Saúde
Hospital de Coremas registra 245 atendimentos ambulatoriais e de urgência no plantão do final de semana
O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade pertencente à rede estadual de saúde, registrou 245 atendimentos no final de semana. Entre a noite da última sexta-feira (11) e a meia-noite deste domingo (13), foram atendidas 128 pessoas no ambulatório médico e 117 na Urgência e Emergência, totalizando 245 atendimentos no período. Seis pacientes precisaram ficar internados para cuidados posteriores.
A maior demanda de atendimento foi de pessoas com queixas de dores diversas (38), seguida de casos de vômitos (14) e síndrome gripal (13). A quarta maior demanda de atendimento foi de pacientes com quadro de diarreia. Casos de queixas de dores de cabeça foram a quinta causa de maior frequência de atendimentos neste plantão. Além destes casos, o hospital atendeu pacientes por causa de quedas, com crise nervosa, ferimentos provocados por objetos perfuro/cortante, febre, crise hipertensiva, amigdalite, retenção urinária e dispneia. Houve ainda um caso de reação alérgica, um sinistro de trânsito com moto e ainda um caso de sangramento que requereu cuidados médicos.
Na urgência, o plantão de maior movimento foi o do dia 11, quando 48 pessoas foram atendidas, seguido do sábado (12), quando outras 41 deram entrada. No plantão de domingo (13), outras 28 pessoas foram atendidas. Nos atendimentos ambulatoriais, o dia de maior movimento também foi a sexta-feira (11), quando foram atendidas 51 pessoas, seguida do sábado, quando outras 45 pessoas foram assistidas. No domingo, mais 32 pessoas passaram por consulta clínica no ambulatório da unidade que, desde a semana passada, implantou a chamada eletrônica via sistema informatizado.
As cinco internações que ocorreram durante o plantão foram de pacientes com infecção de ferida, cefaleia, crise hipertensiva, DPOC- doença pulmonar que obstrui as vias aéreas e HDA – hemorragia digestiva alta.