Educação & Cultura
Webinar vai debater justiça restaurativa e retomada das aulas presenciais na próxima sexta
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) realiza, na próxima sexta-feira (06/11), às 9h, o webinar “Justiça Restaurativa e o retorno às aulas presenciais”. O evento promovido pelo Centro de Apoio Operacional da Criança, do Adolescente e da Educação e organizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) é destinado a membros, assessores, servidores do Ministério Público e público externo interessado na temática. As inscrições podem ser feitas pela internet (Clique AQUI). Haverá certificação para os 100 primeiros inscritos.
O evento terá como palestrantes o promotor de Justiça aposentado de São Paulo, Antônio Carlos Ozório Nunes, e o psicólogo e delegado internacional para o Brasil da Sociedad Científica de Justiça Restaurativa da Espanha, Paulo Moratelli. A mediação será da promotora de Justiça e coordenadora do CAO da Criança, do Adolescente e da Educação do MPPB, Juliana Couto; e a apresentação da pedagoga do MPPB, Valuce Alencar.
Segundo a promotora Juliana Couto, o evento tem como objetivo difundir a metodologia da justiça restaurativa na mediação de conflitos escolares. “O assunto ganha preponderância no acolhimento de estudantes, com a retomada das atividades escolares presenciais”, ressalta.
Palestrantes
O psicólogo Paulo Moratelli é capacitado em vários métodos de trabalho com grupos como Psicodrama, Esquizodrama, Grupos Operativos e Psicologia Transpessoal. Também é delegado internacional para o Brasil da Sociedad Científica de Justicia Restaurativa (Espanha), membro do Conselho Consultivo Global da Restorative Justice International (EUA), e diretor executivo da Coonozco, empresa que trabalha com Gestão de Pessoas e de Conflitos, realizando atendimentos, consultoria, assessoria, supervisão e mentoria nesses assuntos, além de cursos e treinamentos. É palestrante e instrutor independente de Justiça Restaurativa, Justiça Transformativa, dos Círculos Transformativos (método desenvolvido por ele), e dos Peacemaking Circles, método no qual foi certificado como instrutor por Kay Pranis em 2012. Em 2019 atuou na Espanha e no México. Em 2020, na Inglaterra e México. Foram adiados os compromissos da Austrália, Singapura, Uruguai e México novamente.
O promotor apresentado Antonio Carlos Ozório Nunes atuou na Promotoria da Infância e Juventude; foi assessor da Educação do Centro de Apoio Cível e da Tutela Coletiva do Ministério Público do Estado de São Paulo e integrou a equipe da Comissão da Infância e Juventude do Conselho Nacional do Ministério Público, em Brasília. Trabalhou com diversos projetos sobre Mediação de Conflitos e Justiça Restaurativa nas escolas. Autor de diversas publicações sobre esses temas. Esteve à frente de missões da ONU e da OEA para o fortalecimento dos sistemas de Justiça de Timor Leste e Honduras, respectivamente. Atualmente trabalha em projetos voluntários para o fortalecimento de políticas públicas relacionadas à Educação em escolas e comunidades.