Connect with us

Politíca

ALPB discute medidas de enfrentamento e combate ao feminicídio na Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quinta-feira (26), uma audiência pública para debater ações de enfrentamento e combate ao feminicídio na Paraíba. O evento, que aconteceu no Plenário José Mariz, foi presidido pela deputada Danielle do Vale, e contou com a participação das deputadas Camila Toscano, Cida Ramos, Francisca Motta, Jane Panta, Silvia Benjamin e do deputado Alexandre de Zezé, além de representantes do Poder Público do Estado e da sociedade civil organizada.
 
A realização da audiência pública proposta pela Comissão de Direitos foi aprovada por todos os parlamentares que, com base nos altos índices de assassinatos de mulheres registrados em 2023, demonstraram preocupação e viram a necessidade de debater o tema na Casa de Epitácio Pessoa.
 
A presidente da Comissão, deputada Danielle do Vale, assim como, as demais integrantes da bancada feminina da ALPB, as deputadas Camila Toscano, Cida Ramos, Danielle do Vale, Francisca Motta, Jane Panta e Sílvia Benjamin, anunciaram na semana passada a campanha denominada ‘Feminicídio, basta!’, reforçando o compromisso do Poder Legislativo na luta contra o feminicídio e em defesa dos direitos das paraibanas.
 
“Esse é um apelo, na verdade, da Casa Legislativa que abraça essa causa no intuito conscientizar e fortalecer essa rede de apoio nesse enfrentamento ao feminicídio. A Casa está bem empenhada nessa pauta, que, na verdade, é uma crise, pelo qual está passando o Brasil e na Paraíba não é diferente”, avaliou a deputada.
 
O presidente da ALPB, Adriano Galdino, destaca que a Assembleia tem inúmeras ações que objetiva reduzir o número de feminicídios no Estado, promover o fortalecimento e a articulação da rede de enfrentamento e atendimento às mulheres em situação de violência, além de garantir e proteger os direitos femininos. “É indispensável que se promovam ações para prevenir o feminicídio. Essa luta deve ser encampada por todos os deputados, não apenas da bancada feminina”, ratificou.
 
Danielle do Valle, recentemente, apresentou projeto de lei que insere o tema de prevenção à violência contra a mulher, com um tema transversal nas escolas públicas do Estado. O texto já foi aprovado pelo Poder Legislativo e aguarda agora a sanção do Executivo. “Eu acredito que a educação é a base para tudo e a gente precisa ter uma mudança de cultura e isso se insere a partir das primeiras gerações, das futuras gerações que precisam ter essa consciência de respeito, de tolerância e de igualdade de gênero”, afirmou a presidente da Comissão de Direitos da Mulher.
 
Além deste PL, a parlamentar apresentou encaminhamentos como a ampliação da linha de crédito especifica para mulheres através do Empreender-PB; recomendar aos Poderes a realização de campanhas indicativas e informativas de enfrentamento ao feminicídio; apresentar proposta de um grupo interinstitucional para a criação do observatório da violência doméstica; fortalecer ações e políticas públicas de acolhimento e apoio às mulheres vítimas de violência doméstica; consolidar, publicizar e tornar acessíveis leis criadas pela ALPB em defesa dos direitos das mulheres; além da realização de campanhas em prol do desarmamento.
 
Para a deputada Cida Ramos, tão importante quanto os projetos apresentados na ALPB em defesa dos direitos da mulher, são as ações conjuntas entre os poderes públicos e a sociedade civil organizada. “A Casa, como um todo, está unida na luta pelo enfrentamento ao feminicídio, que chega a ser uma epidemia. Aqui na Paraíba, cinco mulheres foram mortas no período de 72 horas. Nessa audiência pública, queremos dizer que precisamos unir forças em torno de um único propósito: a vida das mulheres. Um país não consegue crescer quando uma parcela da população está sendo exterminada. Precisamos unir forças para mudar essa cultura patriarcal, feminicida, que coloca as mulheres como seres de segunda categoria”, afirmou a parlamentar.
 
A deputada Francisca Motta afirmou que a Assembleia está fazendo sua parte e vai continuar trabalhando em defesa dos direitos das mulheres paraibanas. A parlamentar ressaltou que muitas conquistas já foram obtidas, a exemplo da Leia Maria da Penha, porém, muitos desafios ainda precisam ser vencidos. “Nós temos que lutar por mais. Nós vamos mostrar o nosso poder de convencimento a esse povo. As mulheres vivem assustadas com tanta violência”, alertou Francisca Motta.
 
Já a deputada Camila Toscano reforçou a necessidade de oferecer condições para as mulheres identificarem o início do ciclo de violência doméstica. “A Casa tem um papel fundamental nisso. As mulheres precisam saber que não estão sozinhas. Precisam ser incentivadas a denunciar desde o primeiro assédio, que é sutil, mas é visível demais”, disse. Camila sugeriu ainda que a Assembleia se desloque às comunidades e aos bairros para ampliar ainda mais os debates com a população, assim como, a conscientização sobre o enfrentamento da violência contra a mulher.
 
A secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, explicou que a Paraíba tem uma das redes especializadas mais sólidas do país, que conta com todos os serviços que preconizam a Lei Maria da Penha, como casas, abrigos, centros de referência, além da Patrulha Maria da Penha, que, de acordo com a secretária, já atua em 100 municípios. “O que nós precisamos ainda é que a sociedade se some a nós. Essa iniciativa da Assembleia Legislativa pode ajudar nesse quesito, ou seja, que a sociedade perceba que a violência diz respeito a todas nós. Precisamos do aparato do Estado, mas precisamos também da sociedade contribuindo nesse processo”, declarou Lídia Moura.
 
O apoio de toda sociedade também foi reivindicado pela coordenadora das delegacias especializadas de Atendimento à Mulher, Sileide de Azevêdo. “O feminicídio é a última e irreparável violência contra uma mulher e é precedida de outras formas de violência, a violência física, a violência psicológica, a moral, e a sociedade precisa ajudar a essa mulher a procurar ajuda”, argumentou.
 
A promotora de Justiça e ouvidora do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Dulcerita Alves, reforçou a importância da rede de apoio da mulher que sofre violência. “A mulher pode e deve contar com o Ministério Público para garantir sua segurança. Mas, o que acontece é que, muitas vezes, ela mesma não se dá conta que está em um ciclo de violência. Por isso, oferecemos a ouvidoria da mulher. É um instrumento importante de escuta humanizada e acolhedora, que está à disposição da mulher e da sua rede de apoio”, explicou a promotora.
 
Dulcerita acrescentou ainda que a rede de apoio disponibilizada pelo MPPB, geralmente, é a primeira a perceber o cenário de violência e tem papel fundamental para que a mulher sinta-se acolhida e protegida. Para ter acesso à ouvidoria do Ministério Público basta entrar e contato pelo número (83) 2107.6000 ou (83) 2107.6150 ou acessar o endereço ouvidoria.mppb.mp.br.
 
Também participaram da audiência a defensora pública-geral da Paraíba, Maria Madalena Abrantes; a promotora do Núcleo de Gênero, Diversidade e Igualdade Racial do MPPB, Liana Carvalho; a secretária da Mulher do Município de João Pessoa, Nena Martins; a promotora de Justiça da Mulher de João Pessoa, Rosane Araújo; a vice-reitora da UEPB, professora Ivonildes da Silva Fonseca; a subcomandante da Sede da Patrulha Maria da Penha de João Pessoa, Tenente Adriana; a psicóloga da Defensoria Pública da Paraíba, Vanilda Luna.
 
Todas as sessões, reuniões, solenidades e debates realizados pela Assembleia Legislativa podem acompanhados pelo povo paraibano através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário20 horas ago

Fiscalização analisa prestação de serviços da Defensoria Pública da União

CIÊNCIA & TECNOLOGIA20 horas ago

Empresa japonesa lança pendrive “mais curto” do mundo com até 512 GB

CIÊNCIA & TECNOLOGIA20 horas ago

Apple já tem planos para lançar óculos inteligentes

Esporte21 horas ago

Flamengo recusa pedida de Arrascaeta e congela renovação: ‘Outras prioridades’

Esporte21 horas ago

UFC 315: Belal Muhammad e Valentina Shevchenko batem peso e confirmam disputas de cinturão

Esporte21 horas ago

Alpine conversa com representantes de Perez sobre 2026

Esporte21 horas ago

“A cobrança está sendo forte”, diz Gallo sobre queda de rendimento do Botafogo-PB

Saúde21 horas ago

Nozes reduzem inflamação e risco de câncer de cólon

CONCURSO E EMPREGO21 horas ago

10 dias para encerrar: Exército Brasileiro envia mensagem especial aos candidatos ao concurso de Sargento da ESA de 2025

CONCURSO E EMPREGO21 horas ago

Concurso EsPCEx 2025 teve as inscrições PRORROGADAS, 440 vagas para pessoas com ensino médio

Segurança Pública21 horas ago

DRF: “A capacidade técnica de cada um de vocês explica esses resultados”, diz superintendente da PCPB, em solenidade na Câmara Municipal

Segurança Pública21 horas ago

Exército aumenta número de generais: de 2019 a 2025 a força ganhou mais 13 cadeiras

Segurança Pública21 horas ago

Polícia Civil da Paraíba prende dois suspeitos de homicídio em São José do Bonfim

Segurança Pública21 horas ago

Apesar de crise orçamentaria e falta de recursos, Lula quer doar 2 aeronaves da Marinha ao Uruguai: PL que autoriza doação de Helicópteros Bell Jet Ranger III(IH-6B) é enviado ao congresso

Segurança Pública21 horas ago

DRACO: Polícia Civil prende 42 investigados e causa prejuízo de quase R$ 3 milhões ao crime organizado; confira dados nacionais

Segurança Pública21 horas ago

A motocicleta militar com tração nas duas rodas que incrementa a mobilidade tática para operações especiais nos EUA

ENTRETENIMENTO22 horas ago

Nando Cordel e João Gomes lançam “Você apareceu no São João”

Saúde22 horas ago

Profissionais de saúde alertam e explicam sobre a importância da vacinação materna

Nacional22 horas ago

Governo Lula vai à Justiça contra Flávio Bolsonaro por associar presidente a facções criminosas

Nacional22 horas ago

Sóstenes “abre fogo” contra o STF: “O Brasil não será refém de 11”

Nacional22 horas ago

Governo Lula libera homenagem a prostíbulo de SP pela Lei Rouanet

ECONOMIA23 horas ago

Haddad: dinheiro bloqueado de entidades permite ‘começar’ a ressarcir aposentados

Nacional23 horas ago

Caso Ramagem eleva a tensão institucional entre o Congresso e o STF

Esporte23 horas ago

Italo quebra prancha, é eliminado e pode perder liderança no Mundial de Surfe

Esporte23 horas ago

Brasileiras garantem três bronzes em 1º dia de Grand Slam de Judô

Nacional23 horas ago

Turma do STF tem maioria para condenar Zambelli a 10 anos de prisão

CIDADE23 horas ago

 Semana debate campanha Maio Amarelo

ECONOMIA23 horas ago

Procon-PB realiza pesquisa de gás de cozinha e constata diferença de até R$ 60,00 no preço do botijão completo

CIDADE24 horas ago

Funjope inicia pagamento do edital Multiáreas, do Fundo Municipal de Cultura

Judiciário24 horas ago

TJPB atende pleito da OAB-PB e PJe volta a identificar acesso de terceiros a processos

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura1 dia ago

ONDE OCORRE A ESCOLHA DO NOVO PAPA?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

QUANDO TROCAR ORQUÍDEA DE VASO?

Internacional1 dia ago

QUAL É O NOME DE BATISMO DO PAPA LEÃO 14?

Saúde1 dia ago

COMO SE CHAMA O TRAUMA CAUSADO POR SOM ALTO?

Internacional1 dia ago

QUEM FUNDOU A REPÚBLICA DA TURQUIA?

Saúde3 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde3 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde3 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde2 semanas ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional2 semanas ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde2 semanas ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional2 semanas ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde2 semanas ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional2 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde2 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde2 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura3 semanas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA3 semanas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde3 semanas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br