CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Unike: startup de biometria facial recebe aporte de R$ 3 milhões
Companhia brasileira pretende reduzir a fricção de experiências do usuário com base na tecnologia de biometria facial
A startup de biometria facial Unike Technologies anunciou nesta semana um aporte de R$ 3 milhões, liderado pelo Reussite, fundo do sócio da Extrafarma, Isaac Lazera.
A startup se define como um “FricTech“, companhia que é focada em retirar a fricção no acesso a produtos e serviços. Em comunicado, a Unike informa que deve usar o aporte para melhorar suas experiências e “entregas no mercado de educação, varejo, entretenimento, saúde e meios de pagamento” com suas soluções de reconhecimento facial. Entretanto, a companhia ainda não revelou mais informações sobre o estágio atual ou metas de futuro.
O criador do conceito é o empreendedor brasileiro André Barretto, que também é fundador da Unike. A empresa é uma evolução de uma série de negócios geridos pelo executivo. Uma das mais conhecidas é a carteira digital desenvolvida para eventos e clubes noturnos Zigpay.
Nesse caso, fricção pode ser compreendido como o uso da análise facial na substituição de logins e senhas. Ou seja, as várias formas de garantir autenticidade no acesso dos usuários.
O mercado de soluções de biometria facial tem crescido por conta da adoção da tecnologia em experiências de marcas como Itaú, Nubank, SulAmérica, Gol, Viajanet, dentre outros.