Connect with us

Educação & Cultura

Explore a biodiversidade da caatinga em sala de aula

A cultura local e o conhecimento popular são pontos relevantes para fortalecer os conhecimentos do bioma e ir além dos estereótipos

Minha terra tem mata branca onde canta o Carcará. Enquanto pensava em como começar este texto, lembrei-me do poema “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias. O Brasil está entre os países mais biodiversos do mundo. Em questões ambientais e culturais, possuímos biomas exclusivos de beleza singular a ser explorada e compreendida. 

Para nós, professores, é a oportunidade de trabalhar de forma integrada esses conteúdos curriculares com a realidade socioambiental em que os alunos estão inseridos, tornando o aprendizado mais significativo.

Biodiversidade do sertão

Os livros didáticos costumam apresentar e explorar os biomas “carismáticos”, como a mata atlântica, para trabalhar temas sobre ecologia, biodiversidade e biomas. 

É comum nos depararmos constantemente com araras azuis, onças pintadas, tucanos e várias outras espécies populares. Outros biomas, igualmente ricos e ecologicamente complexos, são quase sempre mal representados. A caatinga está certamente neste grupo. 

Para os meus alunos, nordestinos, que crescem cercados por esse bioma, representa perder a oportunidade de aprender com o entorno, conhecer a riqueza da biodiversidade e a importância das relações ecológicas de tudo aquilo que compõe suas identidades etnoculturais. 

Enquanto indivíduos culturais e partes integrantes do ambiente natural, nossos costumes e cultura regem nossos comportamentos. Esses aspectos compõem a diversidade da vida humana, influenciam nosso pensamento crítico, valores morais e a forma que nos relacionamos com a natureza. 

Esse é um ponto extremamente importante para quem deseja trabalhar com qualquer biomas de forma significativa: leve seu aluno a entender que é parte integrante do ambiente e, como qualquer outra espécie, está sujeito às leis e às regras do ecossistema, e que suas ações influenciam diretamente o equilíbrio desse espaço. A forma que os alunos se relacionam com o seu meio também é um ótimo viés investigativo para ser trabalhado em sala. 

Conhecimento ecológico local

nordeste é culturalmente muito rico. Do ponto de vista ecológico, há um imenso conhecimento adquirido e transmitido ao longo do tempo. Esses saberes vão desde as atividades de caça até a exploração medicinal de plantas típicas da região. 

Essas informações são importantes para o ensino de ecologia e biocultura dos alunos – ramo conhecido como Conhecimento Ecológico Local (CEL) e que, nos últimos anos, tem sido cada vez mais relevante para a criação de planos para administrar áreas de proteção ambiental. 

Por isso, a cultura e o conhecimento popular são pontos extremamente relevantes a serem trabalhados em sala, para fortalecer o conhecimento dos alunos sobre o bioma que os cerca. É a oportunidade de conectar a escola e a comunidade local. Imagine a riqueza de saberes que podem ser explorados ao entrevistar pessoas da região. Percebe as possibilidades de potencializar uma aula a respeito do bioma local?

3 sugestões para estudar os biomas brasileiros

Se estiver em outra região do Brasil, separei algumas ideias que podem auxiliar a explorar o bioma em que você e sua turma estão inseridos.

1. Explore fotografias 

Cada um pode trazer imagens de animais que podem ser observados na região. Elas podem ser editadas e reunidas em uma exposição sobre a fauna local. 

2. Proponha a elaboração de um livro de ilustrações

Essa sugestão é inspirada no filme “Animais fantásticos e onde habitam”, em que um magizoologista (biólogo bruxo), cruza a cidade de Londres atrás de vários animais mágicos. 

Após assistir ao longa-metragem com meus alunos, criamos desenhos e registros como os que apareciam no filme baseado em espécies da região – chamamos de Animais fantásticos da caatinga. Essa produção também entrou na exposição mencionada acima. 

3. Organize tipos diferentes de seminários

No lugar do formato tradicional de apresentação, já solicitei que meus alunos elaborassem vídeos curtos sobre um aspecto do bioma. Depois reunimos todas as criações em um mini documentário. Dessa forma eles puderam exercitar diversas habilidades e se conectar com o entorno. Eu chamo de seminários pitch e tem se mostrado uma ótima estratégia!

A riqueza das relações etnoecológicas

Descobri todo esse tesouro durante meu trabalho de campo no mestrado. Desenvolvi minha pesquisa em uma pequena aldeia de catadores de ostras. Assim, conheci a dona Maria, conhecida como a rainha das ostras da região.

Quando cheguei em sua casa pela primeira vez e comecei a conversar com ela, fiquei impactado com a quantidade de conhecimento que ela possuía a respeito dos moluscos que cultivava. Sua vivência me ensinou muito sobre a realidade do meu próprio entorno. 

Não tinha noção das riquezas ecológicas da caatinga até chegar à universidade. Desejava fazer algo diferente, representativo para os meus alunos. Foi desta inconformidade que nasceu o “Um ensaio biocultural”, um dos meus projetos mais significativos

Explorar a biodiversidade em sala de aula

Em Mogeiro (PB), cidade onde resido e dou aula, a caça tradicional é uma forte característica da comunidade, devido às raízes indígenas do município. Por isso, escolhi focar nessa atividade. 

Os alunos estudaram com base em artigos científicos de pesquisadores paraibanos. Também entrevistaram caçadores locais, que eram membros da família dos alunos ou que faziam parte da comunidade. 

Em parceria com a professora de Matemática Audray Silveira, os alunos puderam analisar os dados por meio de porcentagem simples. Esse exercício permitiu que eles compreendessem, por meio da interpretação dos dados, as principais características da caça e das pessoas envolvidas.

Consolidação da pesquisa de campo

Eles identificaram que a caça é realizada em sua maioria por homens (87,87%), os quais residem majoritariamente na zona rural (81,81%). Dos 33 caçadores entrevistados, pouco mais da metade utilizavam animais também para uso medicinal (54%), sendo o teju (45,45%) o mais utilizado em tratamentos de diversas inflamações. 90% dos entrevistados afirmou que a caça  tem fins de alimentação, sendo a rolinha (31,1%), teju (14.86%) e o preá (18.91%) as espécies mais consumidas. 

As crenças demonstraram influência a exploração de determinadas espécies como a lavandeira (27,27%), urubu (12,12%) e beija-flor (9,09%), apontadas como animais que não podem ser “mortos” devido a diversos simbolismos culturais. Em contrapartida, entre os animais mais temidos e vistos como “mau agouro” estão: as cobras (63,63%) e corujas (39,39%).

Com todas as informações coletadas, os alunos evidenciaram a riqueza etnoecológica que os cercavam. Quebrou com o pensamento de que a caatinga seria um deserto vermelho, árido e sem vida. Com base nessas fantásticas descobertas, nasceram os “fakemons”, os pokémons da caatinga.

A caatinga é linda, né? Viva essa aventura com seus alunos e veja a mágica acontecer! 

Linaldo Oliveira

Linaldo Oliveira é mestre em Ecologia e Conservação e professor da EMEF Iraci Rodrigues de Farias Melo, em Mogeiro (PB). Foi tetracampeão do Prêmio Educador Nota 10 do Instituto Alpargatas e eleito Educador do Ano na 24° edição do Prêmio Educador Nota 10.

Fonte: Nova Escola

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública4 horas ago

Exército Brasileiro reforça sua força terrestre com novas viaturas e míssil de última geração: testes de viaturas vvançadas e cerimônia de batismo do novo míssil ‘Max’

Segurança Pública4 horas ago

Sargentos Brasileiros se destacam em curso de liderança da Academia do Exército dos EUA; compromisso com a excelência e reconhecimento internacional

Segurança Pública4 horas ago

Primeiro voo supersônico do avião Bell X-1 revolucionou a velocidade e a tecnologia militar: com a incrível marca de Mach 1.06, equivalente a 1.126 km/h, redefiniu os limites da aviação mundial

Segurança Pública4 horas ago

Nova lei promete perda total da aposentadoria para oficiais e praças (soldados, cabos, sargentos e subtenentes), e viraliza no WhatsApp de militares das Forças Armadas Brasileiras

Segurança Pública4 horas ago

Marinha, acuada, briga na justiça para reverter decisão que retirou segredo em processo sobre fotografias de caça norte-americano: íntegra da decisão

ENTRETENIMENTO4 horas ago

Drama biográfico é a atração do mês de outubro no Cineclube da FCJA

CIDADE4 horas ago

Vídeo explosivo: prefeito de Areia de Baraúnas é flagrado em suposta compra de votos a uma semana das eleições

CONCURSO E EMPREGO4 horas ago

Paraíba gera mais de 9 mil empregos com carteira assinada em agosto

CIDADE4 horas ago

Sistema BRS: Cícero Lucena assina o financiamento internacional para novos terminais de integração e corredores viários na capital

Internacional4 horas ago

Ponte aérea de Berlim, marco da amizade Alemanha-EUA

Internacional4 horas ago

Cern aos 70 anos: colidindo partículas em nome da humanidade

Internacional4 horas ago

Reservas de petróleo fazem Guiana chamar emigrantes de volta

Internacional4 horas ago

Ultradireitistas vencem eleições legislativas da Áustria

Internacional4 horas ago

A impotência do Líbano diante do conflito Israel-Hezbollah

Internacional7 horas ago

Chefe da Unrwa descreve Gaza como inabitável

Internacional7 horas ago

Moçambique defende reforma no Conselho de Segurança para corrigir injustiça histórica

Internacional7 horas ago

Líbano: mais de 1 milhão de pessoas fogem em meio a temores de invasão

Internacional8 horas ago

Angola e Haiti citados no contexto do poder do multilateralismo e missões de paz

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

Caruncho e besourinho: pragas que comprometem qualidade dos grãos armazenados

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

Açúcar encerra setembro com altas de até 17% na Bolsa de Nova York

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

Milho: método é capaz de detectar substância tóxica nos grãos

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

Técnicos pesquisam em campo os números da próxima safra brasileira de grãos

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

PARAÍBA – Entrega de 3 toneladas de sementes de feijão crioulo é destinada à agricultura familiar no estado

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

Monitoramento dos cultivos apresenta as condições das lavouras de trigo e do início da safra 2024/25

Segurança Pública9 horas ago

Dupla é presa por violar caixas eletrônicos e agência bancária no Sertão da Paraíba

ECONOMIA9 horas ago

Paraíba terá bandeira vermelha patamar 2 em outubro

Politíca11 horas ago

Após Lei aprovada na Assembleia, IFPB instala sala de estabilização sensorial para estudantes neurodivergentes 

Politíca11 horas ago

Em reunião com presidente da Guaraves/Bom Todo, Camila propõe alerta de violência contra mulher nos produtos da empresa

CONCURSO E EMPREGO11 horas ago

Sine-PB oferece mais de 760 vagas de emprego em 11 municípios paraibanos

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 horas ago

A reforma tributária e as consequências severas para o agro 

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional6 meses ago

China

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde2 semanas ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura2 semanas ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional2 semanas ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional3 semanas ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional3 semanas ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional3 semanas ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário4 semanas ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde4 semanas ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA4 semanas ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública4 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE4 semanas ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura4 semanas ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde1 mês ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde1 mês ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura1 mês ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br