Connect with us

Educação & Cultura

Violência nas escolas: o que podemos fazer?

Se sabemos as causas e conhecemos as soluções, estamos resolvendo o problema?

Há cerca de apenas seis meses, escrevi um artigo intitulado Atentados, suicídios: os jovens diante da violência do mundo, por conta do assassinato de uma professora ao tentar evitar que um aluno matasse colegas. Pois aqui estamos nós, novamente diante da mesma situação bárbara e horrorosa. Todas as vidas importam, nenhuma morte é fato trivial, mas – nesses casos – o assassinato é apenas a ponta do iceberg. Abaixo dessa ponta, que mira dramaticamente o céu, existe uma imensa massa de sofrimento, bullying, cobranças sociais e expectativas pessoais frustradas; dores que provavelmente não são novas na sociedade, mas que ganharam espaço para aflorarem tragicamente em nossos dias.

Não pretendo repetir aqui as coisas que escrevi a bem pouco tempo, mas alguns aspectos me impressionaram na comparação da cobertura jornalística dos dois casos. Nesse momento, existe uma assertividade muito grande com relação ao que se deve fazer para evitar essas tragédias. Seis meses atrás, os jornalistas procuravam especialistas e gestores, tentando entender por que essas coisas acontecem e como evitá-las. Várias respostas eram aventadas, sempre com cuidado para não criar estigmas nem se comprometer com falsas soluções.

Um diagnóstico relativamente bem conhecido

Hoje, bem pouco tempo depois, existe uma análise consolidada sobre o que estamos vivendo. Sabemos que nossos jovens estão sujeitos a altos níveis de pressão social, numa sociedade cada vez mais conectada e dependente do “êxito” individual, onde todos tem a obrigação de se mostrarem vitoriosos, mas bem poucos o são de fato. Uma sociedade que censura o bullying e a discriminação, mas que continua condenando aqueles que se mostram diferentes, os mais frágeis e os que não conseguem se mostrar vitoriosos em seus contextos sociais. Ao mesmo tempo, as redes sociais criaram “bolhas” onde esses excluídos podem se encontrar e ser doutrinados por ideologias truculentas e incitados à vingança violenta contra uma sociedade que não os respeita.

Também sabemos o que pode ser feito: capacitar a escola, por meio tanto do oferecimento de profissionais especializados quanto pela formação de professores, para detectar e acompanhar adequadamente os estudantes passíveis de exibir comportamentos perigosos; ajudar as famílias na educação de seus filhos, quando mostram comportamentos agressivos; aumentar a vigilância e preparar os jovens para não se deixarem influenciar pelos sites da “dark web”, onde são incentivados à prática de atos violentos.

Mas, se sabemos as causas e conhecemos as soluções, estamos resolvendo o problema? Até aqui, parece que não: cerca de metade dos atentados ocorridos no Brasil foram perpetrados nos últimos dois anos. Temos que aceitar, contudo, alguns dados da realidade… Esses atos de violência extrema são relativamente raros e o trabalho iniciado demorará algum tempo para atingir a maioria do sistema escolar e da população jovem. Por outro lado, num país que sabidamente investe pouco e mal na educação, que enfrenta sérios problemas de segurança pública, esse é apenas um entre tantos desafios enfrentados pelos governos.

Isso não isenta os gestores públicos de suas responsabilidades. Nesse atentado mais recente, os estudantes disseram à imprensa que o jovem já havia feito ameaças e que os seus colegas já haviam comunicado o fato à escola. Houve descaso ou despreparo por parte dos responsáveis. O governo estadual de São Paulo começou um programa de contratar psicólogos para trabalhar nas escolas, mas foram apenas 500 num sistema com 5.200 escolas… Muito pouco, como o próprio governo reconheceu. O governo federal tem gerado documentos e eventos de formação, mas também ainda não tem um programa nacional de combate à violência nas escolas.

Nossas comunidades

Neste cenário, as comunidades católicas têm, também elas, a sua responsabilidade, em vários níveis da vida social. Em primeiro lugar, ajudar as famílias diante do que acontece com seus jovens e nas escolas. As famílias não podem ter um discernimento adequado se estão aterrorizadas e alarmadas com a situação. É importante que a comunidade católica se ajude a enfrentar esse problema com a devida tranquilidade e confiança no Senhor. O bom cristão, mais do que se preocupar, se ocupa com os problemas: estar atento ao que acontece com os jovens, sendo uma companhia segura, sem sufocá-los ou alarmá-los; ficar próximo da escola, interagindo com professores e gestores de maneira colaborativa, não só cobrando ou questionando, mas também dando o incentivo e o apoio necessários.

Os grupos de jovens católicos são muito importantes neste cenário. Jovens precisam de outros jovens, de companhia sadia, de espaços de alegria e socialização adequados; de companheiros mais velhos nos quais possam se espelhar; ouvidos amigos que escutem suas dores e os ajudem a procurar o apoio necessário. A comunidade católica pode e deve ser o local privilegiado onde nossos jovens encontram tudo isso.

A justiça que só Deus pode nos dar

Tragédias sempre acontecem e continuarão a acontecer. Lutamos para que sejam cada vez menos frequentes, menos trágicas, mas sabemos que, assim como os pobres (Mc 14, 7), também tragédias sempre teremos. Diante de tanta dor que as cerca, não podemos deixar de nos voltar a Deus.

Quem poderá trazer justiça àqueles que morreram ainda jovens? Existe justiça humana capaz de consolar suas famílias enlutadas? E os próprios perpetradores e suas famílias, não são eles também vítimas de uma sociedade que – como máquina de moer carne – destrói sonhos e esperanças, esmaga a autoestima e não apresenta caminhos senão os da violência? A raiva e a vingança podem parecer se satisfazer com punições rigorosas, mas sabemos que a dor e o vazio permanecem…

A única justiça que, de fato, nos interessa, a justiça restaurativa, que recompõem a humanidade desfigurada pela tragédia e pela dor, só pode nascer do amor e da ternura de Deus todo-poderoso. É um milagre pelo qual só podemos pedir, no qual só podemos esperar porque já vivenciamos, ainda que de forma embrionária, as maravilhas que Ele faz por nós.

Por isso, o convite à oração que a Igreja sempre faz nessas ocasiões não é um gesto meramente formal, mas o cerne de toda a nossa resposta à violência.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional2 horas ago

Lula irá torrar R$ 110 milhões em novela com artistas petistas

Nacional2 horas ago

Ex-mulher denuncia Arthur Lira à Comissão Interamericana

Educação & Cultura2 horas ago

Enem 2024: Ubes pede passe-livre a estudantes nos dois dias de provas

Esporte3 horas ago

Data de Palmeiras x Botafogo será alterada por final da Libertadores

Esporte3 horas ago

Recordista de lutas, Rafael dos Anjos se prepara para o UFC 308: relembre os grandes momentos de sua carreira

Esporte3 horas ago

Amistoso Brasil x Colômbia neste sábado abre preparação para Copa 2027

Esporte3 horas ago

F1: Ferrari lidera com Sainz o segundo treino do GP do México

Esporte3 horas ago

João Fonseca salva 11 match points, mas é eliminado nas quartas em Brest

Esporte3 horas ago

Sousa confirma chegadas de meia e zagueiro

Educação & Cultura4 horas ago

3 PARADOXOS GREGOS CURIOSOS

Saúde4 horas ago

COMO CUIDAR DE FERIDAS E LESÕES?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

IMAGENS INÉDITAS DO POLO SUL DE MARTE ENVIADAS POR SONDA

ECONOMIA4 horas ago

EMPRESA DE LIMPEZA VERDE ABRE FÁBRICA NO BRASIL

ESTADO4 horas ago

João Azevêdo se reúne com empresários de Campina Grande e define investimentos em infraestrutura nos distritos industriais 

Politíca4 horas ago

Debate na TV Cabo Branco: Cícero Lucena destaca propostas para desenvolvimento econômico, turismo e “mobilidade do futuro”

Nacional8 horas ago

A decadência da esquerda: como o PT e seus aliados prejudicaram o Brasil e distanciaram-se do povo

ECONOMIA9 horas ago

Veja o que muda na aposentadoria de servidores com Reforma da Previdência se regras forem unificadas

Saúde9 horas ago

Prefeitura promove vacinação nos três pontos móveis e no Busto de Tamandaré

Educação & Cultura9 horas ago

Cícero Lucena e Leo Bezerra reforçam compromisso de pagar bolsas para jovens programadores do CODE e estudantes da EJA

Esporte9 horas ago

Paraíba homenageia seleção brasileira de futebol de areia pela conquista do hexacampeonato mundial

Educação & Cultura9 horas ago

Startups da UFPB são aprovadas em chamadas públicas da Fapesq

Educação & Cultura10 horas ago

Lançado novo edital para apoio à realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação na Paraíba

Educação & Cultura10 horas ago

Governo da Paraíba lança edital para seleção de equipes do Programa Celso Furtado

Educação & Cultura10 horas ago

Alunos da Paraíba são medalhistas olímpicos de informática com auxílio do programa Computadores para a Inclusão

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

Suínos: cai poder de compra frente ao milho

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

Trigo registra leve queda em Chicago

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

Açúcar fecha semana perto da estabilidade, porém chuva no Centro-Sul traz viés de baixa

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

custo de nutrição é principal ponto de atenção

CIDADE10 horas ago

Vereador parabeniza a Legião da Boa Vontade pelos 67 anos de trabalho social na cidade de João Pessoa

Esporte10 horas ago

Prefeitura de João Pessoa realiza 3ª edição da Remada Rosa em alusão à prevenção ao câncer de mama

ECONOMIA10 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional10 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CIDADE10 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde10 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional10 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura10 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional10 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional10 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO8 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO10 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO11 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO5 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte5 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional7 meses ago

China

ENTRETENIMENTO2 meses ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Educação & Cultura4 horas ago

3 PARADOXOS GREGOS CURIOSOS

Saúde4 horas ago

COMO CUIDAR DE FERIDAS E LESÕES?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

IMAGENS INÉDITAS DO POLO SUL DE MARTE ENVIADAS POR SONDA

ECONOMIA4 horas ago

EMPRESA DE LIMPEZA VERDE ABRE FÁBRICA NO BRASIL

Nacional12 horas ago

Eleições: 51 municípios terão segundo turno neste domingo

ENTRETENIMENTO2 dias ago

O MESTRE DOS DISFARCES: O POLVO QUE SE TRANSFORMOU DIANTE DOS MEUS OLHOS

ECONOMIA2 dias ago

BRICS EQUIVALE A 31,5% DO PIB DO MUNDO

Saúde2 dias ago

COMO MANTER O CORPO HIDRATADO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

NOVA BATERIA PARA CARROS ELÉTRICOS PROMETE 300 KM COM CARGA DE 5 MINUTOS

Internacional2 dias ago

FLUXO DE ÁGUA DA TERRA ENTRA EM COLAPSO

Nacional6 dias ago

Senado Aprova: porte de arma para agentes de segurança socioeducativos

Judiciário2 semanas ago

Em série de vídeos, ativistas explicam conceitos ligados à luta por direitos

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

FLORES COMESTÍVEIS

Internacional2 semanas ago

REINO UNIDO PARA DE PRODUZIR ENERGIA COM CARVÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

ECONOMIA2 semanas ago

GOVERNO SANCIONA LEI DO COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Educação & Cultura2 semanas ago

A CARTA QUe EINSTEIN CHAMOU DE ‘GRANDE ERRO’

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISADORES ESTUDAM CAROÇO DE AÇAÍ PARA CRIAR CARVÃO VEGETAL

Saúde3 semanas ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura3 semanas ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional3 semanas ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde1 mês ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura1 mês ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional1 mês ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br