Connect with us

Internacional

ONU pede cumprimento urgente de resolução do Conselho de Segurança sobre conflito Israel-Palestina

Chefe de direitos humanos, Volker Turk, faz apelo por solução política; ele aponta ataques a civis e ressalta a necessidade de ação humanitária; chefe da agência da ONU para Refugiados Palestinos reforça que “não há lugar seguro” em Gaza e fala de “tolerância zero” a discurso de ódio, racismo e discriminação

O chefe de direitos humanos da ONU, Volker Türk, pediu as partes do conflito no Oriente Médio para que adotem “imediatamente” as medidas da resolução aprovada pelo Conselho de Segurança nesta quarta-feira.

Ele citou que o texto pede “pausas humanitárias urgentes e prolongadas e corredores em toda a Faixa de Gaza”, entre outras demandas “crucialmente necessárias”.

Ataques contra civis

Na quinta-feira, Turk falou com jornalistas na sede da ONU em Genebra, Suíça, e alertou que em Gaza os “’médicos operam em crianças gritando sem anestesia, usando celulares como luz”.

O chefe dos direitos humanos fez um novo apelo para as partes “largarem suas armas” e criarem um “espaço político para um caminho fora desse horror”.

Turk condenou o amplo ataque contra civis nas últimas cinco semanas de violência e pediu responsabilização pelas graves violações de direitos.

Hospital Al Naser em Khan Younis, sul da Faixa de Gaza

Hospital Al Naser em Khan Younis, sul da Faixa de Gaza

Ele enfatizou que ataques direcionados a hospitais, escolas, mercados e padarias, bem como punições coletivas com o bloqueio e cerco de Israel impostos a Gaza, são proibidos pelo direito internacional humanitário.

O representante da ONU destacou que também é proibido “lançar mísseis de forma indiscriminada”, como os vistos no sul de Israel, fazer reféns e “usar civis como escudos para locais de operações militares”.

Turk afirmou que está ao lado de cada civil, palestino ou israelense, “que é ferido ou que vive com medo”.

Situação humanitária 

Abordando a situação humanitária na região, Turk destacou múltiplas mortes de pacientes no sitiado hospital Al-Shifa, na cidade de Gaza e os ataques a instalações de saúde. 

Desde 7 de outubro, 137 desses ataques foram documentados pela Organização Mundial da Saúde, OMS. Segundo ele, os ataques em Gaza ocorrem em uma intensidade raramente vista neste século e um de cada 57 palestinos já foi morto ou ferido.

O chefe de direitos humanos da ONU falou de pessoas forçadas a se deslocarem para o sul pelos bombardeios israelenses e pelos combates no terreno.

Segundo os relatos, há diversos idosos e crianças “movendo-se lentamente em uma estrada cheia de crateras causadas por bombas”. Turk ainda citou os milhares que ficaram presos no norte de Gaza, como crianças que foram feridas e pessoas com deficiências.

Zonas seguras ‘insustentáveis’

O alto comissário reforçou o plano de 10 pontos apresentado na quarta-feira pelo chefe de ajuda humanitária da ONU, Martin Griffiths, especialmente quanto à necessidade de fornecer combustível para caminhões de ajuda, hospitais, padarias e usinas de dessalinização.

Reforçando os comentários de Griffiths, Turk alertou que propostas para uma chamada “zona segura” são “insustentáveis”, pois a zona “não é nem segura nem viável para o número de pessoas necessitadas”.

Famílias abrigadas numa escola da Unrwa recolhem colchões

Famílias abrigadas numa escola da Unrwa recolhem colchões

Investigações de crimes de guerra

Falando sobre a necessidade de justiça e responsabilidade, ele afirmou que documentar e analisar evidências de todas as violações é um processo longo e necessário. Ele enfatizou a importância do acesso, tanto a Israel quanto ao território palestino, para monitoramento independente.

Onde as autoridades nacionais “se mostrarem relutantes ou incapazes” de realizar investigações e “houver narrativas contestadas sobre incidentes particularmente significativos”, poderia ser necessária uma investigação internacional, disse ele.

Perguntado sobre o caso do hospital Al-Shifa, que foi alvo de uma incursão militar israelense nesta semana, ele disse que havia declarações contraditórias sobre os acontecimentos. A situação justificaria uma investigação internacional independente “para descobrir o que realmente está acontecendo”.

As Forças de Defesa de Israel entraram no hospital alegando que o Hamas havia estabelecido um centro de comando sob o hospital. A afirmação foi negada pela equipe médica.

Risco de derramamento

Turk também enfatizou que a crise “se estende muito além de Gaza”, com uma situação “potencialmente explosiva” na Cisjordânia ocupada, onde os ataques de assentados contra palestinos e o uso de meios militares em operações de aplicação da lei estão aumentando.

Tendo retornado de uma visita à região na semana passada, o chefe de direitos humanos da ONU também disse que compartilhava o sentimento de apreensão de muitos de interlocutores sobre o risco da violência se espalhar na região do Oriente Médio.

Ele alertou contra a “armadilha” da polarização, insistindo que “cada uma precisa se esforçar para encontrar pontos em comum e uma solução”.

Os palestinos continuam fugindo da parte norte da Faixa de Gaza

Os palestinos continuam fugindo da parte norte da Faixa de Gaza

Sobrelotação de instalações da ONU

O chefe da Agência da ONU para Refugiados Palestinos, Unrwa, também falou a jornalistas nesta quinta-feira, lamentando que o conflito entra na sexta semana, com número crescente de mortes e desrespeito à lei humanitária internacional.

Philippe Lazzarini ressaltou que as instalações da agência já abrigam cerca 800 mil pessoas que foram deslocadas. 

Em visita a uma das escolas, ele relata que as pessoas que frequentavam as escolas para estudar antes da atual escalada, agora buscam alguma forma de segurança e suprir suas necessidades básicas, como o acesso à água.

Lazzarini ressaltou que as condições de vida nesses locais superlotados estão se deteriorando rapidamente.

“Não há lugar seguro”

O chefe da Unrwa disse repetidas vezes que “não há lugar seguro” em Gaza. Ele ressaltou que embora o norte esteja sendo evacuado, boa parte das vítimas foram feridas ou mortas no sul.

Ele reforçou que as instalações na ONU também não estão livres de ataques, afirmando que enquanto houver violência, não será possível estabelecer locais seguros.

Lazzarini falou também sobre os funcionários da ONU que morreram em Gaza. O número já ultrapassou uma centena e pode ser maior já que “colegas ainda podem estar nos escombros”.

O representante da ONU ainda reforçou que as instalações das Nações Unidas não devem ser usadas para finalidades militares ou ganhos políticos.

Crianças de famílias abrigadas numa escola da Unrwa em Gaza comem pão distribuído pelo Programa Mundial de Alimentos

Crianças de famílias abrigadas numa escola da Unrwa em Gaza comem pão distribuído pelo Programa Mundial de Alimentos

Zero tolerância

O chefe da Unrwa esclareceu que as escolas da agência não ensinam qualquer tipo de ódio. Ele destacou que o sistema escolar em Gaza é reconhecido por sua excelência.

Ele voltou a condenar os ataques de 7 de outubro e reforçou que há “tolerância zero” ao discurso de ódio, ao racismo e à discriminação.

Lazzarini ainda explicou que há processos rígidos tanto para o recebimento de mantimentos quanto na formalização das equipes. Segundo ele, as autoridades da região possuem a lista completa de funcionários da ONU operando na região.

Suspensão de ajuda

Por fim, ele voltou a ressaltar que a continuidade do trabalho depende da entrada contínua de combustível, mesmo após a entrada de uma “pequena porção” nesta semana. 

O chefe da agência esclareceu que o suprimento foi recebido com “condicionalidades”, não podendo ser usado para dessalinização da água ou padarias.

Ele informou que a falta de energia para o sistema de saneamento já faz com que o esgoto seja um problema crescente.

Lazzarini lamentou que, sem combustível, a ajuda venha a ser interrompida em breve.

Ele concluiu afirmando que é preciso um cessar-fogo imediato para “salvar o que resta de humanidade”. Segundo Lazzarini, Gaza estaria novamente em um apagão de comunicação nesta quinta-feira, o que poderia ser o resultado da falta de combustível.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 minutos ago

O produtor rural e os novos impostos – A realidade tributária para o agronegócio 

Politíca12 minutos ago

ALPB realiza sessão especial em alusão ao Outubro Rosa e homenageia ONGs

ENTRETENIMENTO15 minutos ago

Brasil conta com 27,1 milhões de gatos nos lares; saiba como cuidar dos bichanos

AGRICULTURA & PECUÁRIA20 minutos ago

Mercado da soja: perspectivas, expectativas e projeções

AGRICULTURA & PECUÁRIA22 minutos ago

Arroba do boi já é negociada a R$ 320 em São Paulo; veja os preços pelo Brasil

Nacional26 minutos ago

Bolsonaro sobre PL da anistia: “Sou 2º plano. Pessoal que está preso é prioridade”

AGRICULTURA & PECUÁRIA38 minutos ago

Uma em cada três árvores do planeta corre risco de extinção

ENTRETENIMENTO56 minutos ago

Merengue de Laranja

Judiciário59 minutos ago

Contrato de namoro

Internacional1 hora ago

Altos funcionários da ONU reagem a banimento da Unrwa aprovado em Israel

Internacional1 hora ago

Tumba sob cenário de “Indiana Jones” encontrada em Petra

Internacional1 hora ago

O Grupo Wagner e os interesses russos na África

Internacional1 hora ago

Musk é processado nos EUA por sorteios milionários pró-Trump

ENTRETENIMENTO1 hora ago

Filme paraibano resgata cantos fúnebres da Comunidade Quilombola de Caiana dos Crioulos

Nacional1 hora ago

Valdemar se reúne com bancada do PL para discutir sucessão de Lira

ECONOMIA2 horas ago

Haddad diz que conversa com Lula sobre corte de gastos está avançando

ECONOMIA2 horas ago

Dólar bate R$ 5,76, maior valor em mais de 3 anos, após fala de Haddad

Politíca3 horas ago

Assembleia aprova projeto de Camila que cria protocolo para estabelecimentos em casos de agressão sexual

Politíca3 horas ago

Assembleia aprova projetos em defesa dos direitos das mulheres

Politíca3 horas ago

Paraíba Institui Dia de Combate à Violência Contra Advogados: Assembleia Aprova Projeto de Lei

CIDADE3 horas ago

Louvor nas Varandas abre a Gabriel Gudes fecha Marcha Para Jesus no próximo sábado em João Pessoa

Politíca3 horas ago

CCJ aprova projeto para combater fraudes virtuais

Politíca3 horas ago

Sem apoio do Republicano, Efraim Filho seria apenas um ex-deputado federal, afirma Adriano Galdino

Esporte3 horas ago

Advogados criam Associação Paraibana da Advocacia Desportiva; veja diretores

ENTRETENIMENTO4 horas ago

Assustado de Ruth Avelino entra na brincadeira do Halloween haverá concurso de fantasias com prêmio em dinheiro

Politíca5 horas ago

Drª Paula alerta sobre prevenção do câncer de mama e destaca atuação no sertão e na Assembleia Legislativa

Esporte6 horas ago

João Pessoa será palco da Copa do Brasil de Futebol de Travinha

Politíca8 horas ago

Republicanos oficializa Hugo Motta na disputa pela Presidência da Câmara com apoio de Arthur Lira

ECONOMIA20 horas ago

A tributação dos alimentos na reforma tributária

Judiciário20 horas ago

Alcance e limite dos crimes de corrupção passiva e ativa

ECONOMIA10 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Internacional10 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE10 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde10 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional10 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura10 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional10 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional10 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO8 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO10 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO11 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO5 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte5 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional7 meses ago

China

ENTRETENIMENTO2 meses ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Saúde1 dia ago

GUIA ALIMENTAR PARA VEGETARIANOS

Saúde1 dia ago

COMO O CÉREBRO HUMANO SE RECONFIGURA AOS 40 ANOS

Educação & Cultura1 dia ago

CEARÁ: O SEGREDO DA MELHOR EDUCAÇÃO DO BRASIL

Saúde1 dia ago

NOVAS REGRAS PARA SOLICITAÇÃO JUDICIAL DE MEDICAMENTOS ENTRAM EM VIGOR

ENTRETENIMENTO1 dia ago

MUDAS GRANDES COM ALPORQUIA

Educação & Cultura4 dias ago

3 PARADOXOS GREGOS CURIOSOS

Saúde4 dias ago

COMO CUIDAR DE FERIDAS E LESÕES?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

IMAGENS INÉDITAS DO POLO SUL DE MARTE ENVIADAS POR SONDA

ECONOMIA4 dias ago

EMPRESA DE LIMPEZA VERDE ABRE FÁBRICA NO BRASIL

Nacional4 dias ago

Eleições: 51 municípios terão segundo turno neste domingo

ENTRETENIMENTO6 dias ago

O MESTRE DOS DISFARCES: O POLVO QUE SE TRANSFORMOU DIANTE DOS MEUS OLHOS

ECONOMIA6 dias ago

BRICS EQUIVALE A 31,5% DO PIB DO MUNDO

Saúde6 dias ago

COMO MANTER O CORPO HIDRATADO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

NOVA BATERIA PARA CARROS ELÉTRICOS PROMETE 300 KM COM CARGA DE 5 MINUTOS

Internacional6 dias ago

FLUXO DE ÁGUA DA TERRA ENTRA EM COLAPSO

Nacional1 semana ago

Senado Aprova: porte de arma para agentes de segurança socioeducativos

Judiciário2 semanas ago

Em série de vídeos, ativistas explicam conceitos ligados à luta por direitos

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

FLORES COMESTÍVEIS

Internacional3 semanas ago

REINO UNIDO PARA DE PRODUZIR ENERGIA COM CARVÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

ECONOMIA3 semanas ago

GOVERNO SANCIONA LEI DO COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Educação & Cultura3 semanas ago

A CARTA QUe EINSTEIN CHAMOU DE ‘GRANDE ERRO’

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PESQUISADORES ESTUDAM CAROÇO DE AÇAÍ PARA CRIAR CARVÃO VEGETAL

Saúde4 semanas ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura4 semanas ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional4 semanas ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde1 mês ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br