. Ou, ainda, sobre a necessidade de questões contra-majoritárias como essa serem decididas, em última análise, pelo Poder Judiciário, porque os parlamentares não estariam inclinados a legislarem contra seus próprios interesses.

No entanto, esse artigo vai se limitar à análise da argumentação, supostamente jurídica, apresentada pelo deputado Paulo Magalhães (PSD-BA) como justificativa da PEC.

Ao defender a proibição da aplicação de sanções aos partidos políticos por descumprimento da cota mínima de recursos para as candidaturas de mulheres até as eleições de 2022 e pelas prestações de contas anteriores a 5 de abril de 2022, o deputado argumenta que os partidos não teriam tido tempo suficiente para conseguirem aplicar a norma. Como essa obrigação teria sido criada pela EC 117/2022 – que foi promulgada em 5 de abril de 2022 – os partidos já estariam envolvidos com o processo eleitoral do último ano e não teriam tido tempo de se adequar.

Até esse ponto o argumento parece coerente. Tanto é que no Direito Eleitoral vigora o princípio da anualidade eleitoral. Dessa forma, uma lei que altera o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, contudo não será aplicada à eleição que ocorrer em até um ano da data de sua vigência (art. 16 da Constituição Federal). O objetivo aqui é que todos os envolvidos no processo eleitoral estejam plenamente cientes das regras do jogo antes que ele comece, podendo, assim, preparar-se adequadamente. 

Isso significaria que se uma lei que altera o processo eleitoral entrasse em vigor no dia 5 de abril de 2022, não produziria efeitos nas eleições ocorridas em 2022. Contudo, antes que, apressadamente, diga-se que esse é exatamente o caso da EC 117/2022 é preciso verificar dois elementos: se ela traz uma alteração ao ordenamento jurídico e se essa alteração se dá no processo eleitoral.

A EC 117/2022:

“Altera o art. 17 da Constituição Federal para impor aos partidos políticos a aplicação de recursos do fundo partidário na promoção e difusão da participação política das mulheres, bem como a aplicação de recursos desse fundo e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e a divisão do tempo de propaganda gratuita no rádio e na televisão no percentual mínimo de 30% (trinta por cento) para candidaturas femininas”.

De acordo com essa apresentação da EC 117/2022 ela de fato altera o texto do art. 17 da Constituição Federal. Mas isso não significa, automaticamente, uma inovação no ordenamento jurídico, que não é composto apenas pelas normas constitucionais, mas também por normas infraconstitucionais e pela jurisprudência. E é exatamente na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que será possível verificar que essa obrigação trazida pela EC 117/2022 já existia no ordenamento brasileiro antes de 2022. 

Em 2018, foi apreciada pelo STF a ADI 5617, que teve como relator o ministro Edson Fachin. A Ação Direta de Inconstitucionalidade questionava a constitucionalidade do disposto no art. 9º da Lei 13.165, de 29 de setembro de 2015, solicitando também que o STF indicasse a interpretação que seria adequada ao dispositivo, considerando as premissas constitucionais de igualdade material de direitos políticos, assim como o propósito da reserva de vagas por gênero. O dispositivo questionado previa: 

“Art. 9º. Nas três eleições que se seguirem à publicação desta Lei, os partidos reservarão, em contas bancárias específicas para este fim, no mínimo 5% (cinco por cento) e no máximo 15% (quinze por cento) do montante do Fundo Partidário destinado ao financiamento das campanhas eleitorais para aplicação nas campanhas de suas candidatas, incluídos nesse valor os recursos a que se refere o inciso V do art. 44 da Lei n o 9.096, de 19 de setembro de 1995”.

Seguindo o voto do relator, a maioria dos ministros do STF entendeu pelo total provimento da ADI, para declarar a inconstitucionalidade da limitação temporal prevista no artigo acima e lhe conferir interpretação conforme a Constituição. Nesse sentido, o percentual de recursos destinados às campanhas de mulheres, provenientes do montante do fundo partidário que for destinado às eleições, deve ser equivalente ao percentual de candidatas mulheres registradas — cumprindo o mínimo legal de 30%.

Após a decisão do STF na ADI 5617, o TSE apreciou uma consulta (Consulta 0600252-18.2018.6.00.0000-DF), em que senadoras e deputadas federais questionavam quanto à extensão do entendimento do STF: se o mesmo válido para o montante do fundo partidário destinado às eleições era também aplicável ao fundo eleitoral e à propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão. 

Em face dessa consulta o TSE decidiu que, para além dos partidos políticos terem que observar a porcentagem das candidaturas de cada gênero — considerando o mínimo de 30% previsto no art. 10, §3º da Lei 9.504/97 — para a destinação do montante do fundo partidário aplicado às campanhas eleitorais, também deveria ser observada a mesma lógica na destinação dos recursos do fundo eleitoral e do tempo da propaganda eleitoral gratuita veiculada no rádio e na televisão.

A partir desse momento, passou a vigorar explicitamente a obrigação dos partidos destinarem um mínimo de 30% dos recursos públicos aplicados nas campanhas eleitorais, para campanhas de mulheres. Isso foi em 2018.

Tanto já existia essa obrigação no ordenamento jurídico brasileiro antes de 2022, que a própria EC 117/2022 anistiou os partidos que tenham descumprido essa obrigação até então. Seu artigo 3º é expresso nesse sentido: 

“Art. 3º Não serão aplicadas sanções de qualquer natureza, inclusive de devolução de valores, multa ou suspensão do fundo partidário, aos partidos que não preencheram a cota mínima de recursos ou que não destinaram os valores mínimos em razão de sexo e raça em eleições ocorridas antes da promulgação desta Emenda Constitucional”.

Bom, se é necessário uma Emenda Constitucional para anistiar o descumprimento de uma norma, é porque essa norma existe. É no mínimo irônico afirmar que a EC 117/2022 criou a obrigação dos partidos destinarem para as campanhas de mulheres ao menos 30% dos recursos públicos utilizados nas eleições. Isso considerando que é essa mesma emenda que anistiou os partidos que não tinham cumprido anteriormente com essa determinação.

Logo, apesar da EC 117/2022 ter alterado a redação do art. 17, CF, ela não alterou o processo eleitoral. A obrigação, que ela supostamente teria criado, já existia desde 2018.

Isso sem mencionar que a prática de anistiar partidos que não destinam os devidos valores para ações que objetivam aumentar a presença das mulheres na política não é uma novidade. Antes mesmo da anistia promovida pela EC 117/2022, houve a anistia dos partidos que não investiram 5% dos recursos do fundo partidário para promover a participação feminina na política, pela Lei 13.831/2019. E, agora, mais uma anistia está em trâmite, a PEC 9/23. 

Com tantas anistias, cresce o questionamento quanto à utilidade de uma legislação eleitoral que determina a reserva de vagas para as mulheres nas eleições e a proporcional destinação de recursos, se, no ano seguinte, será aprovada nova anistia aos partidos que descumprirem a norma eleitoral. E isso sob a frágil justificativa de falta de tempo para a adequação à norma.

E o motivo de serem criadas justificativas precárias como essa é a simples inexistência de qualquer argumento constitucionalmente adequado para operar a engenharia político-eleitoral pretendida. Já passou da hora dos partidos políticos, de todos os espectros ideológicos, desenvolverem medidas efetivas de inclusão das mulheres na política. Começando pelo simples cumprimento da legislação eleitoral e da reserva de vagas. Como dito pela ministra Cármen Lúcia, em sessão do TSE, não se trata de uma questão de empatia com as mulheres que se candidatam, mas de constitucionalidade.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Milhares de pessoas prestigiam a terceira noite do Festival Forró Verão em João Pessoa

Saúde3 horas ago

Hospital de Trauma de Campina realiza mais de 460 atendimentos no fim de semana

Segurança Pública3 horas ago

Líder de facção criminosa é preso em operação que desarticula guerra entre gangues na grande João Pessoa

CIDADE4 horas ago

Vice-prefeita renuncia em tempo recorde: Quando participação é só promessa de campanha

ESTADO6 horas ago

João Azevêdo anuncia reajuste linear para servidores acima da inflação, ampliação do auxílio alimentação e novos benefícios com impacto de R$ 1,3 bilhão na folha de pessoal

Nacional6 horas ago

O impacto do ativismo no jornalismo brasileiro: será que conseguimos separar o trigo do joio?

ESTADO8 horas ago

Tarifa social: confira o ranking das cidades com o maior número de famílias que podem receber o desconto

Esporte9 horas ago

Jogos de hoje (20/01/25): onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 horas ago

WhatsApp introduz widget para acesso ao Meta AI

Judiciário9 horas ago

TJPB Realiza Sessão para Eleição de Novos Desembargadores

Judiciário11 horas ago

Justiça determina que duas prefeituras na Paraíba encerrem contrato temporário de 132 pessoas

CONCURSO E EMPREGO22 horas ago

Sine-JP começa a semana oferecendo 442 vagas de emprego em mais de 70 funções

Nacional1 dia ago

Bolsonaro fora da posse de Trump é destaque na mídia internacional

CIDADE1 dia ago

VERÃO EM CABEDELO  Programação esportiva e cultural de Cabedelo segue neste fim de semana diversas atrações no Dique

Internacional2 dias ago

Você consegue adivinhar quais são as 10 nações mais perigosas para os cristãos?

ENTRETENIMENTO2 dias ago

8 nomes de bebês para meninas recém-nascidas que representam esperança

ENTRETENIMENTO2 dias ago

A chave para superar o vício é praticar a virtude oposta

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Por que devemos ouvir mais música no dia a dia?

ECONOMIA2 dias ago

Imposto de Renda 2025 para MEI: saiba como declarar

Judiciário2 dias ago

MPTCU pede investigação sobre supersalários de magistrados

Judiciário2 dias ago

Explosão de nepotismo no Brasil: conduta ilegal, imoral ou inconveniente?

Judiciário2 dias ago

Aborto no Brasil: a relevância do sigilo médico na proteção da dignidade feminina

Judiciário2 dias ago

O modelo neoconstitucionalista como causador da insegurança jurídica no STF

Educação & Cultura2 dias ago

Escola sem celular é educar sem distrações

Saúde2 dias ago

Dengue no Brasil: o que esperar para 2025 e como o Ministério da Saúde se prepara

Esporte2 dias ago

João Fonseca, atleta XP, entra no ranking global de melhores tenistas

Internacional2 dias ago

O que esperar da posse de Donald Trump nos EUA

Internacional2 dias ago

Rússia condena advogados de líder opositor morto na prisão

Internacional2 dias ago

Minas espalhadas na Síria ameaçam 5 milhões de crianças, diz Unicef

Internacional2 dias ago

Guterres saúda acordo de cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura3 dias ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde3 dias ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional3 dias ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional3 dias ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte3 dias ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional4 dias ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde4 dias ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA4 dias ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO4 dias ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO6 dias ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde6 dias ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde6 dias ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO6 dias ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 semanas ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br