Connect with us

Internacional

“Cordão sanitário” contra ultradireita alemã está rachando

Presidente da CDU, principal partido de centro-direita da Alemanha, provoca escândalo político ao defender publicamente que sua sigla coopere em governos municipais com ultradireitista AfD, que cresce nas pesquisas

Durante sua candidatura à presidência do partido alemão União Democrata Cristã (CDU), de centro-direita, em novembro de 2021, Friedrich Merz anunciou um cordão sanitário entre a sua legenda e o partido Alternativa para a Alemanha (AfD), de ultradireita, e ameaçou expulsar os correligionários que quisessem governar com eles.

Mas esse cordão sanitário contra a ultradireita parece estar rachando. No domingo (23/07), Merz defendeu uma abordagem pragmática em relação à AfD em uma entrevista à emissora pública ZDF e disse que não haveria problema em trabalhar com representantes da ultradireita em governos municipais.

Segundo Merz, se um prefeito da AfD for eleito em uma vila,  cidade ou distrito, como ocorreu recentemente pela primeira vez, “é natural que tenhamos que procurar maneiras de garantir que possamos continuar a trabalhar juntos na cidade”, disse. A fala despertou reação em seu próprio partido, que o forçou a recuar nesta segunda-feira.

Na semana passada, em uma reunião da CDU com sua legenda-irmã na Baviera, a União Social Cristã (CSU), Merz já havia descrito o bloco de centro-direita como a “Alternativa para a Alemanha – com substância”.

A observação não passou despercebida por Alice Weidel, copresidente da AfD, que tuitou: “Não importa o quanto o Sr. Merz se curve, nós continuamos sendo o original”.

Quando Merz assumiu o comando da CDU em novembro de 2021, ele prometeu reposicionar seu partido e reduzir a AfD à metade. Dezoito meses depois, o apoio à AfD dobrou suas intenções de voto e, segundo pesquisas recentes, alcança entre 20% e 22% em todo o país – atrás apenas do bloco CDU/CSU, que oscila pouco abaixo de 30% e aparentemente não tem conseguido se beneficiar da rejeição ao atual governo alemão, formado por uma coalizão de social-democratas, liberais e verdes.

Adoção da retórica de ultradireita

Em uma tentativa de surfar no crescimento da ultradireita, Merz e outros políticos da CDU/CSU vêm mimetizando a retórica da AfD sobre refugiados e se concentrando no fortalecimento da economia e em políticas de lei e ordem.

A AfD tem lucrado com o sentimento anti-imigração depois que a Alemanha voltou a registrar um aumento no número de refugiados, com a chegada de mais de um milhão de ucranianos desde o início da guerra.

Em sua entrevista no domingo, Merz defendeu propostas de seu partido para alterar as leis de asilo do país. Não há dúvida de que a Alemanha é um país que deseja ajudar o mundo, mas “essa ajuda não deve ser abusada”, disse, acrescentando que atualmente ela estaria sendo abusada “centenas de milhares de vezes”.

Ele concluiu que uma “solução para a questão da migração” também teria um efeito colateral: “A AfD encolherá novamente.”

O chefe da CSU da Baviera, Markus Söder, que está buscando a reeleição em outubro, também vem intensificando seu ataque ao Partido Verde e usando pontos da retórica da ultradireita.

Nesta segunda-feira, porém, ele tentou se diferenciar de Merz e disse rejeitar qualquer cooperação com a AfD em governos locais: “A AfD é antidemocrática, de extrema direita e divide nossa sociedade. Isso não é compatível com nossos valores.”

O prefeito de Berlim, Kai Wegner, também filiado à CDU, foi outro político que criticou Merz.  “A AfD só conhece ser do contra e dividir. Onde deve haver cooperação?”, escreveu no Twitter, acrescentando que A CDU “não pode trabalhar com um partido cujo modelo de negócio é o ódio, a divisão e a exclusão”.

Estratégia tem eficácia questionável

O cientista político Werner Krause, da Universidade de Potsdam e um dos autores de uma pesquisa que examina as estratégias dos principais partidos e o sucesso da extrema direita, afirma à DW que a retórica de imitação desse discurso por partidos tradicionais não funciona.

“Há uma sabedoria comum que diz que se os partidos tradicionais fossem menos progressistas em relação à migração, não haveria sucesso da direita radical”, diz, apontando para a reação interna dos partidos alemães contra a abordagem acolhedora da ex-chanceler da CDU, Angela Merkel, em relação a centenas de milhares de refugiados que fugiram da Síria, do Iraque, do Afeganistão e do norte da África para a Europa em 2015.

Em toda a Europa, partidos de ultradireita contrários à imigração vêm crescendo, e algumas legendas tradicionais têm procurado adotar uma retórica de ultradireita e políticas de linha dura sobre imigração com o objetivo de recuperar o apoio perdido.

Mas dados de 12 países europeus, alguns dos quais datam da década de 1970, mostram que essa é uma estratégia que não funciona. “Se você for duro contra a imigração, até certo ponto você legitima a visão e a agenda política da extrema direita e, em termos bem simples, os eleitores observarão essa mudança nas propostas políticas dos principais partidos, mas ainda preferirão o original à cópia”, diz Krause.

O exemplo mais recente, afirma, é o da Espanha, onde a mudança para políticas linha dura anti-imigração de linha dura por parte dos principais partidos de direita, o Partido Popular (PP) e o Cidadãos (Ciudadanos), não impediu a ascensão do partido de ultradireita Vox

Diversos estudos mostram que, quando um partido de ultradireita se torna um participante estabelecido na arena eleitoral, é muito difícil reduzir seu apoio, segundo Krause. Ele ressalta que, quando os partidos tradicionais adotam políticas de imigração mais restritivas, isso tende a ter um efeito adverso, pois os eleitores tendem a migrar para os partidos de ultradireita.

“Se observarmos o partido de extrema direita Aurora Dourada na Grécia, ele sofreu derrotas eleitorais substanciais depois que as autoridades estaduais estabeleceram uma ligação direta entre a liderança do partido e a violência extremista de direita”, diz Krause. Mas esse sucesso durou pouco, “e agora há três partidos de extrema direita no Parlamento grego”.

O mesmo acontece na França, onde Marine Le Pen, presidente do Reagrupamento Nacional, de ultradireita, é agora a força eleitoral mais significativa da direita, e segue como a ser a única beneficiária de debates sobre identidade e migração. 

Ação é mais importante que discurso

O sentimento anti-imigrante é apenas um elemento de um padrão mais amplo, de acordo com Katja Hoyer historiadora anglo-alemã e especialista em história nacional alemã.

Em meio à alta do custo de vida decorrente da recuperação da pandemia e da invasão da Ucrânia pela Rússia, às rápidas mudanças sociais e tecnológicas e às guerras culturais que se seguiram, os eleitores estão irritados por serem ignorados, rotulados e ridicularizados, afirma ela, acrescentando que isso é particularmente verdadeiro nas regiões do leste, onde há um apoio comparativamente alto à AfD.

Ela lembra que, durante os 16 anos de mandato de Angela Merkel, a CDU/CSU passou de um partido socialmente conservador, firmemente situado na centro-direita do espectro político, para um partido semelhante ao Partido Social-Democrata (SPD) com inclinações à esquerda, o que criou um vácuo político à direita.

“Se você tinha alguma preocupação com a imigração, não havia realmente nenhum lugar para votar”, afirmou Hoyer à DW. “À direita [na CDU] não havia nada, até o AfD de fato.”

“Muitos dizem que foram às ruas em 1989 para derrubar uma ditadura e, portanto, não estão dispostos agora a permitir que um Estado lhes diga como viver suas vidas e o que fazer”, disse Hoyer, acrescentando que os principais partidos deveriam se esforçar mais para falar diretamente com as pessoas dessas comunidades e combater a ultradireita com boas políticas, e não com retórica inflamada.

Na Alemanha Ocidental pós-guerra, os principais partidos tentaram ser amplos o suficiente para acomodar os eleitores de ultradireita. “Não acho que repetir o que o AfD faz seja o caminho a seguir”, disse Hoyer. “Não se pode continuar fazendo a política como usual e depois usar um pouco da linguagem que se aprendeu com o AfD e esperar que isso faça com que os problemas desapareçam.”

Se os políticos tradicionais não fizerem um esforço real para tentar reconquistar as pessoas, Hoyer acredita que os eleitores se voltarão para a ultradireita em um número ainda maior, o que poderia representar um “perigo genuíno” para a democracia liberal.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE1 hora ago

Procon-JP alerta consumidor que corte de luz ou água não pode ocorrer às sextas, finais de semana e feriados

ESTADO2 horas ago

Saúde encerra Curso de Aperfeiçoamento sobre Regulação do SUS para Profissionais da 2ª Macrorregião

Segurança Pública2 horas ago

Operação da Cagepa flagra furto de água tratada em adutora do Cariri

ESTADO2 horas ago

Assistência Farmacêutica de João Pessoa passa a funcionar em novo prédio em maio e fecha para balanço nesta quarta (30)

ESTADO2 horas ago

João Azevêdo libera parte superior do Viaduto Luciano Agra para tráfego de veículos nesta quarta-feira

ESTADO2 horas ago

Cagepa investe mais de R$ 1 milhão em expansão de sistema de esgoto em Cuiá, em João Pessoa

Esporte2 horas ago

Governo da Paraíba publica lista de beneficiários do Bolsa Esporte 2025

ESTADO2 horas ago

Governo da Paraíba promove I Seminário Estadual de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual nesta quarta-feira

Saúde2 horas ago

Saúde da Paraíba intensifica vacinação nas escolas para atualização de caderneta de crianças e adolescentes

Educação & Cultura2 horas ago

Paraíba vence competição internacional de robótica com vice-liderança na modalidade artística

ESTADO2 horas ago

Governo da Paraíba decreta ponto facultativo nesta sexta-feira

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Circuito Cardume apresenta dois espetáculos do grupo Magiluth no Teatro Paulo Pontes

Politíca2 horas ago

Ruy defende devolução de recursos às vítimas de fraudes no INSS durante visita do Ministro Lupi à Comissão da Previdência

Politíca2 horas ago

Assembleia Legislativa aprova projeto de Camila Toscano que libera acesso de personal trainer nas academias

Politíca2 horas ago

Deputados aprovam campanha de prevenção à erotização precoce de crianças e adolescentes na Paraíba

Politíca2 horas ago

Mandato comprometido com práticas esportivas é reforçado por parlamentar

CIDADE2 horas ago

CMJP aprova prorrogação da validade das carteiras de estudante de 2024

Politíca2 horas ago

Ruy confirma presença do ministro Carlos Lupi na sessão da Comissão de Previdência e Assistência Social desta terça

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Assustado de Ruth Avelino: Uma Viagem aos Anos 70, 80 e 90

ENTRETENIMENTO3 horas ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde3 horas ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional3 horas ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde3 horas ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

Educação & Cultura4 horas ago

Quem foi o primeiro brasileiro a participar de um conclave

Internacional4 horas ago

Morte de jovem negro pela polícia revolta Alemanha

Internacional4 horas ago

Liberais do premiê Mark Carney vencem eleição no Canadá

Internacional4 horas ago

Espanha e Portugal investigam o que causou apagão

Internacional4 horas ago

alerta para violações de direitos humanos na Guiné-Bissau

Internacional4 horas ago

Guterres pede resgate da solução de dois Estados no conflito israelo-palestino

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte11 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE11 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde5 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 horas ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde3 horas ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional3 horas ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde3 horas ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO21 horas ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional21 horas ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde21 horas ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA21 horas ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA21 horas ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional5 dias ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO5 dias ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde5 dias ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde5 dias ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura7 dias ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO7 dias ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA7 dias ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde7 dias ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional1 semana ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde2 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde2 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Educação & Cultura2 semanas ago

O QUE O NOVO ESTUDO SUGERE SOBRE DINOSSAUROS?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE EXPLICA A LONGEVIDADE DAS ABELHAS RAINHAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FOI O 1º OBJETO INTERESTELAR DETECTADO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE MARCA A PRIMAVERA?

Saúde2 semanas ago

QUANDO COMEÇAM TESTES EM HUMANOS?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br