Connect with us

Educação & Cultura

Explore a biodiversidade da caatinga em sala de aula

A cultura local e o conhecimento popular são pontos relevantes para fortalecer os conhecimentos do bioma e ir além dos estereótipos

Minha terra tem mata branca onde canta o Carcará. Enquanto pensava em como começar este texto, lembrei-me do poema “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias. O Brasil está entre os países mais biodiversos do mundo. Em questões ambientais e culturais, possuímos biomas exclusivos de beleza singular a ser explorada e compreendida. 

Para nós, professores, é a oportunidade de trabalhar de forma integrada esses conteúdos curriculares com a realidade socioambiental em que os alunos estão inseridos, tornando o aprendizado mais significativo.

Biodiversidade do sertão

Os livros didáticos costumam apresentar e explorar os biomas “carismáticos”, como a mata atlântica, para trabalhar temas sobre ecologia, biodiversidade e biomas. 

É comum nos depararmos constantemente com araras azuis, onças pintadas, tucanos e várias outras espécies populares. Outros biomas, igualmente ricos e ecologicamente complexos, são quase sempre mal representados. A caatinga está certamente neste grupo. 

Para os meus alunos, nordestinos, que crescem cercados por esse bioma, representa perder a oportunidade de aprender com o entorno, conhecer a riqueza da biodiversidade e a importância das relações ecológicas de tudo aquilo que compõe suas identidades etnoculturais. 

Enquanto indivíduos culturais e partes integrantes do ambiente natural, nossos costumes e cultura regem nossos comportamentos. Esses aspectos compõem a diversidade da vida humana, influenciam nosso pensamento crítico, valores morais e a forma que nos relacionamos com a natureza. 

Esse é um ponto extremamente importante para quem deseja trabalhar com qualquer biomas de forma significativa: leve seu aluno a entender que é parte integrante do ambiente e, como qualquer outra espécie, está sujeito às leis e às regras do ecossistema, e que suas ações influenciam diretamente o equilíbrio desse espaço. A forma que os alunos se relacionam com o seu meio também é um ótimo viés investigativo para ser trabalhado em sala. 

Conhecimento ecológico local

nordeste é culturalmente muito rico. Do ponto de vista ecológico, há um imenso conhecimento adquirido e transmitido ao longo do tempo. Esses saberes vão desde as atividades de caça até a exploração medicinal de plantas típicas da região. 

Essas informações são importantes para o ensino de ecologia e biocultura dos alunos – ramo conhecido como Conhecimento Ecológico Local (CEL) e que, nos últimos anos, tem sido cada vez mais relevante para a criação de planos para administrar áreas de proteção ambiental. 

Por isso, a cultura e o conhecimento popular são pontos extremamente relevantes a serem trabalhados em sala, para fortalecer o conhecimento dos alunos sobre o bioma que os cerca. É a oportunidade de conectar a escola e a comunidade local. Imagine a riqueza de saberes que podem ser explorados ao entrevistar pessoas da região. Percebe as possibilidades de potencializar uma aula a respeito do bioma local?

3 sugestões para estudar os biomas brasileiros

Se estiver em outra região do Brasil, separei algumas ideias que podem auxiliar a explorar o bioma em que você e sua turma estão inseridos.

1. Explore fotografias 

Cada um pode trazer imagens de animais que podem ser observados na região. Elas podem ser editadas e reunidas em uma exposição sobre a fauna local. 

2. Proponha a elaboração de um livro de ilustrações

Essa sugestão é inspirada no filme “Animais fantásticos e onde habitam”, em que um magizoologista (biólogo bruxo), cruza a cidade de Londres atrás de vários animais mágicos. 

Após assistir ao longa-metragem com meus alunos, criamos desenhos e registros como os que apareciam no filme baseado em espécies da região – chamamos de Animais fantásticos da caatinga. Essa produção também entrou na exposição mencionada acima. 

3. Organize tipos diferentes de seminários

No lugar do formato tradicional de apresentação, já solicitei que meus alunos elaborassem vídeos curtos sobre um aspecto do bioma. Depois reunimos todas as criações em um mini documentário. Dessa forma eles puderam exercitar diversas habilidades e se conectar com o entorno. Eu chamo de seminários pitch e tem se mostrado uma ótima estratégia!

A riqueza das relações etnoecológicas

Descobri todo esse tesouro durante meu trabalho de campo no mestrado. Desenvolvi minha pesquisa em uma pequena aldeia de catadores de ostras. Assim, conheci a dona Maria, conhecida como a rainha das ostras da região.

Quando cheguei em sua casa pela primeira vez e comecei a conversar com ela, fiquei impactado com a quantidade de conhecimento que ela possuía a respeito dos moluscos que cultivava. Sua vivência me ensinou muito sobre a realidade do meu próprio entorno. 

Não tinha noção das riquezas ecológicas da caatinga até chegar à universidade. Desejava fazer algo diferente, representativo para os meus alunos. Foi desta inconformidade que nasceu o “Um ensaio biocultural”, um dos meus projetos mais significativos

Explorar a biodiversidade em sala de aula

Em Mogeiro (PB), cidade onde resido e dou aula, a caça tradicional é uma forte característica da comunidade, devido às raízes indígenas do município. Por isso, escolhi focar nessa atividade. 

Os alunos estudaram com base em artigos científicos de pesquisadores paraibanos. Também entrevistaram caçadores locais, que eram membros da família dos alunos ou que faziam parte da comunidade. 

Em parceria com a professora de Matemática Audray Silveira, os alunos puderam analisar os dados por meio de porcentagem simples. Esse exercício permitiu que eles compreendessem, por meio da interpretação dos dados, as principais características da caça e das pessoas envolvidas.

Consolidação da pesquisa de campo

Eles identificaram que a caça é realizada em sua maioria por homens (87,87%), os quais residem majoritariamente na zona rural (81,81%). Dos 33 caçadores entrevistados, pouco mais da metade utilizavam animais também para uso medicinal (54%), sendo o teju (45,45%) o mais utilizado em tratamentos de diversas inflamações. 90% dos entrevistados afirmou que a caça  tem fins de alimentação, sendo a rolinha (31,1%), teju (14.86%) e o preá (18.91%) as espécies mais consumidas. 

As crenças demonstraram influência a exploração de determinadas espécies como a lavandeira (27,27%), urubu (12,12%) e beija-flor (9,09%), apontadas como animais que não podem ser “mortos” devido a diversos simbolismos culturais. Em contrapartida, entre os animais mais temidos e vistos como “mau agouro” estão: as cobras (63,63%) e corujas (39,39%).

Com todas as informações coletadas, os alunos evidenciaram a riqueza etnoecológica que os cercavam. Quebrou com o pensamento de que a caatinga seria um deserto vermelho, árido e sem vida. Com base nessas fantásticas descobertas, nasceram os “fakemons”, os pokémons da caatinga.

A caatinga é linda, né? Viva essa aventura com seus alunos e veja a mágica acontecer! 

Linaldo Oliveira

Linaldo Oliveira é mestre em Ecologia e Conservação e professor da EMEF Iraci Rodrigues de Farias Melo, em Mogeiro (PB). Foi tetracampeão do Prêmio Educador Nota 10 do Instituto Alpargatas e eleito Educador do Ano na 24° edição do Prêmio Educador Nota 10.

Fonte: Nova Escola

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE2 horas ago

Rompimento relâmpago: Vice-Prefeito de Curral de Cima abandona gestão após menos de um mês de mandato

ESTADO2 horas ago

Jogo de poder na Paraíba: Alianças e articulações marcam o cenário rumo a 2026

Educação & Cultura2 horas ago

Exemplar da primeira edição do romance ‘O Boqueirão’ é devolvido à FCJA

CIDADE3 horas ago

Marmuthe comemora criação da Secretaria de Atenção à Pessoa com Deficiência na Paraíba

CIDADE3 horas ago

Vereador Guga PET comemora lançamento do projeto “Pet no Verão” em João Pessoa

Politíca3 horas ago

Ministro Wellington Dias se compromete com Veneziano a recompor os valores pagos aos produtores de leite de cabra da Paraíba

Politíca3 horas ago

Marcos Vinícius volta à CMJP para seu sétimo mandato

Politíca3 horas ago

Camila Toscano cobra conclusão da obra da PB-085 e vai levar debate para sessão especial na Assembleia

Politíca3 horas ago

Defesa da pessoa com deficiência é uma das principais bandeiras de Marmuthe Cavalcanti

Politíca3 horas ago

Júnior Araújo destina emenda para construção de Centro de Apoio à Pessoa com Autismo em Bonito de Santa Fé

Politíca3 horas ago

Ruy fortalece luta contra privilégios sendo deputado federal paraibano que menos gastou com cota parlamentar em 2024

Segurança Pública3 horas ago

Guarda Civil Metropolitana e Polícia Civil realizam operação e apreendem drogas e quatro pessoas

ECONOMIA3 horas ago

Mercado financeiro à beira do caos: IBOVESPA afunda, juros sobem e Banco do Japão atordoa o mundo

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 horas ago

Como você está construindo a resiliência digital da sua empresa?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 horas ago

OpenAI lança Operator, o agente de IA que executa tarefas de maneira autônoma

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 horas ago

Reino Unido inicia investigação sobre ecossistemas móveis da Apple e do Google

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 horas ago

LinkedIn é processado por suposta divulgação de informações de clientes para treinar modelos de IA

Internacional7 horas ago

Trump pode se arrepender de seus perdões de 6 de janeiro. Eis o porquê

CIDADE1 dia ago

Revista Isto É destaca: Conde desponta como um dos destinos turísticos mais encantadores do Brasil em 2025

Educação & Cultura1 dia ago

Santa Rita – Inscrições prorrogadas para transporte universitário e matrículas na rede municipal

Segurança Pública1 dia ago

Cícero Lucena anuncia aumento de 7,5% para a Guarda Civil Metropolitana

Nacional1 dia ago

Exoneração de Júnior Gonçalves: A reviravolta que agita o Governo de Rondônia

Judiciário1 dia ago

TCE-PB mantém débito milionário de Tibério Limeira: Irregularidades em programa social expõem fragilidades na gestão pública

Internacional2 dias ago

STF determina que União e estados apresentem planos emergenciais contra queimadas

Nacional2 dias ago

Câmara reage a vetos na reforma tributária, mas discussão deve ficar para fevereiro

CIDADE2 dias ago

Cícero Lucena apresenta programação das prévias, Folia de Rua e Carnaval Tradição com grandes nomes da música brasileira

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Tribunal de Justiça da Paraíba suspende concurso de Notas e Registro que aconteceria domingo (26)

Nacional2 dias ago

Senado terá novos líderes partidários em 2025

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Governo da Paraíba firma parceria internacional para avanços em tecnologia quântica e radioastronomia

Nacional2 dias ago

Janja e o desperdício do dinheiro público: uma tapa na cara de quem luta para sobreviver

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário9 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

ECONOMIA2 dias ago

REFORMA GARANTE ISENÇÃO DO IMPOSTO PARA ITENS DA CESTA BÁSICA

ENTRETENIMENTO2 dias ago

5 DICAS PRA HORTA EM VASOS QUE TODO MUNDO PRECISA SABER

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE E O ESTRESSE NO TRABALHO?

Saúde2 dias ago

MICROPLÁSTICOS INVADEM O CÉREBRO

Saúde2 dias ago

BEBIDAS AÇUCARADAS SÃO RESPONSÁVEIS POR UM EM CADA DEZ CASOS DE DIABETES

Educação & Cultura7 dias ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde7 dias ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional7 dias ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional7 dias ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte7 dias ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional1 semana ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde1 semana ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA1 semana ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde1 semana ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde1 semana ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde3 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br