Nacional
A resposta de Deltan Dallagnol que deixou jornalista de esquerda em silêncio
Ex-deputado elogiou o governo Bolsonaro
O ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) deixou em silêncio Bernardo Franco, jornalista de esquerda do jornal O Globo. Durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na segunda-feira 29, Franco pôs em xeque a tese segundo a qual o presidente Lula está impondo uma agenda de vingança e interpelou Dallagnol sobre supostos casos de corrupção no governo Bolsonaro.
Deltan Dallagnol irrita ultraesquerdista do jornal O Globo ao citar uma avalanche de feitos positivos do governo Bolsonaro. Na questão da corrupção que o jornalista tentou associar ao Bolsonaro, o deputado deu outra invertida. pic.twitter.com/cOMEgNKtkE
— Vinicius Carrion (@viniciuscfp82) May 30, 2023
Cassação de Deltan Dallagnol
Há duas semanas, por unanimidade, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seguiram o relator, Benedito Gonçalves, e cassaram o mandato de Dallagnol. A Corte acolheu uma ação movida pelo PT, segundo a qual Dallagnol violou a Lei da Ficha Limpa ao candidatar-se à Câmara dos Deputados.
O TSE decidiu que os votos de Dallagnol serão distribuídos entre os demais candidatos a deputado federal pelo Podemos do Paraná do ano passado. Nas eleições de 2022, o ex-procurador da República e ex-coordenador da Operação Lava Jato em Curitiba foi o mais bem votado na disputa pelo cargo no Estado do Sul. Ele recebeu exatos 344.917 votos — o equivalente a 5,63%.
Há alguns dias, curitibanos fizeram uma manifestação em prol de Dallagnol.