CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Pasta segura do Google Fotos agora funciona no iPhone e na web
O Google finalmente liberou a opção de criação de pastas seguras no Fotos para mais usuários. Anteriormente disponível apenas na versão Android do aplicativo, o recurso de privacidade agora está disponível para quem tem iPhone e também na versão web da plataforma, possibilitando que os utilizadores ocultem imagens e screenshots da visualização geral.
A ideia é trazer mais proteção a arquivos sensíveis e que não podem ser vistos ou compartilhados com todos. A pasta segura do Google Fotos também pode ser configurada para permanecer apenas no próprio dispositivo, ou seja, sincronizada com a conta, mantendo as preferências de proteção também em outras plataformas e, claro, os arquivos salvos onde o usuário estiver.
A possibilidade foi liberada pela primeira vez em 2021, inicialmente como um recurso exclusivo dos celulares da linha Píxel; pouco depois, se tornou um recurso padrão do Google Fotos para Android. Agora, chega ao iOS e à versão web com a tradicional liberação segmentada ao longo dos próximos dias e semanas até que todos tenham acesso à função.
Uma vez disponível, o recurso está presente na opção Gerenciamento do aplicativo. Um card de função relacionado à criação de pastas secretas aparecerá aos usuários, possibilitando a criação do diretório e a inserção das imagens sincronizadas pelo serviço; na sequência, vem a solicitação para ativação ou não do backup, conforme o que cada pessoa preferir.
As fotos e vídeos armazenados na pasta secreta somente poderão ser visualizadas após a uma verificação de segurança. Nos celulares, por exemplo, isso pode ser feito a partir do código do dispositivo ou autenticação biométrica, enquanto na web, senhas e outras checagens semelhantes também podem ser exigidas.
Atualização do Google Fotos torna configurações mais simples
Ao lado do update para os aplicativos de iOS e web, o Google Fotos também recebe um design mais direto ao ponto para sua tela de configurações.
Como forma de simplificar a experiência do usuário, as opções relacionadas a privacidade, compartilhamento, notificações e outros atributos ganharam um novo layout, com menos informações sendo exibidas de uma vez e mais peso nas fontes para cada uma das opções disponíveis.