CIDADE
PRAÇA DA PEDRA OU PRAÇA DO TRABALHO
Por: Edson Gomes: Historiador e Especialista em História da Paraíba/Brasil
Praça da Pedra ou Praça do Trabalho, em João Pessoa, está localizada edificada entre as ruas da República, São Miguel e Maciel Pinheiro, sentido Ponte Sanhauá/cidade, no Bairro do Varadouro em João Pessoa, e sua importância histórica é pela presença, em seu centro, de uma pedra (monolítico) de aproximadamente 2 mil quilos. Alguns historiadores apontam que a pedra foi trazida do município de Bananeiras, outros apontam que a pedra veio do município de Cruz do Espírito Santo.
Todos os historiadores são unânimes quanto ao objetivo da pedra, que foi uma homenagem ao Presidente da província, João Pessoa, que ela veio num trem de carga e que fora levada até o local onde está plantada por cerca de mil trabalhadores.
Há alguns controvérsia sobre o período em que foi plantada no local, mas após apreciação do projeto pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), foi confirmado que essa homenagem fora prestada pelos operários ao presidente João Pessoa, ao final da década de 1920, conforme placa de sua fundação datada de 1930.
Desde então, o local passou a ser conhecido pela população como Praça da Pedra e as razões se prendem pela presença do monolítico e pela admiração de um grupo de operários e autoridades pelo presidente e líder político João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque (João pessoa), assassinado a 26 de julho de 1930, na Confeitaria Glória, na cidade do Recife, pelo advogado sertanejo João Dantas.