Educação & Cultura
Cabedelo atinge meta de rematrículas estabelecida pelo Unicef
Resultado foi alcançado por meio da aplicação das estratégias de Busca Ativa Escolar
Cabedelo conseguiu atingir a meta de rematrículas estabelecida pelo Unicef. Isso é o que demonstram os números da primeira medição mostrada pela plataforma da organização, pelos quais o município atingiu 100% da meta de rematrículas, reconduzindo, assim, 93 alunos às salas de aula.
Para atingir esse resultado, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), juntamente com Secretarias parceiras, utilizou-se das estratégias da Busca Ativa Escolar, uma ferramenta que visa promover o contato direto das equipes com as famílias para identificar crianças e jovens que estejam fora da escola ou em situação de evasão escolar.
“A Busca Ativa é uma estratégia que visa garantir o direito à educação de todas as crianças e adolescentes, assim como busca contribuir para a redução da evasão escolar em nosso município e para a ampliação do acesso à educação. Nessa primeira medição, atingimos a meta estipulada pelo Unicef, conseguindo reconduzir um número significativo de crianças de volta à escola. Tudo isso, graças aos esforços mútuos das equipes que fazem a Seduc, por meio do comitê gestor da iniciativa, e de parceiras importantes, como a Secretaria de Assistência”, explicou a secretária de educação, Priscila Rezende.
A Busca Ativa Escolar é adotada por muitos municípios para garantir que todas as crianças e adolescentes estejam matriculados e frequentando regularmente a escola. Trata-se de uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios para que possam monitorar os índices de evasão e atuar para reduzi-los.
A iniciativa foi desenvolvida pelo Unicef, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e se destina a apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.