ENTRETENIMENTO
Programa Espaço Cultural destaca cena musical trans e de travestis da Paraíba
Aumenta o volume que o programa Espaço Cultural desta quinta-feira (15), das 22h à meia-noite, na Rádio Tabajara FM (105,5), terá como destaque a cena musical trans e travesti da Paraíba. A edição e apresentação são do jornalista e radialista Jãmarrí Nogueira. O programa realizado pela Funesc reunirá, inclusive, novos sons de Bixarte e Ian Valentin, que são atrações do II Encontro Paraibano de Pessoas Trans e Travestis (dias 16 e 17, na Funesc).
A cantora e compositora paraibana Bixarte lançou – em março deste ano – ‘Traviarcado’, primeiro álbum de estúdio dela, patrocinado pelo projeto Natura Musical. O novo trabalho está disponível nas plataformas digitais. Apesar da forte presença do rap em faixas de parceria com Bia Ferreira e Drik Barbosa, o álbum apresenta uma nova versão da artista que aposta em ritmos latinos, etnopop, trap, batidas do Kettu e influências de R&B.
Com participações marcantes de artistas transgênero na produção das novas faixas, o disco traz à tona a necessidade básica das pessoas enxergarem as travestis e pessoas trans como seres humanos. Com nove faixas, o álbum reforça a influência dos terreiros de Kettu com menção aos orixás, o que vai ao encontro da exaltação do prazer feminino (cisgênero, transgênero ou travesti) em ser livre em suas escolhas. O disco também tem participação de Urias.
O paraibano Ian Valentin é DJ e pesquisador musical há cerca de duas décadas. Também é produtor cultural, designer gráfico e ativista social. Em seu conceito estético, explora e dissemina de forma visceral a diversidade da música brasileira, da essência latino-americana e da diáspora africana, com a fusão híbrida das sonoridades eletrônicas. É colecionador de discos de vinil e já dividiu o mesmo palco com vários artistas e grupos da música brasileira.
Ian já tocou com Africania, Bixiga 70, Chico César, Cátia de França, Céu, Dona Odete, Dusouto, Grupo Bongar, Jaguaribe Carne, Karol Conka, Liniker, Luisa e Os Alquimistas, Nação Zumbi, Os Originais do Samba, Otto, Seu Pereira, Siba, Totonho, Tulipa Ruiz, Tássia Reis, Vó Mera dentre outros. Desde 2006, é membro do Pragatecno, coletivo de DJs que visa descentralizar a música eletrônica, produzindo conteúdo, pesquisa, eventos e intercâmbios no eixo Norte/Nordeste.
O programa também vai tocar músicas de Julian Santt, Arquiza, Ilú Orin, Anaju, Primavera Blue e Aysha Adab. No último bloco, ainda vão rolar singles que acabam de ser lançados por artistas paraibanos, como PS Carvalho, Dudu Rodrigues, Anaju, banda Mottriz, Victor Rama e Sofia Gayoso.
O Espaço Cultural também tem transmissão pelo site da emissora. Antenado com as convergências de plataformas, o programa – que só toca música da Paraíba – pode ser ouvido pelo site https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/ e, no dia seguinte à apresentação, fica disponível no canal da Funesc no YouTube.