Nacional
Sogro de Juscelino usa gabinete do genro com empresários
Empresário Fernando Fialho não possui cargo público para despachar da sede do ministério
O sogro do ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil-MA), despacha no gabinete oficial do genro, mesmo sem ter cargo público, o que é necessário para tal atividade em um órgão de governo. O empresário Fernando Fialho também atende empresários no local, mesmo sem a presença de Juscelino.
As informações foram obtidas pelo jornal O Estado de S. Paulo, com acesso a registros de entrada e saída do prédio da pasta, por meio da Lei de Acesso à Informação.
De acordo com os dados levantados, entre fevereiro e março, ocorreram ao menos quatro visitas de caciques do setor de telecomunicações ao empresário. Um dos empresários procurados pela reportagem informou que Fialho atuou como “apoio” em discussões e que contribuiu para debates sobre a “expansão da conectividade”.
Juscelino Filho também falou ao jornal, alegando que seu sogro contribuiu para o ministério com a sua “experiência”.
Fernando Fialho já foi diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) entre 2006 e 2012. Ele também atuou como secretário de Estado do Maranhão entre 2012 e 2014. Atualmente, controla cinco empresas nos ramos de portos, construção, mineração, criação animal e consultoria.
De sua passagem pelo governo do Maranhão ficou um processo na Justiça do estado, no qual ele é réu, acusado de desvio de dinheiro público.
Fialho admitiu ao Estadão ter ido “algumas vezes” à sede do ministério liderado por seu genro, apenas como “um conselheiro informal”. Segundo ele, é “falacioso” e “leviano” dizer que ele atua na pasta ou exerce qualquer função.