Connect with us

Educação & Cultura

Nossa responsabilidade para não nos deixarmos enganar

Afirmar a verdade e combater a mentira, antes de ser uma obrigação do Estado, é uma responsabilidade moral de cada um de nós – e como tal devemos considerar

O Projeto de Lei 2630/2020, mais conhecido como “PL das fake news”, tem causado uma grande polêmica no Brasil. Se, por um lado, medidas de combate às fake news são necessárias, por outro, esse PL – como qualquer outra iniciativa humana – tem falhas e ainda pode ser melhorado em muitos pontos. Simplesmente rechaçá-lo ou aderir a ele acriticamente não são posições razoáveis. Mas, antes de dizer “faça-se isso ou aquilo”, todos nós precisamos fazer uma reflexão que caracterize bem o problema e suas possíveis soluções. O texto a seguir não quer esgotar essa reflexão, mas apenas pontuar algumas questões iniciais.

Ninguém quer ser enganado

A expressão popular “me engana que eu gosto”, só pode ser entendida como farsa irônica ou como total desilusão. Contudo, a mentalidade moderna, sem se dar conta, foi educando nossa sociedade à legitimidade da mentira. Se não existem verdades, mas apenas narrativas e opiniões, nos colocamos na confortável posição de nunca sermos considerados mentirosos – pois só se pode falar em mentira na contraposição à verdade. Mas, ao mesmo tempo (e isso é que não foi percebido), nos colocamos na incomoda posição de quem pode ser impunemente enganado a qualquer momento – pois a enganação tem o mesmo valor que a verdade.

A reflexão crítica, ao longo dos últimos séculos, foi mostrando os condicionamentos sociais e psicológicos de nossas ideias; os interesses, muitas vezes escusos, que se escondem por trás de muitos idealismos. No início, parecia uma luta entre críticos (que se consideravam indubitavelmente certos) e os supostos iludidos (por ignorância ou má-fé), mas o avanço da própria crítica foi mostrando que os críticos também estavam sujeitos aos mesmos tipos de condicionamento e falseamentos da realidade.

O problema, ainda que já presente, não era percebido quando haviam poucos “lugares de fala” reconhecidos na sociedade: apenas uns poucos centros acadêmicos, grandes jornais e partidos políticos com ideologias estruturadas. Porém, a situação se tornou crítica quando a internet e as redes sociais multiplicaram esses “lugares de fala”, criando uma imensa cacofonia onde todos podem falar o que querem e as pessoas não conseguem mais identificar a origem e a coerência de quem divulgou uma informação.

Fake news sempre existiram, o que mudou foi a velocidade absurda com a qual a informação (certa ou errada) se difunde na sociedade – além da esperteza de alguns, que se valem dessa situação, e da ingenuidade dos demais, que acabam acreditando naquilo que ouvem sem procurar questionar e entender. Hoje, os críticos são criticados e os denunciantes são denunciados; os próprios veículos de checagem de informações são questionados; como na piada popular, o ladrão é o primeiro a sair correndo e gritando “pega ladrão”.

Do direito de resposta à regulamentação das redes sociais

No passado, o chamado “direito de resposta” parecia um mecanismo razoavelmente eficiente para evitar os efeitos das fake news. Quando uma mídia social divulga uma notícia falsa ou um comentário ofensivo sobre alguém, a vítima tem direito de um espaço equivalente naquele veículo para esclarecer o erro, além de uma compensação financeira quando o prejuízo já está configurado. O sistema ainda existe e funciona em muitos casos. Contudo, com a velocidade e a capilaridade com que as informações são divulgadas, o direito de resposta quase sempre chega tarde demais. Além disso, são divulgadas informações perigosas, que não são falsas, mas colocam em risco pessoas e comunidades, como técnicas de suicídio ou de fabricação de bombas.

Por tudo isso, a regulamentação e normatização das mídias e redes sociais, nessa nossa “sociedade da informação” é urgente. Trata-se, contudo, de uma tarefa complexa, onde várias estratégias devem ser utilizadas de forma integrada. Uma dessas estratégias, mas não a única, é a regulamentação, isto é, criação de legislações e normativas que indicam o que pode e o que não pode ser publicado nas redes sociais e nos sites; o que fazer quando uma fake news é identificada; como evitar abusos de poder econômico e de influência das plataformas; etc. Essa regulamentação não será nunca ideal e perfeita, pois as tecnologias evoluem de forma muito rápida, criando novos desafios. Por isso, a questão nunca consiste em ter ou não ter tal regulamentação – ela sem dúvida é necessária – mas sim em saber quais as melhores estratégias que deve utilizar, mantendo sempre o desejo de mudar para melhor quando se detectam insuficiências ou erros.

Como muitos vêm insistindo, existe sempre o perigo de que essa regulamentação se torne um instrumento de censura. A questão é que, gostemos ou não, existem posições que já não são consideradas lícitas na sociedade e, portanto, não podem ser admitidas na Internet – como, por exemplo, sites ou perfis nas redes sociais que promovam a pedofilia; preguem o extermínio de grupos étnicos, religiosos ou culturais; ameacem a democracia e proponham a instauração de uma ditadura; incentivem e ensinem como praticar massacres nas escolas. No extremo oposto, encontramos aquelas situações que seriam claramente exercício do autoritarismo de Estado, e já são práticas comuns em ditaduras, como o acesso a informações pessoais de todos os que se posicionam contra o governo; a proibição de críticas ao sistema vigente; a obrigação de elogiar o regime. Entre os dois extremos, encontramos uma grande variedade de situações onde os limites entre regulamentação e censura, defesa da sociedade e autoritarismo do Estado não ficam claros.

Nossa responsabilidade pessoal

Em sua Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2018, Papa Francisco considera que “o melhor antídoto contra as falsidades não são as estratégias, mas as pessoas que, livres da ambição, estão prontas a ouvir e, através da fadiga dum diálogo sincero, deixam emergir a verdade; pessoas que, atraídas pelo bem, se mostram responsáveis no uso da linguagem”. Afirmar a verdade e combater a mentira, antes de ser uma obrigação do Estado, é uma responsabilidade moral de cada um de nós – e como tal devemos considerar.

Ninguém quer ser enganado… Mas, muitas vezes, preferimos o autoengano à aceitação de que uma posição diferente da nossa é a certa. Não queremos reconhecer publicamente que estamos errados,  não queremos dialogar com quem pensa diferente e assim perdemos as contestações que poderiam até não estar certas, mas nos ajudariam a aprofundar mais nossa posição e nos aproximarmos mais da verdade… E, realmente, é cansativo ter que sempre checar informações, ouvir opiniões discordantes, pedir a Deus o dom do discernimento (pois chegar à verdade não deixa de ser uma graça) – mas, na sociedade atual, esse trabalho é inevitável se não queremos nos enganar.

Não podemos também homologar o direito de checagem às pessoas que nos parecem autoridades em determinado campo. Um teólogo pode saber muito sobre a fé, mas nem por isso conhece política. Nosso médico pode ser muito competente, mas nem por isso está capacitado para avaliar os avanços científicos na área de vacinas. Aquele site pode trazer estudos muito interessantes e ter posições muito próximas às nossas, mas nem por isso estará sempre bem informado sobre tudo que acontecer.

A dúvida sistemática, que desacredita de tudo, e o relativismo não são posições humanamente adequadas. Nossa tarefa, nesses casos, é estar sempre abertos e atentos tanto às informações que nos são mais cômodas e simpáticas, quanto àquelas que nos exigem mais esforço de compreensão e nos parecem inadequadas. A “sociedade da informação” tem coisas maravilhosas e nos pode dar instrumentos preciosos para ficarmos mais próximos de Deus, mas exige de nós esse comprometimento moral de nos esforçarmos para sermos fiéis à verdade.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE12 horas ago

Revista Isto É destaca: Conde desponta como um dos destinos turísticos mais encantadores do Brasil em 2025

Educação & Cultura13 horas ago

Santa Rita – Inscrições prorrogadas para transporte universitário e matrículas na rede municipal

Segurança Pública13 horas ago

Cícero Lucena anuncia aumento de 7,5% para a Guarda Civil Metropolitana

Nacional14 horas ago

Exoneração de Júnior Gonçalves: A reviravolta que agita o Governo de Rondônia

Judiciário16 horas ago

TCE-PB mantém débito milionário de Tibério Limeira: Irregularidades em programa social expõem fragilidades na gestão pública

Internacional1 dia ago

STF determina que União e estados apresentem planos emergenciais contra queimadas

Nacional1 dia ago

Câmara reage a vetos na reforma tributária, mas discussão deve ficar para fevereiro

CIDADE1 dia ago

Cícero Lucena apresenta programação das prévias, Folia de Rua e Carnaval Tradição com grandes nomes da música brasileira

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Tribunal de Justiça da Paraíba suspende concurso de Notas e Registro que aconteceria domingo (26)

Nacional1 dia ago

Senado terá novos líderes partidários em 2025

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Governo da Paraíba firma parceria internacional para avanços em tecnologia quântica e radioastronomia

Nacional1 dia ago

Janja e o desperdício do dinheiro público: uma tapa na cara de quem luta para sobreviver

Nacional1 dia ago

Janjapalooza: Quando a fome e a pobreza viraram show de luxo

Judiciário1 dia ago

O AVAL brasileiro ao DITADOR MADURO

ESTADO1 dia ago

Programa de Cisternas: Beneficiários de Damião recebem formação sobre gerenciamento de recursos hídricos

ECONOMIA1 dia ago

Prazo para solicitar adiantamento do 13º salário encerra no próximo dia 31

Educação & Cultura1 dia ago

UFPB e EPC firmam parceria para promover cultura e conhecimento na Paraíba

Saúde1 dia ago

Musicoterapia auxilia no tratamento de pacientes do Hospital Regional de Guarabira

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Programa Espaço Cultural: Retrospectiva 2024 festeja Pedro Osmar e Totonho

CIDADE1 dia ago

Prefeitura inicia atividades do programa Amigos da Praia nesta sexta-feira

Saúde1 dia ago

Janeiro Roxo: Saúde registra queda nos casos de hanseníase e recomenda continuidade de ações estratégicas

Segurança Pública1 dia ago

Governo da Paraíba destaca política de valorização profissional em favor das Forças de Segurança nos últimos seis anos

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Como amar o pai que nos ama imperfeitamente

ECONOMIA1 dia ago

Pesquisa do Procon Estadual encontra o gás de cozinha ao menor preço por R$ 100,00 já inclusa taxa de entrega

ECONOMIA1 dia ago

Pesquisa do Procon-JP para hortifrútis encontra variação de 299,50% no preço da banana prata

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Docinho de Morango (Nesquik)

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Preocupações financeiras? Aqui estão algumas passagens bíblicas para você

Politíca1 dia ago

Cultura, Educação e Esporte são bandeiras de Marcílio do HBE

Segurança Pública1 dia ago

Pela primeira vez, mulher assume comando do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMPB

Segurança Pública1 dia ago

Reforço do policiamento já capturou oito foragidos da Justiça na região da orla de JP

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário9 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

ECONOMIA1 dia ago

REFORMA GARANTE ISENÇÃO DO IMPOSTO PARA ITENS DA CESTA BÁSICA

ENTRETENIMENTO1 dia ago

5 DICAS PRA HORTA EM VASOS QUE TODO MUNDO PRECISA SABER

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE E O ESTRESSE NO TRABALHO?

Saúde1 dia ago

MICROPLÁSTICOS INVADEM O CÉREBRO

Saúde1 dia ago

BEBIDAS AÇUCARADAS SÃO RESPONSÁVEIS POR UM EM CADA DEZ CASOS DE DIABETES

Educação & Cultura6 dias ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde6 dias ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional6 dias ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional6 dias ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte6 dias ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional1 semana ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde1 semana ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA1 semana ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde1 semana ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde1 semana ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br