Connect with us

Judiciário

Técnicos alertam sobre riscos da falta de perícia profissional em vídeo de Moraes em Roma

Os peritos da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da defesa do empresário Roberto Mantovani consideram que, sem uma perícia profissional do vídeo do aeroporto de Roma que mostra a confusão envolvendo a família do ministro Alexandre de Moraes, em julho, há risco de manipulação ou edição do material, ainda que não intencional, que comprometeria o esclarecimento do caso.

Desde que as gravações foram enviadas da Itália para o Brasil, em setembro, o material é guardado a sete chaves pelo ministro Dias Toffoli no Supremo Tribunal Federal (STF), onde o caso é investigado. Por duas vezes, ele negou à defesa de Mantovani obtenção de cópia do vídeo. Autorizou apenas que peritos, advogados e procuradores tenham “acesso” ao material dentro do STF, para assistir ao vídeo sob vigilância da Polícia Federal e com assinatura de um termo de sigilo.

A PGR, a quem cabe conhecer a fundo o que ocorreu para apontar se há crime ou não no episódio, bem como a defesa de Mantovani, apontado por Moraes como suposto agressor, apresentaram a Toffoli relatórios técnicos de seus peritos argumentando que, se não forem liberadas cópias autênticas para eles, é inviável a realização da perícia.

Até o momento, não houve perícia do material nem sequer pela PF. Foi feita uma “análise” por um policial comum da corporação, num texto cheio de expressões imprecisas – como “aparentemente” e “parece” – para narrar o entrevero que teria ocorrido entre a família de Moraes e de Mantovani na porta da sala VIP do aeroporto internacional de Roma.

Com base em três gravações que teriam chegado da Itália, o agente Clésio Leão de Carvalho contou a história de que Mantovani teria agredido o filho do ministro, corroborando a versão de Moraes. Mesmo sem ter ouvido o que ocorreu no local, o policial atribuiu a contenda à mulher do empresário, que teria ficado revoltada com o fato de não entrar a sala VIP, o que teria sido concedido a Moraes e sua família.

“Aparentemente, chegou a bater no rosto da vítima, que teve óculos deslocados (ou caídos no rosto) […] Roberto Mantovani levantou a mão direita e atingiu o rosto (ou os óculos) de Alexandre Barci De Moraes, deslocando fazendo sair de sua face o acessório do filho do ministro […] Pela postura subsequente de Alexandre Barci após ter sido atingido no rosto pela mão de Roberto Mantovani, os óculos não teriam caído ao chão, pois BARCI não chegou a se abaixar para recuperar os óculos tendo apenas reposicionado o acessório no rosto”, escreveu.

Quando essa “análise” foi divulgada no inquérito, a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) criticou o procedimento, sem a participação de um profissional da categoria. “É preocupante que procedimentos não periciais possam ser recepcionados como se fossem “prova pericial”, uma vez que não atendem às premissas legais, como a imparcialidade, suspeição e não ter, obrigatoriamente, qualquer viés de confirmação, que são exigidas dos peritos oficiais de natureza criminal”, disse a entidade em nota, no início de outubro.

A defesa de Mantovani contestou a versão dos fatos feita pelo agente da PF, apontando que ela omitiu uma informação registrada pela polícia italiana ao analisar as imagens: que o filho de Moraes teria, antes, “tocado de leve a nuca do antagonista”. “Aproximadamente às 18:39:12 é detectável o único contato físico digno de menção, ocorrido entre Mantovani Roberto e o filho da personalidade [Alexandre Barci]. Na circunstância esse último, provavelmente exasperado pelas insistentes agressões verbais recebidas, agitou o membro superior esquerdo, tocando de leve a nuca do antagonista, que, ao mesmo tempo, realizava a mesma ação com o braço direito, impactando levemente os óculos de Alexandre Barci de Moraes”.

Para esclarecer de fato o que houve, a PGR pediu a Toffoli a cópia. Para isso, apresentou ao ministro parecer técnico que diz que a decisão do ministro, de negar essa extração, “vai de encontro às melhoras práticas adotados no mercado e na academia”.

“Trata-se de uma determinação tecnicamente bastante temerária e desnecessária, haja vista que o dispositivo questionado e os dados lá mantidos, por diversos fatores, poderiam ser indevidamente excluídos ou editados, intencionalmente ou não. Em suma, a boa prática preconiza que toda a análise pericial e investigativa, sempre que tecnicamente possível, seja realizada em uma cópia de trabalho absolutamente fiel à original, justamente, para evitar contaminação da evidência ou prova digital”, diz o parecer, assinado pelo perito da PGR Thiago Caparelli Navarrete Ordinas, chefe da Assessoria Nacional de Perícia em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); e Winicius Ferraz Neres, coordenador da Coordenadoria de Investigação em Evidências Digitais e Eletrônicas (Code).

Eles sugeriram ao ministro que autorize dois servidores da PGR a comparecerem ao STF para fazer uma cópia, de modo não apenas a preservar a gravação guardada no tribunal, mas também assegurar, com tecnologia própria, que a cópia seja totalmente fiel ao material. “Esse procedimento é considerado de suma importância, pois garantirá a integridade da evidência digital durante todo o processo judicial”, escreveram.

Depois disso, “em ambiente controlado” e com equipamentos apropriados, produziriam um laudo identificando dados sobre a gravação das imagens, as câmeras que registraram o bate-boca, data e hora do evento, entre outras informações de interesse da investigação, com análise qualitativa e descritiva dos eventos registrados em vídeo”, sem com isso “expor desnecessariamente a intimidade de terceiros”.

A defesa de Mantovani, por sua vez, contestou a decisão de Toffoli não só apresentando a versão mais completa da polícia italiana, mas também com um relatório técnico do perito particular Ricardo Molina, contratado pelos defensores do empresário. Molina também julga necessário obter uma cópia não só para preservar o material guardado no STF, mas também para verificar como a gravação foi feita, se está completa e editada. “É totalmente inviável realizar qualquer análise percuciente e exaustiva sem o acesso direto ao vídeo, por meio de programas específicos instalados em nossas máquinas”, escreveu o perito.

Ele argumentou que um clone do vídeo não afetaria em nada a gravação em poder do STF e que há tecnologias simples para assegurar que a cópia seja idêntica. Criticou ainda a “análise” pelo agente policial, que não demonstrou a integridade do arquivo recebido da Itália, nem como foi manipulado e executado para compor a narrativa, com base em 146 frames. Notou, por exemplo, que apesar do agente descrever as cenas registrando a hora, minuto e segundo de cada ato destacado, tais dados não se encontram nas imagens. Ou seja, não há qualquer garantia que a sequência de acontecimentos seja fidedigna aos fatos como se desenrolaram.

“Nem mesmo se sabe se esses foram os únicos arquivos enviados, pois não houve qualquer rigor quanto à documentação relacionada com a manutenção da cadeia de custódia”, observou ainda Ricardo Molina. Ele acrescentou que o próprio arquivo digital em posse do STF é uma cópia da gravação original feita na Itália. “Nem mesmo se sabe se outras cópias foram produzidas: teria o APF Clésio Leão de Carvalho, responsável pela ‘Informação 004/23’ trabalhado com o arquivo recebido diretamente da Itália? Não se produziu, como de praxe, um backup de trabalho? Isto seria inusitado (além de arriscado).”

A “cadeia de custódia” é, basicamente, a descrição de como o material foi obtido, armazenado e manuseado de modo a preservar sua integridade, para que seja considerado válido como prova. Como mostrou a Gazeta do Povo, a falta de perícia também levou a defesa de Mantovani a questionar Toffoli se a gravação está íntegra, sem adulterações.

Trata-se da mesma alegação que fez o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para questionar e anular, no STF, as provas da Odebrecht que registravam pagamentos ao petista. Como não havia essa garantia, o ministro Ricardo Lewandowski anulou as ações por corrupção e lavagem contra ele. Depois, Dias Toffoli anulou a validade dessas provas – cópias de sistemas – para todos os réus da Lava Jato.

Após negar a cópia à PGR e à defesa de Mantovani, Toffoli mandou o delegado que toca a investigação na PF, Hiroshi de Araujo Sakaki, designar um perito para “acompanhar” o acesso dos envolvidos ao vídeo, dentro do STF. Os advogados de Alexandre de Moraes e sua família, admitidos pelo ministro como “assistentes de acusação”, já pediram uma data a Toffoli para poder ver as gravações dentro do tribunal, sem pedir perícia sobre o material.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional15 horas ago

Lula volta a prometer isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil

Judiciário16 horas ago

Novas regras de férias e feriados para trabalhadores em 2025 

Judiciário16 horas ago

Resposta decisiva sobre trabalho intermediado por aplicativos deverá vir do STF

Internacional16 horas ago

EUA dão 30 dias para Israel ampliar acesso de ajuda a Gaza

Internacional16 horas ago

Ataques israelenses em alvos civis fazem colapsar serviços essenciais no Líbano

ESTADO20 horas ago

Paraíba recebe autorização para implantar novas estações de rádio comunitária

ESTADO20 horas ago

Maus-tratos e risco à saúde: CRMV-PB faz alerta sobre uso de animais na brincadeira do ‘cabelo maluco’

Politíca20 horas ago

ALPB concede cidadania paraibana ao sensei Hayashi Kawamura

Judiciário20 horas ago

Harrison Targino anuncia advogada Janny Milanês como candidata a vice-presidente da OAB-PB

CIDADE20 horas ago

TCE-PB e Secretaria de Educação promovem seminário sobre alfabetização para orientar prefeitos eleitos e reeleitos

Politíca20 horas ago

Projeto de Jutay cria programa para ensinar a estudantes economia e finanças e estimular empreendedorismo

Judiciário20 horas ago

STF confirma decreto que restabeleceu alíquotas do PIS/Pasep e da Cofins

CIDADE20 horas ago

Colegiado do TCE aprova contas da Câmara de Puxinanã e mantém suspensão de concurso público

AGRICULTURA & PECUÁRIA20 horas ago

Publicações orientam como coletar sementes e produzir mudas de árvores do Cerrado

CIDADE20 horas ago

Judiciário20 horas ago

OAB-PB estreia programa da TV Câmara hoje (17/10)

ENTRETENIMENTO20 horas ago

‘Operação Borboleta’: programa Espaço Cultural recebe cineasta Silvio Toledo

Educação & Cultura20 horas ago

Ensino de Libras a alunos ouvintes poderá se tornar obrigatório

Esporte20 horas ago

Comissão de Esporte analisa vínculo trabalhista para árbitros

Saúde21 horas ago

Conheça as ações do Ministério da Saúde para a prevenção e controle da obesidade na Paraíba

CIDADE21 horas ago

Comissão delibera pela cessão de imóvel em Pedras de Fogo ao TRE-PB

CIDADE21 horas ago

Comarcas de Areia, Picuí, Cuité e Araruna recebem inspeções técnicas do projeto ‘Acesso Seguro’

ESTADO21 horas ago

Tarifa Social de Energia Elétrica: saiba quem tem direito ao benefício

CIDADE21 horas ago

Justiça anula eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bananeiras e determina novo pleito em 90 dias

AGRICULTURA & PECUÁRIA21 horas ago

No dia mundial da alimentação, João e Pollyanna celebram lançamento do PAA Estadual com investimento de mais de R$ 5 milhões

Politíca1 dia ago

As alegações de abuso de poder político e econômico em Santa Rita poderão levar a perda de mandato

Politíca1 dia ago

Governador rebate Jane Panta e diz que em Santa Rita não foi movida uma palha para reelegê-lo em 2022

Politíca1 dia ago

TRE-PB realiza preparação das urnas para o segundo turno em Campina Grande e João Pessoa

Politíca2 dias ago

Jane Panta afirma que foi um erro ter votado em João Azevedo e passa a integrar bancada de oposição na ALPB

Politíca2 dias ago

Veja a agenda do ex-presidente Bolsonaro em visita a João Pessoa nesta quinta-feira (17)

ECONOMIA10 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional10 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE10 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde10 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional10 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Educação & Cultura10 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional10 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional10 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO11 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Esporte5 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ECONOMIA3 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional7 meses ago

China

ENTRETENIMENTO1 mês ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário5 dias ago

Em série de vídeos, ativistas explicam conceitos ligados à luta por direitos

ENTRETENIMENTO1 semana ago

FLORES COMESTÍVEIS

Internacional1 semana ago

REINO UNIDO PARA DE PRODUZIR ENERGIA COM CARVÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

ECONOMIA1 semana ago

GOVERNO SANCIONA LEI DO COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Educação & Cultura1 semana ago

A CARTA QUe EINSTEIN CHAMOU DE ‘GRANDE ERRO’

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PESQUISADORES ESTUDAM CAROÇO DE AÇAÍ PARA CRIAR CARVÃO VEGETAL

Saúde2 semanas ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura2 semanas ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional2 semanas ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde1 mês ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura1 mês ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional1 mês ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional1 mês ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional1 mês ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional1 mês ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO1 mês ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário1 mês ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde1 mês ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA1 mês ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública1 mês ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br