Connect with us

Educação & Cultura

Racismo ambiental: o que é e como abordá-lo na sala de aula

O conceito, que pode ser trabalhado de forma interdisciplinar, refere-se ao mecanismo de exclusão socioambiental que afeta populações subalternizadas

Apesar de não ser algo novo, o debate sobre racismo ambiental está ganhando mais espaço atualmente na sociedade e, consequentemente, nas salas de aula. O termo diz respeito à segregação, marginalização e exposição de determinados grupos sociais – como as populações negras – a maiores riscos ambientais. 

 “A nossa história é uma história de racismo ambiental. Todos os progressos econômicos sempre fizeram com que a população negra estivesse exposta deliberadamente a riscos, seja na mineração, na agropecuária ou na indústria”, afirma Vidal Dias Mota Júnior, doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e sócio-fundador do Instituto Dacor (Dados Contra o Racismo).

Para o pesquisador, as favelas e os chamados “desastres ambientais”, como os de Mariana (MG) e Brumadinho (MG), são exemplos paradigmáticos do “racismo ambiental à brasileira”. 

“Aquilo que chamam de ‘tragédias ambientais’, na maioria das vezes, são crimes e não tragédias. Essas coisas não acontecem de uma hora para outra”, concorda Thaís Angeli,  professora de Ciências e Biologia na EMEF Engenheiro Ricardo Caramuru de Castro Monteiro, em Araraquara (SP). “O descaso pelo meio ambiente se confunde com o descaso pelas pessoas pobres”, completa a educadora, que abordou a questão do racismo ambiental em seu mestrado em Educação na Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Origem do conceito de racismo ambiental

Termo nasceu da luta por direitos civis nos EUA, nos anos 1980

O conceito de racismo ambiental surgiu na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, na década de 1980. Depois de anos de articulação das comunidades negras do Condado de Warren, para evitar que rejeitos industriais fossem depositados nas margens das estradas que circundavam o município, a Associação Nacional pelo Progresso das Pessoas de Cor (NAACP, na sigla em inglês) encabeçou uma grande manifestação para chamar a atenção da opinião pública para o problema. 

Durante seis semanas, entre setembro e outubro de 1982, ativistas e a comunidade local bloquearam as estradas de Warren para que os caminhões não descarregassem os rejeitos que estavam contaminando os lençóis freáticos da região, habitada majoritariamente por afrodescendentes. 

Apesar de não violenta, a tensão entre manifestantes e as autoridades locais se acentuou, resultando em mais de 500 prisões, entre elas a do reverendo Benjamin Chavis, um dos líderes do movimento. Ao ser detido, o religioso – que fora assistente de Martin Luther King na juventude – protestou dizendo que se tratava de “racismo ambiental”. 

Posteriormente, no livro Confronting Environmental Racism: voices from the grassroots. Cambridge (Enfrentando o racismo ambiental: vozes da base social, em traduçao livre) Chavis viria a aperfeiçoar sua ideia: “Racismo ambiental é a discriminação racial nas políticas ambientais. É discriminação racial no cumprimento dos regulamentos e leis. É discriminação racial ao escolher deliberadamente [os locais onde vivem] comunidades de cor (termo usado na época pelo autor) para depositar rejeitos tóxicos e instalar indústrias poluidoras. É discriminação racial ao sancionar oficialmente venenos e poluentes que ameaçam as vidas nas comunidades de cor.”

Tema transversal, abordagem interdisciplinar

No Brasil, a temática do racismo ambiental passou a ser mais discutida a partir dos anos 2000 e ganhou força com a centralidade do debate antirracista nos últimos dez anos. Embora a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não use o termo racismo ambiental, ele pode ser trabalhado como um dos temas transversais na área de Educação Ambiental nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Para Rosa Margarida, formadora de professores especializada em estudos africanos e afro-brasileiros, assuntos como ecologia e sustentabilidade trazem consigo questões como as relações homem-natureza e ocupação dos territórios. “Isso leva à menção do racismo ambiental, do espaço que o povo negro ocupa nesse território, o que se reporta às favelas, aos quilombos. As coisas se entrelaçam”, diz a educadora no e-book “Como construir uma escola antirracista” da NOVA ESCOLA, que pode ser baixado gratuitamente.

Para atingir esse objetivo, a recomendação é partir de assuntos que se relacionam com o cotidiano. Podem ser questões locais que afetam a comunidade onde a escola está inserida, como enchentes, deslizamentos e ausência de saneamento básico, ou abordagens mais abrangentes, que estejam repercutindo nos meios de comunicação, por exemplo. 

Vidal defende o trabalho com projetos que articulem diferentes componentes curriculares e sugere estudos do meio como uma boa porta de entrada. “Os alunos podem começar sabendo sobre os nomes das ruas. Quem são essas pessoas? Qual é a relação delas com a comunidade?”, detalha. Um passo seguinte pode ser o levantamento dos riscos e impactos ambientais no entorno da escola. “Um dos exemplos mais evidentes é a ausência de arborização e áreas de lazer em bairros mais periféricos. São os locais que mais sofrem pela falta de infraestrutura ecológica. É muito importante que a escola trabalhe isso.” Neste caso, além de Geografia e História, a proposta pode envolver Matemática, para a tabulação dos dados, e Língua Portuguesa com uma produção textual.

Thaís cita exemplos que tiveram repercussão nacional, como os deslizamentos de terra em Recife (PE) e São Sebastião (SP) ocorridos no início de 2023. “Eu já presenciei uma reportagem sobre uma ocupação se referindo aos moradores com termos preconceituosos”, conta. “Será que a ocupação irregular é uma escolha? Por que quando vem a chuva alguns grupos sofrem mais com enchentes e deslizamentos do que outros? Essas são boas perguntas para estimular a reflexão e fazer com que o estudante não aceite de forma acrítica aquilo que está chegando até ele.”

Racismo ambiental e as populações indígenas

Uma das maneiras de abordar o racismo ambiental é debater as pressões a que as diferentes comunidades indígenas são submetidas e os impactos da injustiça ambiental.

Se nos contextos urbanos as populações afrodescendentes são as mais prejudicadas, nas áreas rurais são as populações indígenas e ribeirinhas que mais sentem os impactos da injustiça ambiental. Ao levar o assunto para sala de aula, é importante abordar essas questões. 

É isso que propõe o documentário Racismo ambiental – Terra Indígena Piaçaguera, dirigido pela jornalista Catharina Apolinário e a morubixaba (cacique) Itamirim, que será trabalhado no segundo semestre deste ano nas escolas da rede pública de Santos (SP). O filme mostra a luta dos Tupi-Guarani para garantir a demarcação do território, onde vivem 363 indígenas distribuídos em onze aldeias. Espremida entre as áreas urbanizadas dos municípios de Itanhaém e Peruíbe, no litoral sul paulista, a terra indígena Piaçaguera é mais um dos casos em que territórios tradicionais indígenas são ameaçados por diferentes interesses econômicos. 

“Esse documentário foi feito na perspectiva da educomunicação, para atuar na realidade, falar com o próprio povo do território e com as pessoas de fora”, afirma Catharina. Para Vidal, trabalhos como esse trazem a possibilidade de utilização de metodologias ativas, que levam em conta as questões dos diversos contextos. “Essa vivência permite articular os problemas reais com os diferentes componentes curriculares”, salienta.

Exemplos de propostas para trabalhar em sala de aula

Uma atividade prática sugerida por Vidal para abordar o racismo ambiental voltado para comunidades indígenas é o mapeamento das pressões ambientais a que as diferentes comunidades estão submetidas. Para isso, ele recomenda a utilização de bases de plataformas, como o site Povos Indígenas no Brasil, do Instituto Socioambiental, que mapeia a presença de centenas de povos indígenas no território brasileiro. “Dá para observar como os povos da reserva do Xingu, a maior do Brasil, têm sido afetados pelo desmatamento”, pontua.

Outra ideia é fazer um levantamento, em organizações como o Greenpeace e o Inpe, para comparar como as populações indígenas estão mais expostas à contaminação por mercúrio em relação ao restante da população e como isso traz consequências para a saúde física e mental dessas sociedades.

“O racismo se manifesta na pressão que esse povo tem sobre o seu modo de viver, para que eles deixem seus hábitos e costumes”, destaca Vidal. O pesquisador cita dados da Organização das Nações Unidas (ONU) que mostram que apesar de representarem somente 5% da população mundial, os povos indígenas estão entre os 15% mais pobres e vivem em áreas que contém 80% da biodiversidade do planeta. 

“São eles que estão na linha de frente no combate a atividades como o garimpo e a extração de madeira ilegais. As pessoas serem mais expostas a riscos por conta da cor de sua pele não é mais tolerável. Nenhuma forma de desenvolvimento justifica isso.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública52 minutos ago

Exército Brasileiro reforça sua força terrestre com novas viaturas e míssil de última geração: testes de viaturas vvançadas e cerimônia de batismo do novo míssil ‘Max’

Segurança Pública55 minutos ago

Sargentos Brasileiros se destacam em curso de liderança da Academia do Exército dos EUA; compromisso com a excelência e reconhecimento internacional

Segurança Pública57 minutos ago

Primeiro voo supersônico do avião Bell X-1 revolucionou a velocidade e a tecnologia militar: com a incrível marca de Mach 1.06, equivalente a 1.126 km/h, redefiniu os limites da aviação mundial

Segurança Pública59 minutos ago

Nova lei promete perda total da aposentadoria para oficiais e praças (soldados, cabos, sargentos e subtenentes), e viraliza no WhatsApp de militares das Forças Armadas Brasileiras

Segurança Pública1 hora ago

Marinha, acuada, briga na justiça para reverter decisão que retirou segredo em processo sobre fotografias de caça norte-americano: íntegra da decisão

ENTRETENIMENTO1 hora ago

Drama biográfico é a atração do mês de outubro no Cineclube da FCJA

CIDADE1 hora ago

Vídeo explosivo: prefeito de Areia de Baraúnas é flagrado em suposta compra de votos a uma semana das eleições

CONCURSO E EMPREGO1 hora ago

Paraíba gera mais de 9 mil empregos com carteira assinada em agosto

CIDADE1 hora ago

Sistema BRS: Cícero Lucena assina o financiamento internacional para novos terminais de integração e corredores viários na capital

Internacional2 horas ago

Ponte aérea de Berlim, marco da amizade Alemanha-EUA

Internacional2 horas ago

Cern aos 70 anos: colidindo partículas em nome da humanidade

Internacional2 horas ago

Reservas de petróleo fazem Guiana chamar emigrantes de volta

Internacional2 horas ago

Ultradireitistas vencem eleições legislativas da Áustria

Internacional2 horas ago

A impotência do Líbano diante do conflito Israel-Hezbollah

Internacional5 horas ago

Chefe da Unrwa descreve Gaza como inabitável

Internacional5 horas ago

Moçambique defende reforma no Conselho de Segurança para corrigir injustiça histórica

Internacional5 horas ago

Líbano: mais de 1 milhão de pessoas fogem em meio a temores de invasão

Internacional6 horas ago

Angola e Haiti citados no contexto do poder do multilateralismo e missões de paz

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Caruncho e besourinho: pragas que comprometem qualidade dos grãos armazenados

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Açúcar encerra setembro com altas de até 17% na Bolsa de Nova York

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Milho: método é capaz de detectar substância tóxica nos grãos

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Técnicos pesquisam em campo os números da próxima safra brasileira de grãos

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

PARAÍBA – Entrega de 3 toneladas de sementes de feijão crioulo é destinada à agricultura familiar no estado

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Monitoramento dos cultivos apresenta as condições das lavouras de trigo e do início da safra 2024/25

Segurança Pública6 horas ago

Dupla é presa por violar caixas eletrônicos e agência bancária no Sertão da Paraíba

ECONOMIA6 horas ago

Paraíba terá bandeira vermelha patamar 2 em outubro

Politíca8 horas ago

Após Lei aprovada na Assembleia, IFPB instala sala de estabilização sensorial para estudantes neurodivergentes 

Politíca8 horas ago

Em reunião com presidente da Guaraves/Bom Todo, Camila propõe alerta de violência contra mulher nos produtos da empresa

CONCURSO E EMPREGO8 horas ago

Sine-PB oferece mais de 760 vagas de emprego em 11 municípios paraibanos

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

A reforma tributária e as consequências severas para o agro 

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional6 meses ago

China

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde2 semanas ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura2 semanas ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional2 semanas ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional3 semanas ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional3 semanas ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional3 semanas ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário4 semanas ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde4 semanas ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA4 semanas ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública4 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE4 semanas ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura4 semanas ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde1 mês ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde1 mês ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura1 mês ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br