ESTADO
Técnicos do Sine-PB recebem qualificação da DataPrev/MTE para aperfeiçoar atendimento ao trabalhador
Técnicos do Sistema Nacional de Emprego na Paraíba (Sine-PB) estão participando de uma oficina de capacitação sobre os novos sistemas operacionais a serem usados pelo Sine em todo o país. A qualificação está sendo ministrada pela Gerência de Relacionamento da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (DataPrev), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Também participam técnicos dos estados do Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima e Distrito Federal. Nesta quinta-feira (22), o grupo visitará postos do Sine-PB na capital.
Segundo o gerente de Relacionamento da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (DataPrev), Vítor Dumont, a empresa está realizando juntamente com o Ministério do Trabalho a oficina para mapeamento das principais necessidades de modernização do sistema nos postos de atendimento da rede Sine, além de compartilhar com a rede, as mudanças implantadas e que já podem ser utilizadas para melhorar o atendimento, principalmente para o trabalhador. “Sabemos que trabalhadores e empregadores, que são os principais usuários, carecem de uma modernização do sistema, e essas melhorias visam facilitar o acesso ao serviço público de emprego, seja pelos canais digitais, seja no atendimento presencial”, afirmou Vítor Dumont.
Ainda de acordo com o gerente, a Dataprev é parceira do Ministério do Trabalho há pelo menos 15 anos, provendo soluções digitais, “e como parceiro estratégico do Ministério estamos atentas as demandas do trabalho, e tendo oportunidades de agendas de aproximação com os Sines, mapeando in loco as principais necessidades. E a ideia é que, ao final, o trabalhador disponha de melhores oportunidades de emprego, assim como os empregadores consigam disponibilizar mais vagas. Já estamos desde março implantando algumas mudanças no sistema que ocorrerão gradativamente até o início do segundo semestre”.
A técnica do Sine-PB Jocelma Ramos Ferreira Gomes é uma das participantes do treinamento e ressaltou a importância da oficina para a melhoria de seu trabalho. “É de fundamental importância, visto que ocorrerão muitas mudanças visando aperfeiçoamentos do serviço prestado para o trabalhador, com a implantação de novos aplicativos voltados para um melhor atendimento ao trabalhador, evitando a locomoção em busca das ofertas de emprego”, comentou.