Saúde
Exercícios intensos podem induzir derrames em pessoas com problemas arteriais
Contornos do índice de cisalhamento oscilatório em artérias carótidas saudáveis com estenose de 30% e estenose de 50% para frequências cardíacas normais (67 batimentos por minuto), moderadas (100 bpm) e altas (140 bpm).
Estenose
A maioria das pessoas ignora os avisos que incentivam a consultar um médico antes de praticar exercícios mais vigorosos, seja em uma academia, seja por contra própria. Afinal, o exercício não é bom para todos?
Acontece que certas condições podem tornar perigoso o aumento da frequência cardíaca associada ao exercício.
Pesquisadores do Instituto Indiano de Tecnologia Kharagpur descobriram que uma frequência cardíaca elevada pode induzir um derrame em pacientes com artérias carótidas altamente bloqueadas.
Por outro lado, para pacientes saudáveis e aqueles com artérias apenas ligeiramente bloqueadas, o exercício é benéfico para manter o fluxo sanguíneo saudável.
As artérias carótidas fornecem fluxo sanguíneo aos tecidos faciais e ao cérebro e estão localizadas em ambos os lados do pescoço. Quando gordura, colesterol e outras partículas se acumulam nas paredes internas da carótida, elas formam uma placa que estreita a artéria.
Esse estreitamento é chamado de estenose e, embora possa ser muito difícil detectar os estágios iniciais do acúmulo de placa, a estenose é perigosa porque limita o fluxo sanguíneo para o cérebro. Sem o sangue necessário, o cérebro fica sem oxigênio e o paciente sofre um derrame.
Cheque sua saúde arterial
Nas pessoas saudáveis, uma frequência cardíaca elevada aumenta e estabiliza a força de arrasto que o sangue exerce na parede do vaso, reduzindo o risco de estenose. Mas, para pacientes que já apresentam estenose, isso pode não ser tão benéfico.
“O exercício intenso apresentou efeitos adversos em pacientes com níveis de estenose moderados ou altos,” disse Somnath Roy. “Ele aumenta substancialmente o estresse de cisalhamento na zona de estenose, o que pode causar a ruptura da estenose. Essa placa rompida pode então fluir para o cérebro e seu suprimento sanguíneo, causando um derrame isquêmico.”
Além disso, uma frequência cardíaca elevada pode aumentar a probabilidade de formação de outra estenose.
Vários fatores contribuem para estenose e risco de AVC, incluindo idade, estilo de vida e genética, mas os pesquisadores recomendam verificar a saúde arterial regularmente para pessoas que fazem exercícios intensos. Eles também recomendam um regime de exercícios cuidadosamente prescrito para pessoas com estenose moderada a grave ou com histórico de derrames.