Connect with us

Internacional

Temores na Alemanha que capital privado se aposse da saúde

Investidoras compram consultórios em massa que, orientados para o lucro, levariam a tratamentos caros. Ministro da Saúde condena “capitalismo predatório” e médicos protestam: interesse do paciente continua acima de tudo

Cresce na Alemanha a preocupação de que os médicos passem a prescrever tratamentos desnecessários, pressionados pelos grupos internacionais de investimentos que compram cada vez mais consultórios. A tendência se aplicaria em especial àqueles que oferecem serviços extras custosos, não cobertos pelos seguros de saúde, como oftalmólogos, radiologistas e odontólogos.

Uma análise publicada em maio pelo coletivo de pesquisa financeira Finanzwende indicou que, em 2022, firmas de capital privado (private equity) adquiriram 174 consultórios médicos na Alemanha, contra 140 no ano anterior e apenas dois em 2010.

Operações de catarata são lucrativas para oftalmologistas; cuidados emergenciais, não

Segundo pesquisa da emissora pública NDR, essas multinacionais já seriam proprietárias de centenas de estabelecimentos por todo o país, ao ponto de algumas cadeias deterem monopólio em certas regiões e municipalidades.

Em 2022, a problemática entrou no radar do governo alemão: “Estou pondo um fim à compra de consultórios por investidoras, por absoluta ganância de lucros”, declarou o ministro da Saúde Karl Lauterbach ao periódico Bild am Sonntag em dezembro.

O social-democrata prometeu ainda um projeto de lei “para impedir esses gafanhotos” de entrarem no setor médico, uma alusão ao capitalismo predatório de corporações de private equity que adquirem firmas ou imóveis em massa e executam reestruturações questionáveis, para depois revendê-los com lucro máximo e seguir adiante, sem considerar as consequências locais.

Sistema de saúde de dois níveis na Alemanha

Horst Helbig, porta-voz da Sociedade Alemã de Oftalmologia (DOG) e diretor de uma clínica na cidade de Regensburg, na Baviera, confirma que o benefício financeiro é o foco das clínicas geridas por investidoras.

“O propósito de um grupo de investimentos é 100% fazer lucro: eles não querem outra coisa e, no fim das contas, não têm permissão para fazer qualquer outra coisa. É claro que um consultório de propriedade de um único profissional também precisa fazer dinheiro, mas sua finalidade primordial é fornecer cuidados médicos.”

Ministro social-democrata Karl Lauterbach jurou combater práticas médicas voltadas exclusivamente para o lucro

Um relatório de 2022 do instituto de pesquisa IGES parece fundamentar essa afirmação, ao concluir que as clínicas de investidores ganham 10,4% mais em taxas do que as de propriedade única. Por sua vez,  a Federação Alemã de Operadoras de Centros de Cuidados Médicos (BBMV) rebate a conclusão que suas unidades careçam de autonomia do ponto de vista medicinal.

A Alemanha possui um sistema de saúde em dois níveis, financiado pelas contribuições de empregados e empregadores, somando centenas de bilhões de euros ao ano. O seguro de saúde é compulsório para todo cidadão, e as seguradoras públicas, que servem cerca de 90% da população, não podem recusar seus serviços a ninguém. Apenas cerca de 10% opta pelos seguros particulares, que oferece mais serviços.

Helbig, da DOG, diz vir registrando a tendência dos consultórios das investidoras de recusarem os segurados do sistema público, para se concentrarem nos que lhes trarão lucro: “Alguns pacientes são lucrativos, outros custam dinheiro, e o que temos notado é que muitos que não podem ser tratados com lucro estão sendo transferidos para os hospitais públicos.”

Isso se faz notar especialmente em clínicas oftalmológicas, onde há grandes disparidades de preço entre os tratamentos, e alguns não são cobertos pelo seguro: “O que é bem pago são operações de catarata, ao contrário de qualquer tipo de procedimento de emergência”, exemplifica o oftalmologista.

Pacientes não sabem se tratamento é ditado por lucros

Os atrativos para os fundos de capital privado são óbvios: a Finanzwende calcula que a margem de lucro deles sobre o valor investido chega a 20% – mas só se comprarem um número suficiente de consultórios.

A pesquisadora do coletivo Aurora Li explica que o modelo de negócio desses fundos depende de fundir diversos estabelecimentos e realizar reestruturações operacionais arriscadas neles, em parte através de empréstimos, para mais adiante vendê-los com lucro.

“O foco não é no lucro operacional, mas no fluxo de dinheiro constante. Então, se a companhia é capaz de manter um fluxo regular, pressionando os médicos para venderem tratamentos lucrativos, e usando menos capital próprio e mais créditos, elas podem se tornar atraentes para outros investidores financeiros.”

“Só é possível criar um fluxo alto de verba possuindo muitos consultórios médicos”, completa a funcionária da Finanzwende, e toca num ponto nevrálgico: “É profundamente alarmante os pacientes não poderem estar seguros de que seu tratamento não é influenciado por expectativas de lucro.”

Grupos de investimento fornecem equipamento ultramoderno aos consultórios

Médicos rechaçam associação com “gafanhotos”

Antes mesmo que o projeto de lei prometido pelo ministro Lauterbach se materialize, certas associações já protestam pelo emprego de termos como “gafanhotos”. Segundo a BBMV, com base em dados governamentais, não há provas estatísticas de que o tratamento nas clínicas geridas por investidoras seja inferior, de algum modo.

Em maio, numa carta indignada, profissionais dos centros de cuidados médicos como os geridos pela BBMV rejeitaram as dúvidas que Lauterbach teria lançado sobre sua autonomia profissional: “Na qualidade de médicos contratados, exercemos nossa profissão com a mesma paixão e comprometimento com o paciente que os nossos colegas nos consultórios particulares […] ou nos hospitais. Infelizmente notamos que o nosso trabalho está sendo denigrido em público.”

Partindo para a ofensiva, a BBMV afirmou que nos consultórios próprios há a mesma motivação para obter lucro. O argumento procede, mas só até certo ponto, rebate Helbig.

“Com certeza, há médicos trabalhando em clínicas geridas por investidoras que não admitem ser pressionados. E, claro, há outros que têm estabelecimento próprio para quem o tratamento médico não é a prioridade.” Porém as pressões, insiste, são maiores no primeiro tipo de consultório.

Private equities têm seu lado bom?

O porta-voz da Associação Nacional dos Médicos do Seguro de Saúde Público (KBV) Roland Stahl adota um tom conciliatório, ressalvando que “nem todo investidor é um gafanhoto”, mas é diferente quando grupos de investimentos compram consultórios em áreas específicas para criar monopólios.

“Claro, é preciso manter isso sob observação. Mas investimento de capital pode ser positivo, pois às vezes possibilita a aquisição de equipamento médico caro, como scanners de ressonância magnética, por exemplo.”

Também Helbig não é, em princípio, contra a ideia de fundir consultórios, já que os particulares enfrentam tantas pressões econômicas diferentes, que o sistema não é praticável em sua forma atual.

Poucos médicos estão preparados para encontrar o financiamento e enfrentar as jornadas semanais de 60 horas necessárias a fundar seu próprio estabelecimento, admite o porta-voz dos oftalmologistas alemães: “Hoje é muito difícil fazer tudo sozinho. Realmente faz sentido compartilhar esses recursos todos, então é preciso alguma mudança.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional2 horas ago

🇧🇷 Camisa vermelha na Seleção? Só se for pra enterrar a liberdade! Aqui é Brasil, cabra safado! E aqui quem manda é o povo, não comunista de gabinete!

CIDADE4 horas ago

Procon-JP alerta consumidor que corte de luz ou água não pode ocorrer às sextas, finais de semana e feriados

ESTADO4 horas ago

Saúde encerra Curso de Aperfeiçoamento sobre Regulação do SUS para Profissionais da 2ª Macrorregião

Segurança Pública4 horas ago

Operação da Cagepa flagra furto de água tratada em adutora do Cariri

ESTADO4 horas ago

Assistência Farmacêutica de João Pessoa passa a funcionar em novo prédio em maio e fecha para balanço nesta quarta (30)

ESTADO4 horas ago

João Azevêdo libera parte superior do Viaduto Luciano Agra para tráfego de veículos nesta quarta-feira

ESTADO4 horas ago

Cagepa investe mais de R$ 1 milhão em expansão de sistema de esgoto em Cuiá, em João Pessoa

Esporte4 horas ago

Governo da Paraíba publica lista de beneficiários do Bolsa Esporte 2025

ESTADO5 horas ago

Governo da Paraíba promove I Seminário Estadual de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual nesta quarta-feira

Saúde5 horas ago

Saúde da Paraíba intensifica vacinação nas escolas para atualização de caderneta de crianças e adolescentes

Educação & Cultura5 horas ago

Paraíba vence competição internacional de robótica com vice-liderança na modalidade artística

ESTADO5 horas ago

Governo da Paraíba decreta ponto facultativo nesta sexta-feira

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Circuito Cardume apresenta dois espetáculos do grupo Magiluth no Teatro Paulo Pontes

Politíca5 horas ago

Ruy defende devolução de recursos às vítimas de fraudes no INSS durante visita do Ministro Lupi à Comissão da Previdência

Politíca5 horas ago

Assembleia Legislativa aprova projeto de Camila Toscano que libera acesso de personal trainer nas academias

Politíca5 horas ago

Deputados aprovam campanha de prevenção à erotização precoce de crianças e adolescentes na Paraíba

Politíca5 horas ago

Mandato comprometido com práticas esportivas é reforçado por parlamentar

CIDADE5 horas ago

CMJP aprova prorrogação da validade das carteiras de estudante de 2024

Politíca5 horas ago

Ruy confirma presença do ministro Carlos Lupi na sessão da Comissão de Previdência e Assistência Social desta terça

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Assustado de Ruth Avelino: Uma Viagem aos Anos 70, 80 e 90

ENTRETENIMENTO6 horas ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde6 horas ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional6 horas ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde6 horas ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

Educação & Cultura6 horas ago

Quem foi o primeiro brasileiro a participar de um conclave

Internacional7 horas ago

Morte de jovem negro pela polícia revolta Alemanha

Internacional7 horas ago

Liberais do premiê Mark Carney vencem eleição no Canadá

Internacional7 horas ago

Espanha e Portugal investigam o que causou apagão

Internacional7 horas ago

alerta para violações de direitos humanos na Guiné-Bissau

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte11 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE11 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde5 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO6 horas ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde6 horas ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional6 horas ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde6 horas ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO24 horas ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional24 horas ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde24 horas ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA24 horas ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA24 horas ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional5 dias ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO5 dias ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde5 dias ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde5 dias ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura7 dias ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO7 dias ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA7 dias ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde7 dias ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional1 semana ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde2 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde2 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Educação & Cultura2 semanas ago

O QUE O NOVO ESTUDO SUGERE SOBRE DINOSSAUROS?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE EXPLICA A LONGEVIDADE DAS ABELHAS RAINHAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FOI O 1º OBJETO INTERESTELAR DETECTADO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE MARCA A PRIMAVERA?

Saúde2 semanas ago

QUANDO COMEÇAM TESTES EM HUMANOS?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br